quinta-feira, 14 de setembro de 2017

PALÁCIO NACIONAL DA PENA

Neste ano, quando começámos a ponderar o destino das férias de família, decidimos que queríamos, ao contrário de anos anteriores, conhecer um sítio novo. Como, apesar de eu e da minha irmã já conhecermos uma boa parte de Lisboa, decidimos que seria um bom destino para passear um pouco, uma vez que o meu pai não conhecia grande parte da nossa capital. Rumámos então à capital, sem qualquer plano traçado e apenas com uma pequena ideia daquilo que queríamos visitar - que, apesar de não ser a minha forma favorita de viajar, acabou por resultar a cem por cento.


Acho que é mais do que óbvio que sou uma grande apaixonada por Sintra - como já dei a entender nesta publicação exclusivamente dedicada a esta cidade mágica - mas, por uma grande falha minha, nunca tinha visitado aquela que é a principal atração da cidade: o Palácio Nacional da Pena. Depois de muito debate sobre onde deveríamos ir - haverá, por aí, família mais indecisa do que a minha? - decidimos visitar então este Palácio, cheios de expectativas. 

ACERCA DO PALÁCIO

Decidimos começar por aquilo que me chamava mais a atenção neste local: o palácio, no seu exterior e no seu interior. Nos seus tons amarelos, arroxeados e vermelhos, é sem dúvida imponente e esteticamente apelativo.

Com influências arquitectónicas manuelinas, este monumento mostra o romantismo característico da época, enfatizando o nome dado a esta cidade - considerada por muitos a cidade do romance e da magia em Portugal.



No seu interior, podemos ver os aposentos privados do rei D. Carlos I e de D. Amélia, assim como as salas de estar deles, os quartos dos camareiros e senhoras de companhia, as cozinhas e as salas de lazer. Com os tectos bastante ornamentados - seja esculpidos ou com pinturas extravagantes - e as salas decoradas a primor com peças do século XIX e XX, é um deleite passearmos pelos corredores deste Palácio e apercebermo-nos de que o que na altura era luxuoso, para nós é algo absolutamente normal - aliás, existem cortinados lá que são muito idênticos àqueles que tenho em minha casa!




A minha parte favorita de todo o Palácio foram varandas incríveis que apresentavam uma vista tanto sobre o próprio Palácio, permitindo-nos apreciar a arquitectura e o detalhe com que esta obra foi feita, o belo Parque da Pena, com toda a sua verde vegetação que se estende por longas léguas e que nos aumenta o contacto com a Natureza e ainda a bela vila de Sintra. Além disso, como fomos num dia de muito nevoeiro, este dava uma aura misteriosa ao Palácio; como se, a qualquer momento, uma criatura de um universo mágico paralelo fosse aparecer pelo Parque. E isto tornou a experiência ainda mais mágica - o que nos é prometido e cumprido sempre que vamos a Sintra e aqui não poderia ser excepção.

ACERCA DOS JARDINS

Depois de visitarmos o palácio, já estávamos um pouco cansados mas ainda assim corremos pelo menos dois terços dos Jardins da Pena. Começámos pelo local que, segundo a opinião geral, valia mais a pena - a Cruz Alta, o local mais alto da Serra de Sintra. Este local revelou-se uma desilusão porque, como já mencionei, estava nevoeiro, e portanto não conseguimos apreciar a vista que nos era prometida.

Seguimos pela Lagoa das Conchas, uma pequenina lagoa soalheira e rumámos para o Jardim das Camélias, que era o local no jardim que mais me fascinava. Mais uma vez, fiquei um pouco desiludida porque as camélias não estavam nos seus melhores dias - talvez não seja a época destas belas flores. Mas, ligeiramente ao lado, descobri algo que me deixou a suspirar. A Estufa Quente, tal como o nome indica, é uma estufa para plantas que necessitam de temperaturas mais amenas e que, apesar de não podermos visitar o seu interior, me deixou apaixonada pelo seu aspecto.


Por fim, e como já estava a ficar um pouco escuro e extremamente frio, decidimos acabar no Vale dos Lagos, constituído por cinco lagos que confluem uns nos outros e que são ligeiramente diferentes. Dois deles tinham peixes gigantes - juro, peixes de tamanho anormalmente grande - e os restantes tinham uns passos bastante engraçados.

Existem bancos espalhados por todos os cantos do jardim para podermos fazer uma pausa, comer qualquer merenda que tenhamos levado connosco na sombra de todas aquelas árvores, tal e qual os príncipes de outros tempos e aproveitar o contacto com a Natureza. Apesar de ter achado jardins muito bonitos, confesso que os da Quinta da Regaleira me encheram mais as medidas e, se não fosse o Palácio em si, não recomendava a visita.


Acabámos a tarde a comer uma queijada e um travesseiro na Piriquita, a icónica pastelaria da área, que acabou por ser o final ideal para esta tarde bem passada.

Se recomendo a visita ao Palácio? Recomendo, nem que seja uma vez na vida. Os preços não são convidativos - 14 euros um bilhete de adulto -, e, já que estamos a ser sinceros, são sobrevalorizados; ainda assim, não deixa de ser uma visita bonita e confere uma vista sobre a cidade ímpar. Passa-se lá facilmente uma tarde bastante agradável e sentimos o tempo a voar, sem sombra de dúvida. Aconselho-vos a evitarem dias muito nublados - aprendi com o erro - para poderem apreciar as paisagens que o Palácio e os seus Jardins têm para oferecer.

[As fotografias desta publicação foram tiradas com o meu telemóvel porque, apesar de ter tirado imensas fotografias com a minha máquina e a maior parte delas, modéstia à parte, estarem incríveis, parti o cartão de memória ao meio e perdi todas as fotografias que lá tinha - o pesadelo de uma blogger aconteceu - e, portanto, fiquei sem fotografias para as próximas 4 publicações que já tinha planeadas. Peço, em antemão, desculpa pelas fotografias das publicações das férias terem uma qualidade inferior ao habitual.]

Já visitaram o Palácio da Pena? O que acharam?

43 comentários so far

  1. Esse palácio e sempre qualquer coisa de excelente. Sempre adorei lá ir.

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  2. Visitei esse palácio pela primeira vez e apanhei-o num dia de sol, mas acho que esse nevoeiro todo lhe dá uma mística ainda mais fantástica! Sim, 14 euros é too much, porém aquilo é gigante, mas penso que não paguei tanto quando lá fui... Por pouco não nos encontramos por Sintra, andei lá na semana anterior!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  3. Esse palácio é magnífico, nunca me canso de o visitar! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Tenho tanta vontade de voltar ao palácio da pena!!

    ResponderEliminar
  5. Esse é um lugar bastante bonito para visitar
    que lindo

    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  6. Fiquei com imensa vontade de revisitar o palácio! Há anos que não vou lá e não importa quanto tempo passa, lembro-me sempre do episódio de Uma Aventura ahaha!

    Marta Rodrigues, Majestic

    ResponderEliminar
  7. No ano passado tive lá perto! Mas não deu para o visitar o que foi uma pena!
    Mil beijinhos,
    https://kika--maria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  8. O Palácio da Pena é simplesmente espetacular! Já o visitei há alguns anos e pondero lá voltar na minha próxima visita a Lisboa!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Nunca visitei, mas é um local pelo qual sonho em visitar!! :D
    https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Eu moro muito perto de Sintra e por isso tenho a vantagem de poder visitar este e todos os outros palácios que aqui existem gratuitamente aos domingos. Também acho que os preços são muito elevados, mas os turistas estrangeiros é que são os principais enganados e eles quando cá vêm nem olham para os preços e limitam-se a pagar. Felizmente nunca tive de largar os 14€ para entrar lá dentro. Fico feliz por teres gostado do que viste! E, como dizes, os dias de nevoeiro trazem uma certa magia ao local, mas são péssimos para apreciar a vista... E por falar nisso, quando voltares vai ao Castelo! Tem a melhor vista sobre a vila! :)

    grigrilices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Marly as fotos estão absolutamente incríveis, juro. Conseguiste captar na perfeição a magia e a mistica que Sintra tem sempre. E é daqueles locais que por mais que conheça nunca me canso de visitar. Tudo é bonito e depois há claro a escapadinha à Piriquita que já é uma tradição para mim :)

    beijinhos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  12. Já visitei há alguns anos e mais do que uma vez. Mas não me canso de visitar sabes? Tenho até vontade de voltar agora depois de ver as tuas fotos. Eu adoro palácios e castelos e tudo o que seja a nossa história. Este realmente é especial, como tudo em Sintra, parece que tem um bocadinho de magia, não é?
    Beijinhos
    http://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adorava ir ao palácio da pena e com estas fotografias ainda me deste mais vontade de ir, Beijinhos <3

    http://damselme.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Adoro este palácio. Tenho de voltar... https://afarmaciajaponesa.blogspot.com

    ResponderEliminar
  15. Opá que lindo! Acreditas que nunca fui? Vai ser sem dúvida um dos sítios a visitar neste Outono!

    19like.wordpress.com

    ResponderEliminar
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  17. Se há sítios bonitos, este é sem dúvida um deles! *

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  18. Que lindo! xx

    www.flu-ffy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  19. Já fui tantas vezes a sintra mas nunca tive oportunidade de visitar o palácio da pena, com muita pena minha pois tenho bastante curiosidade !
    Adorei o blog e já te estou a seguir ! Beijinhos :)
    http://ganeshamyganesha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  20. O palácio é lindíssimo! Visitei-o há muitos anos atrás e adorava fazê-lo de novo. :)
    Beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  21. Parece ter sido maravilhoso! Também já fui a Sintra várias vezes, mas nunca ao Palácio da Pena! É sem duvida um local a visitar!
    Beijinhos!

    http://biaentresonhos.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. a ultima vez que aifui tinha 13 anos, adorava voltar!!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Estive lá no ano passado e não podia ter gostado mais :)

    ResponderEliminar
  24. Por acaso é um dos sítios que gostava imenso de visitar!
    Espero que um dia consiga. Adorei todas as fotografias, ficaram fantásticas :D
    O preço é que realmente não é lá muito agradável, não :/
    Beijocas ♡

    Salty Ness | Instagram

    ResponderEliminar
  25. que lindo, tenho curiosidade em visitar ;)
    xo, Ana Rita Leite

    WHITE DAISY

    ResponderEliminar
  26. Tenho imensa curiosidade em visitar o Palácio da Pena!!
    Comecei a seguir o blog, não te conhecia :p
    Beijinho,

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  27. Tens aí excelente fotografias, fiquei mesmo apaixonada! Excelente post

    Beijinhos,
    Dezassete

    ResponderEliminar
  28. Tão lindo! Adoro palácios! ;) bj

    http://flylikeaballerina.blogspot.pt/2017/08/sales-last-oportunities.html

    ResponderEliminar
  29. Eu amo lugares rústicos, adorei as fotos! Imagino ser mesmo um passeio rico e maravilhoso. ♡ xoxo, Blog B de Bia

    ResponderEliminar
  30. Ainda não tive a oportunidade de ir ao Palacio da Pena.. mas é um dos sitios que mais gostaria de ir ver e aproveitar!!!
    Optimas fotos! Espero que tenham aproveitado ao máximo a nossa capital e Sintra! :D

    Já sigo o blog! :)
    beijinhos
    Rafaela Borges || KnightLand ❤

    ResponderEliminar
  31. Nunca fui lá mas é um dos sítios que gostava de visitar :)
    Segui o teu blog...se puderes visita o meu e se gostares segue.
    Beijinhos

    https://itsbymeblog.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  32. Nunca fui ao palácio, mas pelas fotos já tenho vontade de lá por o pézinho!

    https://naosouacristina.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  33. quero imenso lá ir (:

    participa no sorteio do blog:
    http://arrblogs.blogspot.pt/2017/08/giveaway-contos-policiais.html

    ResponderEliminar
  34. Que fotos maravilhosas! Quando puder tenho de visitar esse lugar :)
    Beijinhos!
    https://you-look-amazing.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  35. Eu adoro passear na Serra de Sintra ;)
    Beijinho

    http://adiaryb.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  36. Adoro o Palácio da Pena. As fotografias estão lindíssimas❤

    ResponderEliminar
  37. Incrível como temos coisas tão bonitas dentro do nosso país mas às vezes só nos preocupamos em conhecer o que há lá fora! Nunca visitei este palácio mas fiquei cheia de curiosidade! Gostei muito, beijinhos! :)

    www.catarina-pinto.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.