segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

TRAVELLING // POR VISEU

Como muitos de vocês já sabem, ou se já passaram pelo Sobre Mim, eu sou de uma pequena vila pertencente a Viseu. Considero esta cidade como o meu berço mas, tal como a maioria das pessoas que vivem por cá, não lhe dou o devido valor. Quando fui surpreendida pela visita de uma amiga de fora, vi-me obrigada a procurar algo que nunca tinha feito: pontos a visitar em Viseu. Depois de alguma pesquisa (até fiquei envergonhada com o facto de não conhecer nada daquilo que encontrei), tracei o itinerário e pusémo-nos a caminho.

A nossa viagem começou ao lado do grande Viriato, figura de grande renome em nesta cidade, classificada por duas vezes como a cidade portuguesa com maior qualidade de vida. Pusémo-nos a caminho rumo à Ribeira de Viseu (que fica a meia dúzia de passos), um pequeno canal de água que dá uma beleza especial a toda a zona comercial.


De seguida, e com intenção de visitar a Sé de Viseu, possivelmente o monumento de maior visibilidade da cidade, entrámos num elétrico gratuito que se encontra disponível a qualquer hora, onde fizémos uma curta viagem (verdade seja dita, apanhámos o elétrico mais por preguiça do que por outra coisa!). Ao chegarmos lá acima, percebemos todo o fascínio em torno desta zona. A Sé de Viseu é uma zona realmente muito bonita, cuidada e grandiosa da cidade. Há uma qualquer beleza indescritível nesta zona que faz com que todos a devamos visitar, caso passemos pela cidade.


No interior da Sé de Viseu, existe uma zona que é de entrada livre e outra que é paga. Como foi a primeira vez que passámos por ali e nos aventurámos a entrar, aproveitámos para visitar tudo e pagámos o bilhete total, que custou uns simbólicos 2 euros. Para além de visitar o interior da Catedral ao pormenor, com direito a vista de todos os ângulos possíveis, podemos ainda ver muitos dos artefactos utilizados há alguns séculos naquela mesma catedral, como os antigos órgãos de tubos ou alguns dos pertences de São Teotónio, o primeiro santo português. Para além da visita mais religiosa, oferece-nos acesso a algumas das varandas que, na minha opinião, valem sem dúvida a pena porque mostram a cidade numa diferente perspectiva.



Continuando o nosso passeio e com o pouco tempo que restava, sabia que tinha que levar a minha amiga ao Rossio, a zona central de Viseu e, para mim, uma das mais bonitas da cidade pela sua simplicidade. Portanto, por entre ruas e ruelas, meio perdidas nas maravilhas que íamos encontrando pelas ruas - um graffiti pintado pela Mariana a Miserável maravilhoso, através da iniciativa promovida todos os anos pelo município de forma a elevar a street art a um nível de excelência e deixar mais coloridas as paredes da cidade - lá chegámos ao destino e, apenas com pouquinho tempo para desfrutar da mesma.


Infelizmente tivémos muito pouco tempo e muita coisa ficou por visitar, mas certamente saí desta visita com mais orgulho de pertencer a esta cidade que, à primeira vista, não tem muitos pontos apelativos (enganava-me bem!). Temos tanta tendência a ir para os mesmos sítios e a familiarizarmo-nos tanto com as coisas que acabamos por nos esquecer de apreciar aquilo que é nosso. Por isso, recomendo que visitem a vossa cidade, sejam turistas no vosso pequeno mundo, é uma maravilha!
 
Já visitaram Viseu? Alguma vez foram turistas na vossa própria cidade?

21 comentários so far

  1. Viseu é uma cidade muito bonita! Já visitei há muito tempo, mas não me importava nada de voltar :)


    TheNotSoGirlyGirl // Instagram // Facebook

    ResponderEliminar
  2. Que fotos tão bonitas. Eu ainda não conheço essa zona mas quero tanto...

    ResponderEliminar
  3. Adorei o teu post e dicas!
    Ando a planear uma visita a Viseuç estive aí à muuuuuitos anos e lembro-me de ser uma cidade linda; a memória não me traiu.
    Infelizmente, o nosso dia-a-dia muitas vezes não nos permite dar o devido valor à nossa cidade (ou cidades).

    Beijinhos e espero ver-te pelo meu blog.

    Porty's Diary - BLOG
    Porty's Diary - FB

    ResponderEliminar
  4. Já visitei muitas vezes Viseu e é uma cidade bonita :)

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Olha que lindo! Nunca fui a Viseu, mas fiquei cheia de vontade! =D

    Um beijinho dourado

    ResponderEliminar
  6. Eu sou de e vivo em Viseu. Na verdade nunca damos valor aos locais que nos são mais familiares. Belas fotos! Beijinhos

    http://pipasdreams.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  7. Nunca visitei Viseu, pelo menos que me lembre, mas deixaste-me com imensa vontade!!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  8. Que fotos fantásticas!
    Love, M
    www.blackrosebyannluck.com

    ResponderEliminar
  9. Já visitei Viseu, mas já não vou aí há anos!
    Adorei as fotos.

    r: Sim, foi precisamente por sentir isso que optei por adiar. Muito, muito obrigada :)

    ResponderEliminar
  10. As fotos ficaram lindas e Viseu é uma cidade muito interessante! :)

    http://checkinonline.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Sou de Viseu mas não vivo lá no momento, vou lá de vez em quando e adoro rever todos estes lugares. As fotos ficaram lindas.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. gostava de visitar! :)

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  13. Que partilha bonita!

    Que me lembre nunca estive por Viseu, espero que dois mil e dezassete reserve uns diaszinhos para descobrir a cidade - e outras tantas, por favor!

    Beijinho, querida :) *

    ResponderEliminar
  14. Lindas fotos, estou muito apaixonada!
    Um beijo!

    http://lesjoursdemarcela.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  15. Que fotos lindas, adorei conhecer a tua cidade =)
    Beijinhos**

    http://anaandstyle.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Que ótimo itinerário que traçaste, escolheste os melhores sítios :D
    Beijinhos,
    An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook

    ResponderEliminar
  17. Ohhh já fui a Viseu há tantos anos que não me lembro muito bem. E pelas tuas fotografias (lindas, por sinal) parece ser uma cidade incrível! Fiquei fascinada com a ilustração na fachada, da Mariana Miserável <3 é puro amor! E não há nada de mais gostoso do que sermos turistas na nossa própria cidade...tenho imensa vontade de o fazer em Lisboa!

    Beijocas enormes

    Já sei que quando for a Viseu te venho pedir conselhos e sugestões bonitas!

    ResponderEliminar
  18. Ainda bem que a visita da tua amiga te 'obrigou' a explorar o potencial turístico de Viseu, porque ele é enorme! As fotos estão todas muito giras :)

    ResponderEliminar
  19. Nunca fui a Viseu mas parece-me ser super bonito! :)

    http://cristiana-tavares.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.