terça-feira, 30 de junho de 2015

FITNESS // 6 DICAS PARA CORRER

Começar a correr não é a coisa mais fácil de sempre. Comecei na última quarta-feira, e admito que depois da 1º corrida não me apetecia nunca mais ir. Mas a força de vontade prevaleceu e agora, não muito tempo depois, já não me custa nada sair de casa para ir correr. Fala a pessoa que nunca foi muito ligada ao exercício físico, mas sempre teve a ambição de um corpo mais magrinho (e sem trabalho nunca lá chego!), e por isso finalmente fiz algo para mudar o meu estilo de vida. Para ajudar algumas de vocês que possam estar na mesma situação que eu, deixo 6 dicas sobre como começar a correr.

1. Arranja companhia
Por mais estranho que isto pareça, ter um ou mais amigos que corram contigo pode tornar-se muito motivacional na altura em que estejas perto de desistir por não aguentares mais. Assim, podem motivar-se uns aos outros e atingir os vossos objectivos, em conjunto. E o melhor de tudo é que torna a corrida muito mais divertida!

(Claro que o mau aspecto nesta fotografia se deve às corridas!)

2. Foge do sol
A verdade é que, apesar de no Inverno o frio ser desculpa, no Verão podemos desculpar-nos com o oposto: o calor. Para isso, o melhor que podemos fazer é correr nas alturas em que o sol não é tão incidente (claro que é óbvio, nas horas de maior calor nem se aguenta as corridas). Neste caso, o melhor será correr de manhãzinha, ao anoitecer (que é a hora escolhida por mim) ou à noite.

3. Usa roupa confortável
Aquilo que mais leio quando vejo dicas para começar a fazer exercício é que novo equipamento nos põe mais entusiasmados e motivados para nos mexermos. Mas a verdade é que isso não acontece, pelo menos para mim. O equipamento que eu utilizo são as calças de fato-treino que já têm alguns anos, aquelas t-shirts promocionais que não uso no dia-a-dia e os ténis que já tinha para Educação Fisica. E tem resultado! A verdade é que o essencial é que seja confortável, para conseguirmos aguentar bem a nossa corrida.

4. Faz sempre percursos diferentes
Este passo não é obrigatório, claro, mas para mim faz toda a diferença. Estar sempre a correr o mesmo caminho torna a nossa corrida desinteressante, desmotiva e é saturante. Ao traçarmos percursos diferentes, há sempre uma novidade enquanto corremos, seja a dificuldade do percurso que se revela ou a beleza do sítio onde passamos.

5. Traça objectivos para a tua corrida
Este deve ser um dos passos mais essenciais. O facto de traçarmos mentalmente um objectivo para o nosso workout faz com que estejamos muito mais motivados para alcançar aquilo que pretendemos. Claro que os objectivos vão aumentando à medida que a nossa resistência aumenta. Por exemplo, comecem por correr 1 km e vão aumentando todos os dias, ou de 2 em 2 dias.
Para isso, podem utilizar a aplicação Nike+  Running, que dá o número de km que corremos, as calorias que perdemos naquele percurso e o tempo que demorámos. Esta aplicação é gratuita e ajudará a uma melhor gestão dos nossos workouts.

Fica aqui o exemplo da minha última corrida!

6. Corre por locais pouco movimentados
Pois é, a vergonha de sermos vistos a correr ataca toda a gente! Como vivo num meio pequeno, não costuma passar muita gente a correr, por isso as velhotas, quando vêem alguém a correr, ficam a comentar e as pessoas que passam de carro ficam sempre a olhar e chegam, por vezes, a apitar. Por isso, o melhor será escolhermos locais que não sejam tão movimentados, para nos sentirmos mais à vontade na nossa corrida, sem termos que parar só porque estão a passar pessoas.


O essencial é que te divirtas a correr, que não exigas em demasia do teu corpo e, se não te sentes bem com aquilo que és ou até achas que apenas precisas de ser muito mais saudável, não envolvendo uma mudança de peso, sabe que eu estou contigo em todas as corridas. Nem que seja para vos motivar! Bom treino!

13 comentários so far

  1. Gosto muito de correr, mas prefiro os meus treinos de boxe :)

    ResponderEliminar
  2. Confesso que ando um pouco desligada das corridas últimamente, mas tenho que voltar à carga! Boas dicas :)
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  3. Ás vezes vou correr mas confesso que sou um pouco "malandra" :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Não sou uma pessoa que adore correr mas ás vezes sinto falta de ir correr, eu prefiro andar. Adoro fazer caminhadas de horas ao ar livre com o ar fresquinho. Apesar de se ver poucos resultados em relação ao peso é algo muito mais leve e que faz muito bem ao corpo e à mente (:
    Um beijinho

    http://bynanie.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Obrigada! ♥
    Concordo plenamente com estes 6 pontos!
    http://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  6. Deixar o Facebook foi a melhor coisa do mundo para mim, acredita :) tenho outras redes sociais mas sou bem menos "viciada".
    Também corres? Adoro . Eu tenho que retomar :) um beijinho *

    ResponderEliminar
  7. Olá! :)
    Eu adoro desporto e adoro ir dar umas boas corridas...felizmente, tenho a sorte de viver numa zona onde existem muitos caminhos pedestres e companhia por lá nunca falta. Gosto da primeira foto, nem acho que ninguém esteja com mau aspecto ehehehe.
    Em relação à maquilhagem, o melhor mesmo é explicar a quem pede os riscos que ambos estão a correr. Tenho a certeza que ninguém levará a mal.
    Beijinhos,
    http://hautecouturebycatia.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. gostei bastante do post, beijinhos!
    http://secrets150.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Nao sou pessoa de correr mt, mas admiro quem o faz!! adorei o post ;)
    Bjinhos Sandra Color-s

    ResponderEliminar
  10. Boas dicas :b E concordo com todas!
    Confesso que não sou muito de corridas, prefiro fazer caminhadas.. E até tem resultado bem :)

    Beijinhos, Sweet Home | BLOG

    ResponderEliminar
  11. Super útil e original este post. Gostei :)
    Beijinhos

    redlipsbyines.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  12. Adorei as tuas dicas, faço quase a mesma coisa, excepto a parte da companhia. Uso a corrida ou o exercício em geral para libertar o stress e viver no meu próprio mundo por esses momentos, e para isso prefiro fazer só. Mas prefiro ginásio e fitness à corrida.

    ~ Carla'C
    Coisinhas da Carla'C

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.