terça-feira, 8 de novembro de 2016

COMO MUDAR OS TEUS HÁBITOS ALIMENTARES QUANDO VIVES COM OS TEUS PAIS

Em todos os posts em que partilhei algumas sugestões de receitas e até de como adaptar a nossa alimentação para a tornar mais saudável e equilibrada, nunca tinha pensado num pormenor que é muito significativo: como é que, vivendo com os nossos familiares e comendo aquilo que eles cozinham para nós, podemos ter controlo sobre aquilo que ingerimos? Por isso decidi partilhar um pouco da minha experiência nesse assunto, uma vez que a minha jornada por escolhas mais saudáveis começou muito antes de viver sozinha e cozinhar as minhas próprias refeição.


1. Controla-te
Para mim, este passo é o mais importante de todos. Se não conseguires fugir das tentações que a despensa esconde, nada feito. No meu 8º ano estava com excesso de peso e decidi começar a cortar nos doces, bolachas, refrigerantes e tudo o que não fosse saudável para mim e para o meu corpo. Admito que não era nada fácil resistir àquele pacote de bolachas de chocolate na despensa ou ao sumo que estava sempre na mesa, em todas as refeições. Mas, ao longo do tempo, essa vontade vai passando e vamos conseguindo controlar melhor as nossas escolhas. Claro que, se cometerem um deslize de vez em quando, toda a gente perdoa!

2. Vai com os teus familiares ao supermercado
Este passo parece-me lógico. Se não acompanhares os teus familiares ao supermercado não sabes o que eles vão trazer nem podes, de certa forma, influenciá-lo. Por exemplo, se eles estiverem para trazer uma tablet de chocolate podes sempre intervir e perguntar "Precisamos mesmo disso?". Além disso, é uma forma de comprares aquilo que realmente queres comer, de certo que os teus familiares não se importarão de te comprar o que quer que seja (desde que seja algo a um preço razoável e que saibam que o vais realmente comer).

3. Educa-os
Nem sempre é fácil fazer pessoas mais velhas que tu, que durante muitos anos tiveram determinados hábitos alimentares, que deviam de alterar a sua dieta. Mas fazê-los entender que certas coisas são dispensáveis, como os refrigerantes ou as batatas fritas, ou que podem utilizar os mesmos produtos alimentares de uma forma diferente, como carne grelhada em vez de frita é meio caminho andado para o sucesso. Acima de tudo, tentares mostrar o teu ponto de vista, e pores em pratos limpos as tuas opções. Certamente que os teus familiares não te irão proibir de tomares um estilo de vida mais saudável.

Todas as dicas que eu dei adaptam-se a qualquer família e não apenas àquelas que só comem junk food. Aliás, isto não acontecia, de todo na minha família! Mas houve certos hábitos que eu tive que optar por alterar porque não eram benignos para a minha saúde física. Ainda assim, conseguia (e muito bem) comer tudo aquilo que os meus pais comiam nas refeições principais, porque eram refeições bastante equilibradas. Apenas houve mudanças mais significativas nos snacks e pequenos-almoços, em que as coisas menos saudáveis reinavam.

O que acharam das dicas que eu dei?

25 comentários so far

  1. Acho que se os ajudar-mos a perceber que nos faz bem e é para o nosso bem, todos acabam por se adaptar!
    Adorei as dicas :p

    Beijocas,
    ANDA DAÍ!

    ResponderEliminar
  2. Olha concordo contigo. Por isso é que muitas pessoas quando saem de casa emagrecem e ficam com uma melhor alimentação.

    ResponderEliminar
  3. Em último caso fazer comida à parte quando mais ninguém quer comer o mesmo que nós. Vivo com os meus pais, já o fiz, neste momento estou um pouco desleixada mas quero tentar voltar em força! Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. São óptimas dicas. Felizmente nunca tive esse problema em casa dos meus pais ^^
    Beijinho* Confissões de uma Pecadora by Valentina ||
    FACEBOOK ||
    Croquis - Home Decor

    ResponderEliminar
  5. são dicas muito úteis, eu já fiz uma dieta rigorosa e é preciso ter muita força de vontade para nos controlarmos... beijinho


    https://iispinklove.blogspot.pt
    https://www.facebook.com/ispinklove

    ResponderEliminar
  6. São ótimas dicas, e uso-as a todas! Vou sempre com os meus pais ao supermercado fazer as compras para me certificar que trago tudo o que necessito para ter uma alimentação saudável :)
    beijinhos
    abrunagandra.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Muito boas dicas apesar de eu já não viver com os meus pais na maioria do tempo.
    Beijinhos querida e o teu blog está super giro!

    Canal: https://www.youtube.com/channel/UCOE5zJG5RCpCAXjNt_hTaBA
    Blog: www.fifoquices.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Tentei todas estas dicas mas, pelo menos em casa do meu pai, nenhuma delas resultou. A minha solução é mesmo cozinhar para mim todos os dias. Deixei de comer o que eles comem.
    Kiss, Mariana Dezolt
    Messy Hair, Don’t Care

    ResponderEliminar
  9. Deste ótimas dicas, eu estou a tentar fazer tudo isso para uma alimentação melhor! É difícel mas consegue-se :) Beijinho!
    https://anacatarinamendess.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  10. Eu tentei disso tudo e nada resultou. Controlo-me muitas vezes, até porque no que toca a doces sou eu que compro os meus... mas depois desaparecem na mesma, como por obra do Espírito Santo. Não adianta ir ao supermercado com eles, porque tudo o que pensam em comprar, levam em dobro e... enfim, apesar de eu ter 24 anos, eles são os pais, são os "adultos" e fazem o que quiserem. O que me resta e consola é que eu deixei de beber leite por vontade própria e compro o meu substituto, deixei de comer fiambre de porco e felizmente eles adoptaram o mesmo hábito.
    Mas morar com os pais é super complicado, porque a cozinha é da mãe e conseguir mexer-lhe sozinha, sem opiniões extra, é um verdadeiro desafio x)

    let's do nothing today

    ResponderEliminar
  11. ótimas dicas. Por acaso, sofro desse problema. A alimentação dos meus pais é completamente diferente daquilo que gostava, mas tenho de lhes mostrar outra maneira de viver de forma mais saudável.
    Um beijinho,
    Sara M.

    new post http://sarameirelesthesnowwhite.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. preciso mesmo disso ! eu ando a tentar mudar aos poucos os meus habitos alimentares mas é muuuito complicado , ando a fazer de tudo para tal . Estas dicas vao me ajudar imenso :)
    Beijinhos ♡ O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  13. Gostei das dicas, beijinhos.
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  14. Educá-los nem sempre é fácil, como o dizes. Conseguir que cá em casa se tornasse hábito utilizar óleo de côco já foi ótimo :D Adorei as tuas dicas!
    beijinhos, The Fancy Cats

    ResponderEliminar
  15. Concordo contigo.:) Nem sempre é fácil, mas estas dicas podem ajudar muito.:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Adorei as dicas, é sério eu estava numa fase da minha vida que só comia porcaria, o post veio em ótima hora, amei ♥
    lravilla.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. Concordo com tudo :)

    http://fashionwalkinbrussels.blogspot.lu

    ResponderEliminar
  18. Ótimas dicas. Isto sempre foi um problema para mim e tenho que tentar contorná-lo.

    Go Cherry!

    ResponderEliminar
  19. Está muito bem pensado, este post! Nem sempre é fácil manter um estilo saudável quando dependemos de outras pessoas para nos alimentarmos, mas com essas dicas fica um pouco menos difícil :)

    ResponderEliminar
  20. Ótimas dicas linda! Por acaso tento fazer sempre aquilo que dizes, claro que há sempre deslizes.
    Beijinhos,
    Love is the new black

    ResponderEliminar
  21. Concordo contigo querida...

    Beijinho

    Www.moreeli.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.