COMO CONJUGAR PADRÕES DA MELHOR FORMA

No outro dia, em conversa com a minha prima, surgiu um tema que me deixou a pensar: ela dizia que adorava saber misturar padrões mas que nunca consegue ficar cool, porque se sente sempre uma palhaça. A verdade é que, apesar de adorar um bom padrão, também eu nunca arrisco numa mistura de padrões porque é algo extremamente arriscado - ou resulta muito bem e conseguimos arrasar ou passamos o dia vestidas como se fossemos viver para o circo.

Por isso achei que esta seria uma boa maneira de aprender um pouco mais sobre a arte de misturar padrões e, depois de alguma pesquisa, trago-vos algumas dicas de como conjugar padrões de forma eficaz, digna das fashion weeks das grandes capitais.

1. Escolhe um padrão como base
Tal como quando montas um conjunto normal, existe sempre aquela peça pela qual guiamos todo o nosso conjunto. Quando misturamos padrões diferentes, temos que escolher sempre um deles para base e depois, a partir dele, escolher os restantes padrões que queremos juntar ao nosso conjunto. Isto ajuda a que o nosso conjunto tenha um fio condutor e não pareça simplesmente uma explosão de padrões sem sentido. 

2. Proporções dos padrões
Utilizar dois padrões pequenos ou dois padrões grandes e exoberantes não resulta. Aquilo que realmente devem tentar fazer é utilizar um padrão com uma grande escala, e um padrão que seja mais pequenino. O pequeno funcionará como a vossa base, o vosso neutro


3. Distribui os teus padrões de forma uniforme
Imagina que estás a vestir um par de calças, uma camisa e um casaco. Os padrões não devem concentrar-se só na parte de cima do vosso corpo, porque criará uma ilusão de desproporcionalidade que é algo que não pretendemos. Caso queiram fazê-lo, o casaco deverá ser mais comprido de forma a desviar o olhar para a parte de baixo do vosso corpo. É tudo uma questão de criar uma figura homogénea.

4. Mantenham a simplicidade
Apesar de ser difícil acreditar que há forma de manter uma conjugação de padrões simples, esta existe. Não tentem misturar padrões muito complexos e exagerados, porque a possibilidade de não resultar é muito elevada. Mantenham-se por padrões mais simples e o sucesso é garantido.


5. Quebrem os padrões
Mais uma vez, para não obtermos um visual muito pesado, é importante sabermos quebrar os diferentes padrões, ou seja, adicionar uma peça neutra entre os dois padrões de forma a conseguirmos um visual mais descontraído e menos chamativo. Este truque é para quem é um tanto ou quanto envergonhado e prefere não dar muito nas vistas na sua mistura de padrões.

6. Mantém um esquema de cores
Como em tudo, ter um esquema de cores por onde nos guiarmos é essencial para um conjunto sucedido. Se escolherem uma peça base de uma cor, como já referi na primeira dica, tentem manter todo o restante conjunto numa paleta de cores que resulte com essa base. Por exemplo, se escolherem vermelho vivo para o vosso padrão base, não vão escolher outro padrão com verde fluorescente para conjugar porque não fará sentido.


Por vezes, mesmo seguindo estas regras, o nosso conjunto não fica bem conseguido. Para quem não tem o dom natural para a moda - como eu, que tenho que me inspirar em tudo o que é blogger para sair um pouco da minha zona de conforto - existem padrões que funcionam naturalmente bem em conjunto: floral com riscas, pintinhas com riscas, floral com pintinhas, tartan com floral e plaid com padrão animal. Existem muitas outras combinações possíveis - se escrevesse tudo o que encontrei, nunca mais sairia daqui -, aquilo que é preciso é só pesquisar um pouco por inspiração e voilá!

São fãs de peças com padrão? Costumam misturar padrões diferentes?

As fotografias foram todas retiradas do Pinterest, A Lacey's Perspective e Jessakae

20 comentários:

  1. Admito que não sou muito de misturar padrões até porque me sinto sempre uma palhaça quando o tento fazer, no entanto as tuas dicas ajudam a contornar isso. As fotos que puseste também estão mesmo muito giras e inspiradoras! :)

    Beijinho,

    Facebook
    BLOG - VOCHEL
    Instagram

    ResponderEliminar
  2. Boas dicas! O meu truque é haver harmonia com as cores!
    Beijinhooo
    Rtissima Blog

    ResponderEliminar
  3. Adorei as dicas mas também não sou muito de misturar padrões
    Beijinhos
    CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  4. Adorei as dicas, o importante é haver equilíbrio e harmonia! :D

    A Marca da Marta

    ResponderEliminar
  5. Excelente post, grandes dicas! Esta é daquelas tendências que adoro ver nos outros mas...nunca me arrisco :p acho que são pancas de infância: a minha Mãe nunca me deixou misturar padrões ahah :)

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Opa e fica mesmo fofinho !
    Adorei !

    Beijinhos
    www.pirilamposemarte com

    ResponderEliminar
  7. Acabei de descobrir o teu blogue!
    Cheira-me que irei voltar muitas mais vezes!

    ResponderEliminar
  8. Adorei os looks escolhidos e as dicas

    Beijinhos
    https://atitica.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  9. Adorei o teu blogue.
    Lindos.
    https://coisasdedivas4.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Adorei as dicas mas eu não sou muito fã de padrões por acaso. E sempre que utilizo um tenho que o combinar com algo simples.

    x-💖
    Blog
    Página FB
    Youtube
    Instagram

    ResponderEliminar
  11. otimo post , sinceramente nunca fiz assim uma mistura . Mas há conjugações que ficam lindas :)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  12. Que saias lindas.
    Levo todas por favor:)
    Que sonho.....


    Boas ideias.

    Beijos



    anafernandes.ch

    ResponderEliminar
  13. Que ótimo post! Muito bom.
    Beijinhos 😚🌙
    www.themooninmyroom.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  14. Óptimas dicas! Adorei o post!

    Beijinhos
    http://aestilografa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adorei as dicas e as sugestões!

    Beijinhos e boa semana <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. boas dicas para uma pessoa que adora padrões como eu! x

    E. ♥ Meet me for Breakfast

    ResponderEliminar