Esta publicação pode parecer um pouco controversa, mas senti que não conseguia continuar a escrever por aqui sem que tudo isto saísse do meu peito. Desde há alguns tempos para cá que me deparo com algumas situações que me deixaram a pensar no rumo que a blogosfera estava a tomar. Tive algumas pessoas amigas a perguntarem-me porque não tenho um canal no youtube, porque, na sua opinião, isso sim é uma plataforma utilizada e li algumas bloggers a dizerem que elas próprias não lêem nenhum blog, porque não tem paciência.
Sou "blogger" há mais de 5 anos. Escrevo por paixão e porque gosto de ter uma voz no mundo, por muito pequena que ela seja. Mas existem momentos em que essa voz se perde. Momentos esses em que, por mais que escreva e que goste daquilo que partilho, me questiono se realmente faz sentido falar para uma plataforma que está aos poucos a morrer. Se existe alguém a ler desse lado aquilo que eu, todos os dias e com tanta dedicação, escrevo.
Estarão os blogues fora de moda? Será que as pessoas se tornaram tão preguiçosas ao ponto de só se interessarem por conteúdo que não seja necessário ler? Que a leitura estava fora de moda, já me tinha apercebido há algum tempo. Agora que seja difícil ler sobre assuntos que nos informem e potencialmente interessem é algo que eu não consigo compreender. Entendo que plataformas como o YouTube ou o Instagram sejam uma forma mais rápida e mais fácil de acompanhar aqueles que nós mais gostamos e que estas plataformas confiram algumas vantagens que os blogs não têm. São plataformas que eu admiro e que uso com bastante regularidade. Mas um blog é algo especial; um blog é muito mais do que meia dúzia de palavras juntas ao acaso. É a procura pela imagem perfeita, é o escrever e rescrever um artigo até que este faça sentido e seja claro, são horas de divulgação e partilhas e pesquisas para trazer as melhores informações. Apenas pedimos uns minutos de dedicação ao nosso canto, uns minutos de atenção para o artigo que com tanto carinho escrevemos.
Não pretendo com isto anunciar o final da minha caminhada enquanto blogger, nem nada do género. Aliás, por aqui vou continuar a escrever com muito gosto para quem me quiser ler, sobre os mais variados temas. Nem sequer pretendo deitar abaixo qualquer outro tipo de rede social porque acho que cada uma tem a sua função e são todas complementares. O que o youtube faz não substitui o que o blog faz e vice-versa. Apenas queria alertar-vos sobre algo que me preocupa bastante e que andava a guardar para mim.
Deixo-vos um simples conselho: mostrem o vosso apoio nos vossos blogues favoritos. Mostrem que ainda existem pessoas a lê-los e que se importam com o seu trabalho. Afinal de contas, se nós não nos apoiamos uns aos outros, quem nos irá apoiar?
Deixo-vos um simples conselho: mostrem o vosso apoio nos vossos blogues favoritos. Mostrem que ainda existem pessoas a lê-los e que se importam com o seu trabalho. Afinal de contas, se nós não nos apoiamos uns aos outros, quem nos irá apoiar?
Algum de vocês já sentiu isto? Acham que os blogues estão aos poucos a morrer?
Totalmente querida. Eu esforço-me muito e com o meu tema, não estou obviamente a escrever só para mim. Mas esta era de chegar longe ou de existir mérito em algum blog já acabou. Isso definitivamente :s
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM
Estamos numa era em que as mensagens tem que ser passadas rápido, ninguém tem paciência para ler mais de 5 linhas, assim como quase ninguém assiste a um video inteiro se tiver mais de 5 minutos, e isso as vezes já nos parece muito tempo... é a era do aqui e agora, muito longo? passa-se a frente. É triste ver o que está a acontecer, mas concordo com o escreveste.
ResponderEliminarEspero que não desistas de escrever beijinhos
BLOG24eumcarrapito
INSTAGRAM
É a primeira vez que estou aqui no teu blog. Escreves muito bem! Eu comecei os blogs com 12 anos (tenho agora 19). Esse foi um dos motivos principais que me fez abandonar os blogs e virar me para o youtube, em 2014. Agora desisti e voltei a criar um blog. Acho que me consigo envolver mais, de uma forma mais fácil. Deixo-o aqui, embora ainda esteja um pouco pequeno: http://www.florcitadina.blogspot.com
ResponderEliminarFelicidades para ti e para o teu blog �� beijinhos
Sim, acho que é mais fácil passar uma mensagem usando não apenas palavras, mas também a nossa voz e postura corporal.
ResponderEliminarMas nada me tira os blogs. Derreto-me com a escrita de muita gente e muitas vezes é como se conseguisse ouvir a voz do blogger na minha cabeça enquanto leio as suas publicações. É um meio que eu aprecio mais porque também gosto de ler. Acho mais prático ler blogs em transportes públicos do que levar fones para ver vídeos, por exemplo.
Acredito que com o declínio inevitável dos blogs fique cá maioritariamente quem faz isto por gosto, por isso se calhar até será o início de uma era melhor
Beijinhos!
Http://marquesadecaraba.blogspot.com
Concordo inteiramente contigo, também escrevo a alguns anos e não pretendo deixar de fazê-lo só porque passa de moda. Devemos fazer o que nos apaixona.
ResponderEliminarEstamos no mesmo barco <3
Beijinhos!
Fiquei parva com o que disseste de que há bloggers que se aborrecem de ler outros blogs e escrever, daí terem YouTube também, isso só mostra a falta de coerência e de paixão pelo que fazem. Eu, por exemplo, gostava de criar um canal no YouTube (que ainda não tive coragem de o fazer ahahah) mas para complementar o blog. Não porque vou deixar de escrever porque é mais fácil. Infelizmente tens razão em praticamente tudo o que disseste. Mas acredito que, cabe a nós, bloggers, lutarmos pela nossa "voz/escrita" e mostrarmos que também somos parte de algo grande na sociedade.
ResponderEliminarBeijinhos,
Catarina*
www.quandooeusetornaemnos.blogspot.pt
Prefiro o blog a um canal de yt. Não sei porque, mas acho mais íntimo ler. Gosto muito do teu blog! Não o abandones :)
ResponderEliminarTheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook
Não podia estar mais de acordo. Tanto youtuber como Blogger exige esforço. Mas esforço esforço e teres ideias para escrever todos os dias, porque falar todos nós conseguimos falar.
ResponderEliminarCabe a nós efectivamente falar que nos estamos cá, que nos esforçamos nos, e que também merecemos reconhecimento. Mas sim não deixes de ser Blogger porque eu adoro o teu blog.
Beijinhos,
www.pirilamposemarte.com
A meu ver há um grande problema na blogosfera que são os blogs de consumo rápido. Ou seja, blogues cujas publicações residem essencialmente em imagens de outfits e produtos de beleza, muitas vezes com pouco ou nenhum conteúdo e algumas vezes carregados de erros de construção (não falo em erros ortográficos)que mal se entende o português. E, por incrível que parece, esses são muitas vezes os blogues mais seguidos e mais na moda.
ResponderEliminarTal como tu, eu acho que cada coisa tem o seu lugar, o youtube não serve para contar uma história a menos que realizem um filme, os blogs não deveriam servir apenas para colocar meia dúzia de imagens da roupa de hoje, para isso existe o instagram... e cada coisa tem o seu lugar... e sim, as pessoas são preguiçosas para ler.
Nunca depositarei no youtube o que escrevo no blogue e espero nunca ter de deixar de escrever nele... ;)
Beijinhos
Cris
blog ♥ facebook ♥ bloglovin ♥ instagram ♥ loja
Infelizmente, és capaz de ter alguma razão.....
ResponderEliminarhttp://despertarosonho.blogspot.pt/
O Youtube é mais entretenimento, é mais fácil de "mastigar e deitar fora". Basta meter o separador a dar som e vais para as redes sociais. É como um reality show, um no brainer (e digo isto consumindo Youtube também). Ler dá trabalho, requer mais concentração. Acho que o problema não está propriamente no blog vs. youtube mas na forma como a internet diminuiu o nosso attention span. Ficámos habituados ao fácil, rápido e cómodo. Enquanto num texto sobre um produto, por exemplo, temos de ler (mesmo que na diagonal) para saber como é a textura, no Youtube deixas a coisa a dar em barulho de fundo até a palavra "textura" surgir. Andas 10 segundos para trás e está feito.
ResponderEliminarAcho que o blog funciona para quem gosta genuinamente de escrita e de leitura. Para quem via aqui somente uma forma de entretenimento, compreendo perfeitamente o porquê do youtube "ganhar".
Marta Rodrigues, Majestic ♡
Não resisti a ler este post assim que abri o teu blog pela primeira vez! O resto prometo que leio mais logo porque estou a adorar.
ResponderEliminarAcho que tens toda a razão e o que te posso dizer é que não sigo modas, é no fazer o que gosto que me sinto feliz. Não acredito que os blogs estejam a morrer, pelo contrário, has-de reparar que muitas empresas e websites têm blogs.
Se as pessoas ou "bloggers" não têm paciência para ler posts alheios não entendo o que as faz partilhar os seus, sinceramente.
De facto a última moda de criar blogs e canais de youtube para subir o ego com numeros e fazer dinheiro com conteúdo publicitário fraco tem me estado a irritar à bastante tempo. Um post que dá pano para mangas e que hei-de abordar no meu blog um dia, quando me sentir mais em paz com a questão haha
Um beijo e continua com o bom trabalho!
http://pt.witkonijn.net/
Sou da mesma opinião que tu. Parece que o YouTube se tornou "moda" e toda a gente se esqueceu da blogosfera!
ResponderEliminarTambém é triste quando me esforço para construir uma postagem bem elaborada e não recebo Feedback nenhum e quando coloco "palha", um post com meia dúzia de linhas e o restante imagens não faltam visualizações e comentários, mas não é por isso que vou desistir, enquanto me der prazer escrever e compartilhar as minha ideias vou fazê-lo!
Continua com o bom trabalho e não desistas 🙂
Beijinhos.
welovecr.blogspot.pt
Faço tuas as minhas palavras!
ResponderEliminarJá ando a sentir isso á algum tempo, mas continuo a adorar escrever, ler, tirar fotos, ver fotos...etc
Adoro a "magia" do blog e vou ficar por aqui.
O youtube é mais fácil para quem vê, mas para quem faz o "trabalho" acaba por ser o mesmo :)
O importante é fazermos as coisas com o coração!
Beijinhos *
http://xlittlebitof.blogspot.pt/
Conheci o teu cantinho agora e de tudo que li concordo contigo , nem todas as pessoas tem paciência para tudo mas quando ah pessoas que gostam do que fazemos não devemos de olha as que não gostam
ResponderEliminarBeijinhos
CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
Tem post novos todos os dias
Estou aqui pela primeira vez e digo-te, gostei do que vi. Este post está do mais completo e apesar de ser apenas uma confissão tua, um desabafo, não deixa de transparecer a mais pura das realidades. Concordo contigo quando dizes que o mundo da blogosfera está a morrer e isso deve-se ao facto de muitas pessoas quererem ter um blogue porque lhes dá "frutos" daí muitas não terem paciência para lerem outros blogues e etc como em cima tu explicas tão bem. Daí também o mundo da blogosfera estar "cheio". Claro que as outras redes sociais acabam por ter um pouco de influência mas quem realmente gosta de escrever, gosta de ler, gosta de partilhar desta forma vai sempre preferir o blogue. Eu pelo menos por mim falo. Apenas tenho blogue e uma página no facebook para ajudar a partilhar, porque de resto não tenho nada e prefiro continuar a manter-me assim :)
ResponderEliminarSegui o blogue e estarei atenta aqui :)
Beijinho, Ana ❤
http://anamakeawish.blogspot.pt
Eu gosto muito de youtube, ver os vídeos (não só ouvi-los) mas vê-los mesmo mas não há nada como o blog! Até tinha vergonha enquanto blogger dizer que não tenho paciência para ler outros blog's! Está visto que só têem interesses neste mundo mas infelizmente em muitos casos, são esses blog's que têem visibilidade. Eu concordo contigo e como tal não vou desistir.
ResponderEliminarEu acho que tens razão!
ResponderEliminarPessoalmente, prefiro ver blogues a vídeos no youtube! :)
A Marca da Marta
Adorei a tua opinião. Eu acho que o problema de hoje em dia é que o Youtube é mais fácil de transmitir a informação do que um blog, pura e simplesmente porque a nossa sociedade já não é feita para ler. Outra coisa que me tem posto mais à parte dos blogs é que a maioria fala de produtos, produtos e mais produtos, e eu sempre acreditei que o Blog era mais um espaço para demonstrar as nossas ideias mas apenas para as colocar cá fora sem qualquer tipo de fim lucrativo...
ResponderEliminarx-💖
Blog
Página FB
Youtube
Instagram
Sem duvida que hoje em dia as pessoas preferem as plataformas faceis!
ResponderEliminarMas há tanta gente a criar um canal no youtube só para alcançar um pouco mais de fama, ou a tal fama fácil, que se está a tornar cansativo. São milhares de canais sempre com os mesmos temas, só falados por pessoas diferentes.
Para mim o blog nunca vai perder a magia que tem, pelo tempo e dedicação que cada blogger dá ao seu cantinho. Claro que também há bloggers maus, que falam de muitos temas que são só mais do mesmo! Assim como há muitos canais no youtube que eu adoro seguir e que sei que dão tanto ou mais trabalho a manter do que um blog.
Há de tudo em qualquer plataforma online, o que realmente separa uma coisa da outra é mesmo a atenção e carinho que cada pessoa dá ao seu espaço.
Tenho a mesma opinião que tu. Tenho o meu blog, mas também o meu youtube. Sempre vou preferir o blog. O youtube não passa de um extra que eu decidi acrescentar ao meu blog, para mostrar um pouquinho mais do que eu sou.
Por mais pequena que seja, sempre vou adorar escrever no meu blog. Passar tempo a pensar em temas, em novos post, a escolher imagens. O meu cantinho na internet, onde eu posso ser eu e, como tu falas-te, ter a minha voz no mundo. E agradeço imenso a quem ainda disponibiliza um pouco do seu tempo para me ler :)
Por fim, penso que devemos mesmo comentar nas nossas plataformas preferidas, nem que seja só para mostrar a pessoa que estamos ali, a ler e ouvir o que ela posta. Não há sentimento melhor do que receber o carinho dos nossos seguidores!
Beijinhos! AMEI este post! Continua a dar a tua opinião, por mais simples que seja :)
Where I Belong
Sempre preferi blogues a canais de youtube. Continuo a preferir.
ResponderEliminarApenas uso o Youtube para ouvir música e eventualmente ver alguns tuturiais de algo que precise. De resto ... Não vejo sequer videos de bloggers porque simplesmente não tenho paciência para tal.
Gosto mais de vir aqui aos blogues e ler.
Beijinho
Bonjour , Love
Infelizmente sinto isso cada vez mais isso. As pessoas podiam tirar um tempo para ler os blogs mas não só se interessam por vídeos no youtube! E isto deixa-me muito triste!
ResponderEliminarBeijinhos
That Girl | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER
Não vejo vídeos de bloggers. Na verdade, poucos vídeos vejo com pessoas a falar. Aborrece-me de morte. Prefiro tanto ler. Não noto isso, mas acredito muito que seja verdade. Viva aos blogs, sempre :)
ResponderEliminarSinto exatamente o mesmo! Eu própria às vezes acabo por não ter tempo para ler blogs, mas assim que há oportunidade como hoje venho ver os meus favorito! Parece que apesar de haverem cada vez mais, a interação é de facto menos, outra coisa que às vezes me chateia é o conteúdo, parece que andamos todos a falar do mesmo e que ninguém se destaca, dou um scroll no feed e é tudo igual... Obrigada por fazeres algo diferente e espero continuar a ver-te aqui ;) kiss^^
ResponderEliminarPatsilvarte
Às vezes é um pouco triste mas acho que os blogues nunca irão morrer! Nem sempre lhes é dado mas é o devido valor...
ResponderEliminarAnother Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/
eu penso nisso todo dia, será que as pessoas realmente leem algo que escrevo? será que são apenas pessoas que vão lá deixar seu recado pra você retribuir no blog dela, será que tem futuro ou sentido, por esse motivo fiquei quase 3 meses longe da blogsfera, mas voltei e como você disse enquanto tiver pelo menos uma pessoa pra ler o que escrevo, eu vou estar aqui. Boa sorte pra nós
ResponderEliminarBlog Entre Ver e Viver
Eu também gosto de ver videos no youtube embora ache que, tal como nos blogs, metade daquilo é show off, é feito sem paixão e sem vontade. É feito apenas com a visão no retorno. Mas posso estar errada. Sou leitora de blogs há anos e o meu existe já a uns bons anos também e por cá irei continuar mesmo que ninguém me leia!
ResponderEliminarQuanto ti parabéns pela sinceridade e continua. Beijinhos
Concordo plenamente contigo!
ResponderEliminarEu sinto que já não há muito interesse nos blogs e que agora são todos iguais... Para não falar que todos os dias comento em pelo menos 5 blogs e raramente retribuem no meu...
Enfim... Pode ser quenas coisas melhorem.
Beijinho**
https://tinygirlreviews.wordpress.com
Compreendendo perfeitamente, aliás, deixei o blog de lado por uns dois anos... força, aqui estou para apoiar!
ResponderEliminarhttps://nobresonho.blogspot.pt
Vim retribuir a visita ao blog e deparei-me com este post. Foi um same daqueles bem grandes quando àquilo que falas aqui. Infelizmente também começo a sentir isso. Mas espero que não passe de uma fase, pois este mundo ainda tem muito para ser explorado. Ps: tens mais uma seguidora
ResponderEliminarMil beijinhos and keep on !!
Já percebi há algum tempo que atualmente prefere-se conteúdo fácil e acéfalo de consumo fácil. Eu tenho o meu blog há pouco mais de um ano e tem sido difícil transmitir as minhas ideias que de vez em quando são controversas mas é algo que gosto de fazer. Para quem não tem um blog com temas populares não vai muito além e já pensei em desistir por causa de blogs virados para o bonito MAS estou como tu, é por gosto e quem corre por gosto não cansa.
ResponderEliminarJá estava algum tempo para vir aqui ao teu blog, not disappointed com este post. Continua. Beijinhos
area-escritalhada.blogspot.pt
Comprrendo-te. Eu busco esse mérito e acredito que um dia o vou conseguir. O problema é que esse mérito foi sempre dado nos blogues dos EUA e no Brasil, e aqui em Portugal estão a dar o tal mérito aos youtubbers. Mas eu acredito que um dia se volte para nós.
ResponderEliminarUm beijinho no coração.
♡
Diamonds In The Sky, Daniela Silva
também venho percebendo isso sabe? mas é normal. a tecnologia avança todos os dias e sempre terá uma plataforma melhor que a outra,. mas cada tem seu jeito de ser e se adapta melhor com o quê escolheu né?
ResponderEliminarsei lá, eu penso assim, pelo menos.rs.
:)
amei esse post reflexivo.
http://www.carolhermanas.com.br/
Oi Marli, partilho dos mesmos sentimentos que você. Eu mesma, assisto mais youtube do que leio blogs, mas acredito que ainda há lugar para o blog sim! Existem alguns específicos que eu faço questão de digitar a url e ler, volta e meia vejo no facebook as pessoas compartilhando publicações de blogs. Mas acho que é o formato que está ficando diferente, mas como se fossem revistas sabe?
ResponderEliminarBeijos, e não perca sua esperança! Você escreve muito bem <3
http://eisaraah.blogspot.com.br/2017/05/erros-de-gravacao.html
Já me perguntaram diversas vezes porque eu não troco o blog pelo YouTube, e falam que o blog está "fora de moda". Eu tenho vontade sim de criar um canal mas isso não vai me fazer deixar o blog de lado. Acredito que as gerações vão se renovando e o blog vai voltar com tudo daqui algum tempo! Bjs
ResponderEliminarhttp://ponyrandom.blogspot.com.br/
Simm, isso é horrível, lembro de quando eu entrei na blogsfera, tinha muitos blogs, de muitos assuntos, fiquei um tempo sem entrar por motivos pessoais e quando voltei, todo aquele sonho de ser uma blogueira tinha desaparecido, pois hoje quase não temos mais blogs abertos... isso é bem complicados..
ResponderEliminarBeijos,
https://meninachilli.blogspot.com.br/
E eu que sou tão verdinha nisto, e já me apercebi de bloggers que sigo a dirigir o blog também para o YouTube. Realmente isto aos poucos está a mudar, mas se as minhas bloggers continuarem a escrever, ali estarei para vos ler. :)
ResponderEliminarQuem escreve por gosto não cansa. XD
Partilho da mesma opinião que tu. Parece que era dos blogues foi uma espécie de moda que já está out. Isso a não ser que sejas uma pessoa com um vasto número de seguidores. E acho que o Instagram está a tirar a "clientela" da blogosfera porque ultimamente vejo imensos posts de Instagram como reviews e outfits, etc...
ResponderEliminarDe qualquer maneira, eu prefiro continuar por aqui também porque apesar de achar-mos que não, há sempre quem tenha interesse em ler posts por aqui.
Beijinhos :)
É verdade que a blogosfera têm vindo a "cair", o youtube começou a ganhar um publico muito maior e os blogues não são tão lidos como antes. Mas acho que se continuarmos a fazer o nosso papel de bloggers e leitoras conseguimos estabilizar ou fazer crescer a comunidade das letras.
ResponderEliminarBeijinhos,
https://mariavarelas.blogspot.pt/
Tenho reflectido bastante sobre este assunto. Ando pelo mundo dos blogs desde 2006 e as mudanças são astronómicas em relação a quando comecei. Sinceramente acho que isto é por fases. Há uns três/quatro anos atrás também ouve um boom de "youtubers" e depois acalmou. Agora parece que voltou em força. Penso que uma coisa não precisa necessariamente de invalidar a outra, mas concordo completamente com o que referes sobre existir uma preguiça relacionada com a leitura. Confesso que até eu tenho sofrido deste mal devido à falta de tempo que o meu emprego me tira. Já me tentaram convencer inúmeras vezes a apostar numa carreira no youtube mas... não sei. Se algum dia tiver a coragem necessária para isso, não queria de todo abdicar do blog. São coisas diferentes! Isto só reflecte o facto das pessoas cada vez mais preferirem conteúdos de fácil absorção e que não precisem puxar pela cabeça. Espero que não seja o fim da blogosfera.
ResponderEliminarRicardo, The Ghostly Walker.
Não sei se é tanto uma questão de blog vs youtube ou se é mesmo preguiça: hoje em dia queremos tudo para ontem, e é mais fácil ouvir do que ler. E há que ser justo: há óptimo conteúdo nas duas plataformas, tal como há péssimo conteúdo nas duas. Talvez o "problema" esteja precisamente no facto de os criadores de conteúdo estarem à procura do seu público e, quando se apercebem que este muda de plataforma, vão com ele. Honestamente, nada contra, desde que não se caia na mesmice e no no erro de ir para o YT só porque está na moda. Os nossos leitores fiéis querem saber o que temos para lhes dizer, seja numa plataforma ou noutra. Eu consumo das duas, e planeio continuar a fazê-lo, porque cada uma tem o seu quê de único.
ResponderEliminarPara terminar, e para te ser honesta, acho que um blogger que diga que não tem paciência para ler blogs...bem, não tem muitas pernas para andar!
Boa reflexão, gostei de te ler! :)
Jiji
Não gosto de video/stories acho uma perda de tempo. Quando posso dedicar 5 minutos na leitura, em vez de 10 minutos de video em que a sua maioria diz 'malta' 576 vezes e está a pôr o cabelo direito, para o lado direito ou para o lado esquerdo. Portanto, blog e fotos always and forever.
ResponderEliminarBeijinhoo
RITISSIMA BLOG
Concordo totalmente com o que escreveste. Quando comecei o meu blog andei a dizer às minhas amigas para verem e serem seguidoras, e o que disseram elas? Não gosto de ler; para quê? Prefiro ver youtubers. Também gosto muito de ver youtubers, mas depois de ver o trabalho que dá ser blogger, a dedicação que é necessário ter, o tempo que se 'perde', tudo tudo, até mesmo a procura pela imagem perfeita como referes... São poucas as pessoas que dão valor a isso.
ResponderEliminarSou sincera, ainda à pouco estava a pensar em fazer um simples post para me referir às pessoas que comentam (e no final partilham os blogs delas), e se reparares bem, aqui neste mundo da blogosfera ainda existe muita gente que comenta os posts sem sequer os ler! Faço um post com tópicos sobre algo, e respondem-me "que texto lindo"... Estamos numa 'era' em que já não se dá valor ao trabalho do outro, mas sim, só olhamos para o nosso umbigo.
Gosto muito do teu blog, vou cuscar os teus posts ehehe
Um beijinho,
Facebook
VOCHEL
Instagram
embora tenha o canalzeco e siga bloggers por la, nao tenho é paciencia pra videos, prefiro mesmo LER! por issopra mim nunca ira morrer mas sim nota se um pouco...
ResponderEliminarou pras insta bloggers tb, é so fotos e mais nada.
Concordo mesmo contigo e é com tristeza que o digo!
ResponderEliminarAndo por aqui (nos blogues há uns anos... 2008/2009 talvez. Com seriedade apenas desde 2010) e tenho muito carinho por aquilo que escrevo e partilho. Como disseste, procuro a imagem perfeita, as palavras certas que sejam capazes de traduzir aquilo que sinto... Mas sim.. a era dos blogues aproxima-se do fim!
Hoje em dia é muito mais fácil chegar às pessoas através do FB (criação de páginas), do Youtube ou mesmo do Instagram e, claro, há quem combine os 3 e isso para mim é a fórmula do sucesso! Requer muita dedicação, muito tempo.... Acredita, isto não é uma crítica, pelo contrário! Penso que o que damos de nós deveria ter valor só por si, sem que tivéssemos de vender o nosso "produto" em diversas redes sociais, muitas vezes simplificando ou diminuindo aquilo que é belo precisamente por ser sentido e complexo. Mas as pessoas estão muito mais viradas para leituras simples e rápidas...Um fast-reading, quase como o fast-food...
Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades, não é assim?
Continua com o bom trabalho! ;)
Iniciei-me no mundo da blogosfera apenas à uma semana! E questionei-me sobre isso mesmo, se os blogs têm um futuro ou não, se há pessoas a ler blogs ou agora apenas têm interesse videos no youtube e mostrar uma vida maravilhosa no instagram.
ResponderEliminarMas foquei-me nas minhas blogers preferidas e fui em frente.
Acho que devemos acreditar que os blogs ainda têm muito que dar.
Um beijinho e continua o bom trabalho (:
Juliana de julsmiranda.blogspot.pt
Podes crer, para mim não há nada como o poder da palavra escrita. X
ResponderEliminarCatarina Mira, www.catarinamira.com
Curioso que este ano, em Março, fui convidado pelo Instituto Politécnico de Portalegre para participar nas suas Jornadas de Comunicação e falar um pouco de Blogues enquanto prescritores de marcas e a audiência estava "meia alheada" ao facto do que é ter um blogue. Aliás, afirmaram peremptoriamente que não seguiam blogues porque estavam em desuso, porque não tinha paciência para ler um texto sobre um assunto que se lê ou se ouve noutro sítio qualquer e que não entendiam porque é que eu tinha decidido criar um blogue. Aquilo deixou-me um pouco pensativo e apreensivo. Cada vez mais vemos blogues a nascerem feitos cogumelos em dias de chuva sem conteúdo e sem dedicação e com apresentações execráveis. No entanto, existe uma fatia da população que não quer ler mas sim ver fotos ou ouvir alguém. Acho que quem quer ser blogger e quiser dedicar-se deve sê-lo. Há que trabalhar e dedicar o tempo a projecto que gostamos. Este ano tem sido bastante positivo para o meu blogue mas não sei até que ponto é que realmente as pessoas irão deixar de ler para preferir (a 100%) algo visto ou ouvido... É triste porque o poder da escrita é magnífico e é algo que dá imenso prazer. Só quem não o sentiu é que não percebe.
ResponderEliminarBeijinhos,
Ricardo
www.opinguimsemasas.blogspot.pt