segunda-feira, 15 de maio de 2017

LITERATURA // VIAGEM AO MUNDO DA DROGA

Droga. Um assunto tabu sobre o qual adoro ler mais e mais. Saber as motivações de quem consome, aquilo que leva ao estado de dependência total. Depois de ler Os Filhos da Droga, que se tornou facilmente um dos meus livros favoritos, senti necessidade de explorar um pouco mais este mundo; já tinha ouvido falar da Viagem ao Mundo da Droga, de Charles Duchaussois, há algum tempo e tinha-me sido descrita como uma obra muito realista e um tanto ou quanto chocante. Fascinada por este mundo e com vontade de saber mais, decidi iniciar esta leitura.


Viagem ao Mundo da Droga trata, na primeira pessoa, a história de vida do próprio autor. Desde a sua infância até ao momento presente, somos transportados por entre diferentes espaços físicos, diferentes ambientes e diferentes experiências, sempre descritas com um detalhe incrível.

Desde o primeiro contacto que tive com o livro que me apercebi que seria chocante. Nas primeiras 10 páginas são, imediatamente, tratadas situações de cariz ilegal, como o tráfico de armas, a produção de droga e a fraude. Apesar do consumo da droga pelo próprio autor demorar algum tempo a ser relatado, somos transportados de imediato para uma realidade que nos ultrapassa enquanto vivemos as nossas vidas normalmente. A escrita do autor, apesar de não ser perfeita, é do mais honesto que já li, não escondendo qualquer pormenor daquilo que passou ou daquilo que sentiu nos vários momentos da sua jornada. Aliás, se há algo que conseguimos perceber ao longo do livro é o arrependimento do autor perante o rumo que a sua vida levou - ele próprio diz, diversas vezes, que se arrepende de algumas decisões que tomou.


É um livro difícil, admito. Custa apercebermo-nos que existem pessoas normais que caem no ciclo vicioso que são as drogas e que levem a sua vida até ao ponto de dependência física constante. O facto de isto ser uma autobiografia torna toda a experiência mais real, e ainda mais chocante. Infelizmente continua a existir muita gente que se deixa levar pelos seus vícios até a um ponto sem retorno e acho de extrema importância uma maior consciencialização para as drogas que, infelizmente, ainda são um assunto extremamente tabu. Aplaudo este tipo de livros que nos levam a refletir sobre estes assuntos e nos revelam um pouco mais deste mundo ainda tão misterioso.

Gostam deste tipo de literatura, mais realista? 

12 comentários so far

  1. Adorei os filhos da Droga e confesso que não conhecia este livro. É uma leitura que adoraria com certeza!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  2. So li os filhos da droga e adorei, é forte mas muito realista e depois de o ler levas um murro no estomago e pensas: como é possivel alguem viver so para aquilo?

    http://strawberryleopard.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia este livro. Mas já estou demasiado curiosa portanto ... que venha haha

    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  4. Adoro quando vejo uma boa review de um livro (já é raro), gostei muito! Segui o teu blog.

    Beijinhos,
    the-mjournal.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Parece-me super interessante!

    http://missweetie.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Não li, mas já vi o filme dos Filhos da Droga e achei uma história incrivel! Confesso que sou uma rapariga mais de filmes do que livros :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Acho que este é um livro que eu ia gostar bastante de ler.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Não conheço este que apresentas, mas li o "Filhos da Droga" na minha adolescência e foi sem duvida um livro que me marcou muito! Gosto, sim deste tipo de leitura mais realista; porque nos faz pensar em coisas que nem sempre pensamos; e nos dá perspectivas que desconhecemos! É sempre bom! :)
    Boas leituras

    Beijinhos,
    Tiff
    Last Post: Moda |String Bikini vs Regular Bikini
    Ukuhamba

    ResponderEliminar
  9. Adorei este post e fiquei com imensa vontade de ler este livro. Mais um na lista de espera. Obrigada!
    Gosto deste tipo de literatura assim como gosto de ler determinados blogs precisamente por ser um ponto de vista pessoal e nós só termos a aprender uns com os outros.
    Beijinhos
    http://pt.witkonijn.net

    ResponderEliminar
  10. Li poucos livros com essa temática, mas, confesso que todos me levaram a pensar profundamente sobre como o ser humano se deixar levar a se consumir nos vícios, sejam por motivos complexos ou até mesmo sem motivo algum apenas uma diversão. Esse com certeza é um livro que lerei.
    www.diferentesou.com.br

    ResponderEliminar
  11. Adoro ver bloggers a escrever sobre livros porque o mundo da literatura é um dos meus preferidos! :D
    Beijinhos, já te sigo ;)

    Estranha Forma de Ser Jornalista
    http://estranhaformadeserjornalista.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.