quarta-feira, 24 de maio de 2017

ESSENCIAIS PARA UM BOM FLATLAY

Iniciei-me recentemente no mundo do Instagram - para quem não me segue e gostaria de espreitar a minha conta, podem fazê-lo aqui - e com ele vem a constante procura pela fotografia perfeita para partilhar. Apesar de não me preocupar imenso com aquilo que partilho nem com o esquema de cores do meu feed, há uma arte que eu gostaria de dominar tanto para utilizar nas minhas publicações - a arte do flatlay.

Os flatlays são fotografias tiradas de cima a algo da vossa preferência, seja roupa, comida ou acessórios aleatórios. A magia destas fotografias passa pela sensação de ordem que estas conferem ao nosso cérebro, transmitindo-nos prazer ao vermos as coisas tão arrumadinhas - ou até desarrumadas. Mas nem sempre é fácil conseguir esse efeito e portanto hoje venho partilhar convosco algumas dicas que eu considero essenciais para a fotografia perfeita.

FUNDO
Apesar da maior parte das pessoas não considerar o fundo importante, este é a tela para a nossa fotografia. Por isso, certifiquem-se que o fundo funciona com o tipo de fotografia que estão a pensar tirar. O ideal é que este fundo seja simples para dar destaque aos elementos que estão por cima. Os mais utilizados e que funcionam melhor neste tipo de fotografia são os fundos em branco (o mais comum), com padrão (atenção a este, tem que ser um padrão discreto para que não distraia dos elementos principais, como o mármore ou pequenas flores), pretos ou em madeira. Acrescentar texturas diferentes também confere algo interessante às fotografias. Seja, por exemplo, um tapete peludo, uns bordados monocromáticos ou um relevo na vossa colcha, vão dar logo outro ar à vossa fotografia.


ESCOLHE O OBJECTO DE FOCO
Seja um relógio, um livro ou o chá que tomaste esta tarde, tem que existir um elemento de destaque na fotografia, aquele que ocupa o papel principal e para o qual as atenções estarão viradas. Naturalmente que, como já referi, tem que existir um tema, mas o vosso elemento principal deve ser o centro desse tema. Por exemplo, querem mostrar um produto de beleza: uma excelente ideia seria aparecer a vossa mão a segurá-lo e alguns elementos decorativos à volta como flores ou produtos relacionados com o principal - da mesma marca ou que ajudem a aplicá-lo.

ORGANIZAÇÃO DOS OBJECTOS & TEMA
Aqui só existem duas opções: ou colocam os objectos perfeitamente alinhados, a criar uma espécie de padrão ou utilizam a técnica do desorganizado - que na realidade é intencional. Quanto ao tema, parece-me óbvio: os vossos objectos têm que ter um fio condutor. Se estão a tirar uma fotografia a roupa, não vão por lá duas cebolas a decorar. Tudo tem que fazer sentido, e portanto quando fotografam roupa, utilizem acessórios de roupa (cabides, óculos de sol, sapatos, etc) e quando fotografam comida utilizem utensílios de cozinha (pratos, tigelas, alimentos, etc).


BRINQUEM COM OS VOSSOS ACESSÓRIOS
Depois de escolherem os objectos, irão demorar algum tempo até descobrirem a forma perfeita de os dispor. Brinquem com eles, joguem com as diferentes cores que tenham, as diferentes texturas, vejam como outros fizeram e tentem por em prática algumas ideias que recolham. Ou, caso se sintam confortáveis, inventem novas formas de mostrar o vosso objecto principal. Aqui são vocês que comandam e portanto tudo vale para a vossa fotografia perfeita.

ESQUEMA DE CORES
Para conferir harmonia à nossa fotografia existe algo que é essencial: termos um esquema de cores. Para além de, quando formos editar, se tornar mais simples, um esquema de cores capta mais a atenção do vosso leitor, criando uma sensação de equilíbrio. Se, na vossa fotografia, estivesse a haver uma explosão de cores, o leitor iria distrair-se com ela e não iria perceber o objectivo da vossa fotografia. Isto não implica que tenham que eliminar a cor das vossas fotografias. Aliás, alguns apontamentos de cor ficam sempre bem em qualquer fotografia - sem exageros.


Para além de todas estas dicas, é também importante terem uma boa iluminação - preferencialmente natural -, tirarem a fotografia com o telemóvel em paralelo com os vossos objectos, editarem a fotografia para que fique mais clara e, portanto, mais agradável ao olhar, entre outras coisas, são tudo ferramentas importantes para que o vosso flatlay fique tal e qual aquilo que sempre quiseram.

Os flatlays são uma técnica de tentativa e erro. Já tirei imensos e, mesmo assim, continuam a ficar longe da perfeição - acreditem, bem longe. O truque é vermos algumas fotografias do género que queremos e tentarmos dispor os objectos da forma que nos pareça mais harmoniosa. Ah, e claro, não desistir depois da primeira falha. A primeira fotografia pode não ficar bem mas a segunda certamente ficará melhor.

Gostam deste tipo de fotografias? O que acham dos meus essenciais?

Todas as fotografias desta publicação foram retiradas do Pinterest. Se conhecerem os autores, digam-me, para lhes poder dar os devidos créditos.

29 comentários so far

  1. Se há um tipo de fotografia que eu tenho dificuldade é esta. Nunca fica como quero mas é uma questão de prática :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Acho imensa piada a estas fotos, mas são raras as que realmente me prendem a atenção!
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  3. Realmente não é tão fácil quanto parece :p Gostei muito das dicas!

    ResponderEliminar
  4. Gosto imenso dos flatlays, mas é sempre meio complicado ficar de maneira que eu goste! Vou ter de me vir inspirar ao teu post e depois tentar novamente.

    Beijinhos,

    Amor'a Sara

    ResponderEliminar
  5. Boas dicas... :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Gosto imenso deste tipo de fotografias (: E gostei muito das dicas!
    Beijinhos
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. WOW Great post!
    follow or follow? let me know
    fashion-lovely-look.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Eu era uma desorientada em flat lays mas agora acho sinceramente que comecei a dominar um pouco. Prática é o segredo!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // GANHA UM MEGA CABAZ DE VERÃO

    ResponderEliminar
  9. Oi Marli, eu confesso que tenho um pouco de nervoso dessas fotos com objetos perfeitamente posicionados, elas me parecem um pouco falsas demais... Mas claro, sendo bem feito, o resultado fica muito bonito. Admiro quem tem essa preocupação e esse talento para registrar objetos, acho até que deveria dar uma atenção especial para esse aspecto. Suas dicas foram ótimas!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante deste post, boas dicas :)
    Eu ainda ando a aprender a tirar uma boa flatlay!

    ResponderEliminar
  11. Mas que ótimas dicas, parabéns pelo ótimo post!
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  12. Adoro este género de técnica, acho linda :) e deste umas óptimas dicas :)
    Vou já seguir o teu instagram, deve ter fotografias lindas <3

    Beijinho querida

    A. Veg'Aerial

    ResponderEliminar
  13. Não tenho jeitinho nenhum para este tipo de fotos XD tenho de ver se invisto mais tempo a tentar com as tuas dicas, parece que nunca tenho o fundo perfeito. kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  14. São optimas dicas. Mas de facto é super díficil fazer o flatlay perfeito hahaah xD


    Xoxo, Pirilampos
    Pirilampos em Marte
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  15. Que publicação fantástica, super útil mesmo! Gostei imenso! :D


    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  16. Grandes dicas, amei :D infelizmente não tenho muito jeito para essas fotos *

    ResponderEliminar
  17. Eu adooooro este tipo de fotografias, mas infelizmente ainda nenhuma me saiu bem! Mas eu não desisto! Eu vou conseguir uma perfeita, obrigado pelas dicas :)

    ResponderEliminar
  18. Adorei, tenho sempre dificuldade quando quero tirar este tipo de fotos.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  19. Adorei as composições e as dicas!
    Pessoalmente, apesar de gostar de flatlays considero-os sempre um pouco comerciais e "flats" (lá está), prefiro dar profundidade às minhas fotografias. Mas é sem dúvida uma arte conseguir um bom flatlay!
    pt.witkonijn.net

    ResponderEliminar
  20. Adooooro!! E essas imagens ficam mesmo lindas!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  21. Vou apontar algumas das dicas, gostei (= E já te vou seguir no Instagram!

    ResponderEliminar
  22. Adorei completamente as dicas!! Vou agora dar uma espreitadela ao teu instagram!

    Beijinhos,
    Maria Varelas
    https://mariavarelas.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. Olá!
    Obrigada pelas dicas que são sempre úteis.
    Beijo com Amor ♥
    FRS Blog | Fabiana Ribeiro da Silva
    www.afabianasilva.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  24. Adorei as dicas, são realmente truques que funcionam muito bem! Obrigada pela partilha, é sempre útil :)
    Beijoca <3

    ResponderEliminar
  25. Adorei o post! Especialmente muito completo!
    FOX WHISPER

    ResponderEliminar
  26. Gostei imenso destas dicas! Adoro flatlays e nem sempre é fácil que fiquem bem!
    Beijinhos!
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.