Pizza e saudável. São duas palavras que, normalmente, não conjugam entre si. Pizza está sempre associada a molho de tomate forte, extra queijo, uma crosta rica e a muitas gorduras extra - olá calorias ingeridas a mais. Parece insensato dizer que existem versões saudáveis deste alimento descrito por muitos como a sua comida favorita, uma vez que, naturalmente, não existe forma de tornar uma refeição tão calórica assim num prato saudável. Pois bem, desenganem-se! Como para qualquer prato em que possamos pensar, existe também uma versão com menos calorias e mais saudável de pizza e que nos deixa a salivar tanto como qualquer outra.
Seja com uma base feita com legumes ou uma base feita com outro tipo de cereal diferente do tradicional - que nos deixe mais saciada e com propriedades mais ricas que os usados normalmente -, existem diversas opções de bases mais amigas da nossa saúde e que nos fazem comer este alimento sem qualquer culpa. Para isso, a quinoa, a couve-flor e a batata doce são as estrelas das receitas.
BASE DE QUINOA
A quinoa é considerada por muitos um dos alimentos mais completos de todos, oferecendo uma panóplia de bons nutrientes à nossa refeição e alimentação. Além disso, acelera o nosso metabolismo, contribuindo para uma diminuição da massa gorda, sendo, por isso, recomendada para quem procura um estilo de vida mais saudável. Por isso, utilizá-la como base da nossa pizza faz todo o sentido. Com uns bons temperos, serve na perfeição para uma base fininha, com um sabor neutro o suficiente para destacar os ingredientes constituintes da nossa pizza.
BASE DE COUVE FLOR
A base de couve-flor foi a única que já experimentei, no meio de todas as opções de que vos falo aqui. Como a couve-flor tem um sabor muito subtil e pouco saliente, acaba por funcionar como uma base muito sólida para a pizza, destacando os sabores daquilo que existe acima da mesma, como topping. No entanto, não se deixem enganar. Esta base não fica nem estaladiça nem dura como todas às quais estamos habituados - ou pelo menos não ficou quando testei esta receita. De todas as alternativas, parece-me o substituto mais sensato para a base tradicional.
BASE DE BATATA DOCE
A batata doce é já considerado um hidrato de carbono saudável pelas sua capacidade de prolongar a sensação de saciedade, o que evita que tenhamos fome mais rapidamente. Portanto, parece-me uma opção mais equilibrada do que a simples farinha, utilizada normalmente. O modo de confecção deste tipo de bases baseia-se altera-se de acordo com a receita, podendo acrescentar-se aveia e ovo para tornar a base mais consistente e com uma textura mais semelhante a uma base ou simplesmente utilizar a batata doce bem temperada. Na hora da verdade, a escolha é vossa!
BASE COM OUTROS INGREDIENTES
Chegámos ao ponto em que vale tudo. Qualquer ingrediente que possam pensar pode ser transformado numa base de pizza, se tiverem imaginação para tal. Já experimentei fazer, também, com ovo e, apesar de ter funcionado, não achei que fosse excelente porque faltava o crocante típico de qualquer base. No entanto, podem utilizar-se diversos legumes para o efeito, tal como courgette, abóbora ou até mesmo brócolos - da mesma forma que se utiliza couve flor.
Já fizeram pizza com alguma destas bases mais anormais?
Gostei bastante das sugestões, vou ter que experimentar já que adoro Pizza!
ResponderEliminarwww.esmeralda.pt
Essa seria uma boa pedida para mim nesse atual momento da minha vida hihi. Vou salvar aqui o post para fazer futuramente. bjos
ResponderEliminarTambém já ouvi falar na base de frango mas confesso não experimentei ainda nenhuma. Essa de quinoa parece super bem! Beijinhos*
ResponderEliminarJá vi imensas receitas que usam a couve flor ou brócolos como base, mas nunca experimentei.
ResponderEliminarBeijinho, Something Contemporary
NOVO POST › Dupes Zara até 20€ mais baratos
Por acaso nunca fiz pizza com nenhuma dessas bases mas tenho que experimentar!!
ResponderEliminarBeijinhos
THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE
Que bom aspecto!! Adoro estas receitas alternativas, vou experimentar... <3
ResponderEliminarjoana-style.blogspot.com
Não sou muito adepta de legumes, mas estas pizzas têm tão bom aspeto que deu vontade de experimentar :).
ResponderEliminarBeijinhos
Blog: Life of Cherry
Adoro a base de couve flor, faço imensas vezes!
ResponderEliminarKiss, Mariana Dezolt
Messy Hair, Don’t Care ♡
Só de fazer a pizza em casa, escolhendo você mesmo os ingredientes, já faz TODA a diferença. Amo essas versões com massa de legumes, a base de couve-flor é maravilhosa! Quero experimentar uma com base de quinoa! Um beijo :*
ResponderEliminarNão Me Mande Flores ♥
Post nos meus favoritos... Ahaha já sei o que vou fazer este fim-de-semana !
ResponderEliminarTenho que dizer que esse post salvou minha vida! Eu sou apaixonada por pizza - é meu prato favorito - mas tenho q cuidar com a dieta, né? Fiquei curiosa para experimentar aquela de batata doce, super combina com um final de treino hahahah
ResponderEliminarAmei teu blog, beijos!
Vem me conhecer tambem: Isa Nonemacher | Facebook Pinterest