sábado, 27 de maio de 2017

LITERATURA // MIÚDA ONLINE

No dia a seguir ao fim da semana da Queima das Fitas de Coimbra, a recuperação do sono perdido foi algo que tive que por em dia e, como tal, as horas a que me deitava andavam descontroladas e as horas a que acordava também. Num dos dias de recuperação, depois de dormir o dia todo, não consegui dormir durante grande parte da noite e, numa procura desesperada por algo para fazer, fui à estante da minha irmã e retirei de lá a Miúda Online, o primeiro romance da aclamada youtuber Zoe Sugg (também conhecida como Zoella). 


Este livro é narrado na primeira pessoa e conta a história de Penny Porter, uma rapariga de 15 anos bastante envergonhada e um tanto ou quanto desastrada que tem um blogue, onde escreve sob o nome de Miúda Online, e onde fala sobre os episódios mais caricatos da sua vida. Juntamente com os pais, e depois de alguns incidentes na sua escola em Brighton, viaja até Nova Iorque e aí conhece alguém que irá mudar a sua vida para sempre, em todos os aspectos.

Este é um livro muito leve, de leitura muito simples porque o vocabulário utilizado é o equivalente a uma rapariga de 15 anos - se fosse um filme, seria um daqueles filmes de domingo à tarde, dos quais todos gostamos mas que não se tornam os nossos favoritos (salvo raras excepções, claro). As personagens são relacionáveis, engraçadas e cada uma acrescenta algo de diferente à história. A Penny é uma personagem muito comum - podia ser qualquer rapariga da nossa escola secundária - e por isso é fácil de perceber aquilo que ela nos conta ao longo de toda a trama. Toda a história é interessante e faz-nos continuar a ler porque ficamos curiosos para saber como irá desenrolar-se tudo - é um livro que nos prende a leitura, ao contrário do que era espectável.


É um livro tipicamente para adolescentes, com algumas situações dramáticas - e particularmente exageradas, na sua maioria. Trata assuntos como a ansiedade e a homossexualidade de uma forma muito suave mas que se enquadra na perfeição com a narrativa. Foi uma leitura que não me surpreendeu nem me desiludiu - talvez porque tinha expectativas muito baixas em relação a este livro. Não é um livro que recomende por ser de uma qualidade excepcional, mas que recomendo para aqueles dias em que estão saturados de leituras mais sérias e complexas e procuram algo para descansar um pouco.

São fãs da Zoella? E este livro, têm curiosidade em ler?

20 comentários so far

  1. Eu adoro a Zoe, já me deparei com o livro no continente mas tinha a noção que era um pouco como dizes e nunca comprei, gostava de ter tempo para ler mais livros, deixei um que adorei no verão passado por acabar e só quero que as aulas acabem e os últimos testes acabem para poder acabar de ler e ler uns outros. kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  2. Sou uma grande fã da Zoella, mas confesso que nunca comprei nenhum dos livros porque sempre achei que fosse para uma faixa etária mais jovem. Mas olha que me parece bem interessante até :)
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
  3. Sou mega fã da Zoella e já li o primeiro livro e apesar de, no início, pensar que era para mais jovens, apaixonei-me pelo livro! E quero muito comprar os outros dois!

    Beijinhos
    That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER

    ResponderEliminar
  4. Já tenho visto o livro mas nunca me deu para lhe pegar. As vezes é preciso esta literatura mais light para desanuviar um pouco.

    Beijinho
    O Meu Dolce Far Niente
    |Facebook| |Instagram| |Twitter|

    ResponderEliminar
  5. Sigo a Zoella há anos, mas nunca fiquei com grande vontade de ler os seus livres por sentirem que seriam de leitura leve e muito para adolescentes. Talvez um dia, se por acaso me cruzar lhe dê uma leitura!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  6. Não me parece que seja o tipo de livro que eu goste.. nunca gostei desses livrosde adolescente, sempre achei imaturos e um pouco parvos :/
    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  7. Não é bem o meu género literário preferido mas obrigada pela partilha! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  8. Admito que nem conhecia o livro, mas parece-me ser um que vá ler mais tarde ou mais cedo :p
    Beijinho,

    Facebook

    VOCHEL

    Instagram

    ResponderEliminar
  9. Já o vi várias vezes mas nunca me chamou muito à atenção por ser um tipo de literatura mais jovial.

    x-💖
    Blog
    Página FB
    Youtube
    Instagram

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia o livro. Mas olha que me despertou bastante a curiosidade. :3



    Beijinhos,
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  11. eu li esse livro a uns 3 anos atrás, e eu gostei basante, acho a escrita da zoe bem leve e divertida, e na época me identifiquei bastante com a personagem.

    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderEliminar
  12. Não conhecia o livro e nunca li nada da Zoelle ;) Parece ser um livro engraçado :)

    Beijinhos <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Adoro!!! Já li, li não devorei o primeiro e o segundo livro e adorei. Ansiosa para ler o terceiro.
    Muitos beijinhos,

    Sparkle Outfit

    ResponderEliminar
  14. Adoro livros adolescentes, adoraria lê-lo!

    mariasabetudo

    ResponderEliminar
  15. confesso que o livro já me despertou mais curiosidade do que desperta atualmente (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Tenho muita curiosidade em ler este livro, já 'quase' o comprei muitas vezes, mas ainda não me cativou o suficiente.

    Beijinhos,
    La La Land

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.