sábado, 28 de janeiro de 2017

ACMA // DO PRINCÍPIO, OUTRA VEZ

O ACMA, ou A Cultura Mora Aqui, é um projeto criado pela Joana do Cor Sem Fim para trazer, tal como o próprio nome indica, mais cultura à blogosfera portuguesa. Infelizmente há uma tendência de partilhar apenas temas relacionados com moda e beleza porque costumam ser os mais populares e que trazem um maior número de leitores aos nossos blogues. Contrariar essa tendência é um dos objetivos deste projeto e eu não podia estar mais de acordo com o mesmo: escrevemos sobre o que gostamos e devemos interessar-nos mais por assuntos diversos. Saber mais nunca fez mal a ninguém e um pouco de cultura geral também não.


O tema deste mês do ACMA é, então, (re)começos. Um tema adequado para o primeiro mês do ano, o mês das resoluções e das adaptações a um novo estilo de vida que sempre tentamos implementar. Enquanto pensava como explorar o tema, só conseguia pensar em duas palavras: outra vez. Repetir uma ação e reviver um sentimento, algo que me deixasse feliz - o recomeçar de algo já vivido. E, portanto, decidi juntar 3 livros que relia sem pensar duas vezes, 3 álbuns que repetiria em loop e 3 séries que revia vezes sem conta.

Dos álbuns a repetir...

Começo pela minha categoria favorita: música. Havia uma série de álbuns que eu poderia nomear para os meus três predilectos, aqueles que eu ouviria em loop. Decidi limitar-me àqueles que possuo materialmente e que definem muito bem o meu estilo predileto. Começando pelos Kings of Leon, uma banda de rock alternativo, conhecida pelos seus êxitos Sex on Fire e Use Somebody, hinos entoados por toda a gente, amantes ou não da banda. Curiosamente esses hinos fazem parte de um dos meus álbuns favoritos, Only By The Night, um álbum que eu considero ter música para todos os gostos. Em segundo, a minha banda favorita assumidamente, Mumford & Sons. Devo dizer-vos que, para mim, qualquer álbum da banda poderia estar aqui, mas o Babel é aquele que eu tenho cá por casa e que ouço sempre que preciso de uma dose de inspiração. Um álbum com um som muito característico, num folk puro e que nos deixa com uma vontade louca de tocar banjo - perfeito para descontrair. Por fim, os Of Monsters and Men foram uma agradável surpresa que descobri aleatoriamente e que agradeço aos deuses do youtube por isso. O My Head is an Animal é um álbum suave, melódico e com músicas para todos os sentimentos - desde alegria a tristeza - num indie folk que eu confesso adorar.

Das séries a rever...

Nem sei por onde começar quando chegamos a este tema. Tenho imensa dificuldade a escolher as minhas favoritas, aquelas que revia sem pensar, mas estas três foram as que mais me conquistaram, de sempre. Stranger Things é, hands down, das melhores séries de 2016 (se não a melhor série). Um enredo cativante, um elenco de luxo e o primor na parte técnica fazem desta série um sucesso instantâneo. Seguidamente, a grandiosa história de Dr. Hannibal Lecter é das mais conhecidas de sempre e, apesar de saber do grande impacto que os filmes tinham causado, foi só com a série Hannibal que me tornei uma enorme seguidora desta história. Uma série pesada, dramática e cheia de twists (com um final surpreendente). Por fim, e para aliviar o ambiente ligeiramente pesado causado pelas anteriores séries - admito que adoro um bom drama misterioso - vem a minha série de comédia preferida de sempre. Friends é, tal como já disse, uma comédia muito leve, em que 6 amigos nos mostram o seu dia-a-dia ao longo dos anos. Mas não se deixem enganar! Não é por isso que não tem plot twists porque, acreditem em mim, tem.

Dos livros a reler...

Por fim, os três livros que, assim que li, subiram diretamente para o meu pódio. O primeiro desta lista que li foi o The Perks of Being a Wallflower, de Stephen Chbosky, e, desde aí, sempre que não sei o que ler, é aquele que eu agarro imediatamente. Um livro cheio de significado, com uma história relacionável, personagens incríveis que nos deixam com vontade de encontrar um grupo de amigos como eles. Orgulho e Preconceito, de Jane Austen, foi a segunda história que me deixou arrebatada. Um romance pouco convencional, com uma escrita sem precedentes que nos leva diretamente para o século XIX, para os costumes da sociedade aristocrática inglesa. Por fim, e aquele que me deixou mais tempo a refletir, Os Filhos da Droga, de Christiane F., uma autobiografia sobre um dos vícios mais aterradores: a droga e todas as suas consequências. Dono de uma frieza e uma realidade bem chocante, é um relato que não deixa ninguém indiferente.

Outros blogues que participam no ACMA

O que acharam da minha participação no ACMA? Gostam de alguns dos meus favoritos?

19 comentários so far

  1. Eu adorei o The Perks of Being a Wallflower (tanto que o nome do meu blog lhe faz referência) e acho uma ideia super gira rever e reler e voltar a ouvir coisas antigas.
    Beijinhos
    http://wallflowerbyines.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Adoro a ideia, adoro o post e adoro Friends :)

    ResponderEliminar
  3. O que me chamou mais atenção nesta publicação foram os livros e, dos que sugeriste, ainda não li o Pride and Prejudice - shame on me!!! - mas quero muito tratar disso em breve :)

    ResponderEliminar
  4. Os livros que indicaste estão todos na minha lista de livros a ler antes de morrer e Friends é a série da minha vida. Adorei!!!
    Beijinhos

    https://mycurlycraziness.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Adorei os teus favoritos! Principalmente os livros!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  6. Nunca li o The Perks of Being a Wallflowe, só vi mesmo o filme. Já ando há imenso tempo para o fazer

    Beijinhos
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Dessa lista maravilhosa o que conheço mais é o livro de Jane Austen. Adoro mesmo o livro, a historia, a forma como ela escreve... Tudo!
    As séries, tenho de ver Stranger Things, parece ser incrivel. Estas mini férias vou aproveitar bastante para repor tudo em ordem ;)

    Adorei as tuas escolhas! Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  8. Que boa ideia! Olha, eu ouvia os três álbuns contigo :D

    Jiji

    ResponderEliminar
  9. Revi-me em tantas das tuas escolhas *.* algumas, confesso, não conheço — mas as que conheço, conheço bem demais :) adoro Mumford&Sons, em particular esse álbum; friends é mesmo aquele 'clássico' mas fiquei sobretudo entusiasmada com Stranger Things! Comecei a ver a série sem grandes expectativas mas a verdade devorei-a em 2 tardes! Fiquei colada ao Netflix!

    um beijinho enorme*

    ResponderEliminar
  10. Gostei bastante do teu post e das escolhas que apresentas - muito interessantes e muito características!

    Um beijinho,
    Bia do Bookaholic.

    ResponderEliminar
  11. Oi Marli, achei o projeto tão interessante! Bom demais trazer um pouco de cultura para o mundo dos blogs, sensacional isso! E, de quebra, ainda ainda ganha muitas referências bacanas, né? Curti demais, vou visitar os outros blogs participantes!

    Um beijo! Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  12. Já tinha ouvido falar em todas as escolhas que fizeste, mas para ser sincera não conheço "a fundo" nenhuma, (eu sei, eu sei), pode ser que seja este ano! Na área da música gosto mais de pop, nas séries procuro o romance e nos livros, bom, esses leio qualquer um!

    http://primavera-estacional.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  13. Gostei das ideias. E, sem dúvida, que "Friends" é sempre uma série a rever!
    Beijinhos

    http://shesatcandyland.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Friends é para rever vezes sem conta! É impossível ficar cansada da série :)
    Beijinhos *

    http://chique-e-geek.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  15. Adoro tudo só para ser do contra ahah. :D
    Mas as séries, adorooo

    Beijinhos,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar
  16. excelentes ideias, principalmente das series. Friends é daquelas series que simplesmente nao cansam!!
    beijinhos, jess
    girlygirlsthinkpink.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Já li o "Filhos da Droga" e é um livro absolutamente incrível e inspirador, que nos mostra que há sempre volta a dar. Neste momento, estou a ler o "Orgulho e Preconceito", mas ainda não consigo ter uma opinião formada acerca dele.

    Beijinhos,
    inesmartinsxx.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  18. O projeto é muito giro e adorei o post :)
    Não conheço muitos dos 'nomes' que mencionas... Em termos de séries ando curiosa para ver Friends, por ter 'inspirado' o HIMYM, de que gosto muito, e me parecer muito agradável. Vi o filme correspondente ao livro 'The Perks of Being a Wallflower' e até achei engraçado, do Pride & Prejudice gostei mas não fiquei apaixonada e lembro-me do nome 'Filhos da Droga', mas não sei se já li... Tenho alguma ideia de conhecer a autobiografia!

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.