segunda-feira, 25 de setembro de 2017

MUSIC ♪ THE BALLAD OF CLEOPATRA

Sabem aquela música que vos faz apaixonarem-se por uma banda, só pela magia que ela traz? Aquela música que vos transporta para outro mundo, que com a sua melodia descreve perfeitamente aquilo que estão a sentir - apesar da letra nada vos dizer? Que casa tão bem com aquilo que vocês procuram numa música e que vos faz carregar no botão do repeat inconscientemente?

Já conhecia os The Lumineers há algum tempo - afinal de contas, quem não conhece a Ho Hey, uma das canções mais entoadas em 2012 e que trouxe a toda a gente vontade de tocar guitarra e de cantar em coro, numa noite de convívio entre amigos? -  mas nunca lhes tinha prestado a devida atenção. Aliás, quando se tornaram um pouco mais conhecidos, comecei a procurar mais um pouco da sua música e não me agradou especialmente - tirando a Flowers In Your Hair, todas as músicas me pareciam monocórdicas e a voz do vocalista, na altura, não me soava melódica.


Até ao momento em que me deparei com a nova música desta banda, a bonita Angela, por volta de Outubro do ano passado, e decidi dar uma segunda oportunidade à mesma. Ouvi uma vez e, ao contrário daquilo que esperava, fiquei apaixonada. O vídeo, a letra e a sonoridade deixaram-me perplexa e com vontade de explorar mais da banda que eu tinha descartado há uns anos atrás.

Depois de ouvir Angela e de ser encantada pela banda como um rato pelo flautista de Hamelin, vi-me envolvida pelo seu novo álbum - Cleopatra - e, desde então, tem estado em repetição na minha lista de reprodução. The Ballad of Cleopatra é a história de vida de uma taxista, que num dia por acaso cruzou caminhos com um dos membros da banda e desabafou sobre tudo aquilo que passara ao longo da sua longa vida; mal ela sabia que, mais tarde, a sua história inspiraria um álbum inteiro e que as suas memórias seriam partilhadas através da música da conhecida banda com todo o mundo.

Esta história é composta por 5 músicas, com uma sonoridade muito semelhante e um estilo muito característico do folk rock. Começando por Ophelia, com um piano impressionante e um ritmo mais marcado e cuja banda é protagonista, seguida por Cleopatra, mais ritmada e que começa a contar a história da nossa bonita personagem; em terceiro vem Sleep on the Floor, onde os vocais do vocalista são evidenciados e onde conhecemos a nossa personagem nos primórdios da sua vida adulta. Em quarto, e aquela que gerou toda o meu amor por a banda, Angela. Por fim, e a mais emotiva de todas, My Eyes, na qual nos despedimos da nossa personagem e de tudo aquilo que ela nos ensinou - podemos questionarmo-nos sobre na qual somos deixados com um final em aberto, para podermos questionarmo-nos e criar o nosso próprio fim - bonito ou menos bonito. 


Há algo de especial na forma como as músicas casam tão bem umas com as outras e seguem um fio condutor muito específico - tanto visualmente, através dos videoclips, como musicalmente. Recomendo que ouçam se gostam de folk, de música cheia de significado ou de uma bonita história de vida. De certo se vão apaixonar por esta banda tanto como eu me apaixonei.

Gostam dos The Lumineers? Já conheciam este álbum ou alguma das músicas?

8 comentários so far

  1. Confesso que dos The Lumineers só conheço o Hey Ho! que tal como referiste, fez parte da vida de toda a gente em 2012 ahah! Só ouvi o inicio do vídeo, mas confesso que fiquei logo cativada. Já pus no meu 'ver depois' <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Giveaway: Ganha 80€ em Maquilhagem!

    ResponderEliminar
  2. Eu adoroooooo essa banda>! Mesmoooo

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  3. Sou tão fã dessa banda! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Só conhecia uma música da banda!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  5. Vi tudo e adorei o facto de contarem a história num videoclip maior onde apresentam mais do que uma música! Adorei a música Angela :)

    PASSATEMPO A DECORRER: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/2017/09/1-passatempo-especial-50-seguidores.html

    ResponderEliminar
  6. gosto muito da banda e adoro a "Angela" (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Já os vi ao vivo, adoro-os <3

    www.catmorais.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.