quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

RECEITAS // BARRA VEGAN DE LIMÃO

A propósito do Christmas Veggie Challenge, do qual vos falei aqui, aventurei-me pela primeira vez no mundo das sobremesas num dia que, na minha família bem portuguesa, gira à volta de família e comida. Havia muito receio de que algo corresse mal, que se recusassem a comer, que se queimasse ou que não fosse do agrado de ninguém. Por isso, numa mistura de excitação e ansiedade, aventurei-me a fazer uma Barra Vegan de Limão. Uma espécie de barrita, com uma parte dura e uma parte mole e com um sabor peculiar: o azedo do limão misturado com o doce do açúcar e da baunilha.


Ingredientes
Para a crosta:1 chávena de farinha
1/3 de chávena de óleo vegetal
1/2 chávena de açúcar em pó
Para o recheio:
1 banana madura
Sumo de 4 limões
3/4 de chávena de açúcar
1 colher de chá de extracto de baunilha
2 colheres de sopa de farinha maizena
3 colheres de sopa de farinha

Preparação
Começamos por pré-aquecer o forno a 180ºC, enquanto preparamos a crosta da nossa barra. Numa taça, junta a chávena de farinha, 1/3 de chávena de óleo vegetal e 1/2 de açúcar em pó e mexe mexe mexe até teres uma mistura uniforme. Deitamos este preparado numa forma quadrada ou rectangular, que tenha papel vegetal untado com um pouco de óleo por cima; levamos ao forno durante cerca de 7-8 minutos, até as pontas da crosta estarem douradas.
De seguida, prepara-se o recheio de limão! Para isso, numa taça, junta-se a banana esmagada, o sumo de limão, o açúcar, o extrato de baunilha, a farinha maizena e as colheres de farinha bate-se tudo, novamente até obtermos uma mistura homogénea. Não se assustem se parecer liquida, é natural. Deitem este preparado por cima da vossa crosta e levem novamente ao forno, durante aproximadamente 30 minutos, até que o recheio esteja sólido. Por fim, polvilhem um pouco de açúcar em pó por cima, para um toque final et voilá!



Resultado final? Uma sobremesa que alguns adoraram e outros gostaram mais ou menos. Tem uma textura diferente, uma vez que o recheio fica como uma espécie de goma e que, com a parte de baixo mais dura, confere um resultado que parece mesmo uma barrita de cereais versão gorduxa. O mais engraçado desta experiência foi, sem dúvida, a admiração por a minha sobremesa não levar qualquer produto animal. A minha mãe não parava de repetir "Não tem nem um ovo?" porque não conseguia acreditar nisso! Depois de repetir mil e uma vezes que não, que era 100% amiga dos animais, lá acreditaram e se conformaram que sim, existem opções para vegans que são tão saborosas como qualquer outra.


Concluo dizendo que a experiência foi mais do que positiva: para além de me ter desafiado a cozinhar num dia tão importante como o dia de Natal, também me tirou algumas dúvidas quanto às opções culinárias que os vegans têm quando chega a hora de cozinhar em porções grandes, para pessoas que não adotaram essa dieta. Existe diversidade e uma quantidade de produtos que qualquer pessoa utiliza no seu dia-a-dia e que são de origem vegetal, o que desmistifica toda esta aura em volta daqueles que optam não comer nada de origem animal. Sim, meus queridos, é bem possível viver bem e fazê-lo. A prova são algumas das receitas neste desafio!

Replicavam esta minha receita? O que acharam, tem bom aspecto?

12 comentários so far

  1. Acho que tem um aspeto maravilhoso e estou bem capaz de experimentar :)

    ResponderEliminar
  2. Ai tem um aspecto maravilhoso! Já me deste ideias para este fim de semana :D

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Quero muitooo experimentar!! Ficou mesmo c bom aspecto 😊
    Beijinhos
    abrunagandra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Deixaste-me cheia de vontade de experimentar! Ficaram mesmo apetitosas, que te aventures mais vezes querida!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM //

    ResponderEliminar
  5. ficou com tão bom aspecto!! :p

    beijinhos
    ropesofpearls.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Tem otimo aspecto!É sempre bom experimentarmos coisas diferentes:)

    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  7. Nunca me aventurei muito no mundo das sobremesas, mas olha que fiquei com água na boca com as fotografias haha. A preparação parece ser acessível, tenho que experimentar :)

    Ricardo, The Ghostly Walker.

    ResponderEliminar
  8. Tem um aspeto incrível!

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  9. Que ótimo aspeto! Não estou a pensar em ser vegetariana ou vegan mas tenho de experimentar estas receitas que têm estado a partilhar! Parece ser delicioso! kiss^^

    Patsilvarte

    ResponderEliminar
  10. Que bom aspecto!

    Beijinhos,
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  11. Tem uma aparência tão gostosa *>*

    http://meubaudeestrelas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  12. Tem um aspeto mais que bom! Adoro sobremesas de limão e essa é uma ótima escolha :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.