segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

MENOS PROCRASTINAR, MAIS ESTUDAR

Para aqueles que se encontram no secundário as férias de Natal significam apenas isso: férias. Mas quem está na faculdade (ou já por lá passou) sabe tão bem como eu que as ditas férias são apenas dias sem aulas, mas com estudo intensivo. Em dias tão festivos como estes, como podemos fugir à tão famosa - e minha arqui-inimiga - procrastinação? Por mais difícil que pareça, é possível e hoje trago-vos 6 formas de como podem largar a preguiça e por mãos ao trabalho.


1 // Pára de adiar!
Mas é só mais este vídeo. Ah mas ainda não arrumei o armário. E se o meu peixe precisa de mais comida? Qualquer que seja a desculpa que estão a inventar para não começarem a estudar no momento, parem. Como secretamente sabem - e, se forem como eu, têm perfeita consciência disso - essas desculpas não são válidas e são só formas de vocês não fazerem aquilo que realmente importa: estudar/trabalhar.

2 // Traça objetivos.
Quando vos falo em objetivos aqui, falo em pequenas metas, tanto a longo prazo como a curto. Definam, por exemplo, a nota que querem ter no exame e, assim, motivam-se a trabalhar para ela. Ou, caso um big commitment não seja para vocês, também podem apontar as tarefas do dia chegar ao exercício x, ou ler até à página y. É algo que eu faço muitas vezes que ajuda na organização do vosso estudo e motiva bastante quando conseguem cumprir todas as tarefas a que se propuseram.

3 // Encontra o teu local de estudo/trabalho ideal.
Descobri recentemente que, quando vou estudar para uma biblioteca ou num café com pouco barulho, sou muito mais produtiva e consequentemente obtenho melhores resultados no meu estudo ou trabalho. Para alguns o local de estudo/trabalho pode ser em casa, no escritório ou no quarto, para outros pode ser numa biblioteca em que nem o barulho de uma mosca se ouça passar. O que importa é descobrir esse local e tirar o máximo proveito dele.

4 // Remove todo o tipo de distrações do teu redor
Se eu vos dissesse a quantidade de vezes que não cumpri os meus objetivos de estudo porque comecei a ver uma série (e quando dava por ela já tinha visto 4 ou mais episódios), vocês nem acreditariam e declarar-me-iam como a rainha dos preguiçosos. Por isso é que defendo que devemos de estudar isolados de qualquer distração que possam ter: seja o computador, o telemóvel ou um livro que vocês estão ansiosos por saber o fim. Ponham-nos num canto, num sítio a que não tenham acesso rápido ou simplesmente entreguem a alguém que se recuse a dar-vos enquanto vocês não fizerem alguma coisa. Se, tal como para mim, o vosso problema são as redes sociais, aconselho-vos o Cold Turkey, um programa que bloqueia os websites que nós quisermos num determinado período de tempo.

5 // Não desistam só porque é difícil
Uma das principais razões da minha procrastinação é a dificuldade das matérias que tenho que estudar. Quando alguma coisa é muito difícil ou não consigo resolver um exercício por mais que tente, só me apetece desistir. Mas é nesses momentos que temos que dar o triplo de nós e não nos deixarmos consumir pela preguiça de fazer. Persistir nestes casos é o lema! Isso e pedir ajuda à vossa amiga que, por acaso, percebe da matéria.

6 // Recompensa-te!
Se, depois do vosso dia de estudo, comerem um quadradinho do vosso chocolate preferido, virem um episódio da vossa série favorita ou se deitarem no sofá a relaxar, o vosso cérebro irá habituar-se à ideia de recompensa depois do trabalho. Será uma excelente forma de vos motivar para o próximo dia de estudo porque sabem que, depois da tempestade, virá a bonança.

De que forma é que vocês evitam este bicho que é a procrastinação?

11 comentários so far

  1. Ufa como reconheço tudo nesta lista, eu tinha tendência a distrair-me imenso! E, confesso, às vezes acontece no trabalho também!

    Quanto à dúvida que colocaste no meu post, as medidas que estão na tabela no site são verdadeiras, guia-te por aí :) eu encomendei o L porque tenho 39 cm de ombro, mas não gosto dos casacos justos, e ficou perfeitinho.

    Normalmente visto o 38 ou o L por causa dos ombros, os casacos tendem a ficar-me um bocadinho largos no peito mas este ficou bem. Se precisares de alguma ajuda diz :D *

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. O parar de adiar deve ser o passo mais complicado mas o que faz mais sentido! Quando paramos de adiar e avançamos, tudo faz mais sentido!

    ResponderEliminar
  3. Very nice tips! Really helpful for studying ;)
    would you like to follow each other on GFC ?
    Let me know on my blog, and ill follow you back ;)
    Greetings,
    http://perfectlyimperfect92.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  4. Adorei as tuas dicas e acredita que se adapta perfeitamente a quem está na faculdade! Como é o meu caso...
    Linha d’Olho | Instagram

    ResponderEliminar
  5. Gostei imenso das dicas e identifiquei-me, claro ahah
    Também sinto que quando estou num café com pouco barulho sou muito mais produtiva, mas tenho de estar sozinha, não consigo mesmo estudar em grupo.
    Um beijinho grande,
    Vera

    www.b-hyndher.com

    ResponderEliminar
  6. Por acaso nunca fui de procrastinar muito, mas gostei imenso das dicas, acho que são super úteis!
    Um beijinho, bom ano!
    wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Não estava a comentar blogs se não fosse precisamente essa maldita necessidade de procrastinar :P Em minha defesa, é realmente demoníaco ter de estudar nas férias de Natal!
    Obrigada pelas dicas, vou ver se as ponho em prática :) Algumas já me tinham ocorrido, mas nunca funcionam a 100% :P

    ResponderEliminar
  8. Eu só consigo estudar, quando estudava, em silêncio porque caso contrário quando dava por mim andava atrás da mosca que andava a zumbir ao meu ouvido em vez de estudar :p

    Beijinhos, Hellen ❤
    http://instantesimprovaveis.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. O pior é que eu também sou muito procrastinadora. Sempre deixo os trabalhos/provas para a última hora. Ainda não entrei na faculdade, mas quando eu entrar, eu prometi para mim mesmo que não deixarei tudo para a última hora. Boas dicas!

    Beijo,
    http://subscrevendome.blogspot.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.