sábado, 29 de outubro de 2016

SHARING // SPECTATOR GIRL EM ENTREVISTA

Gosto de apoiar aqueles que me são próximos e a melhor maneira que o consigo fazer é aqui no blog. A Mariana, ou Spectator Girl, é a minha colega de casa e uma verdadeira apaixonada por fotografia. Por isso, e com o intuito de partilhar um pouco da sua paixão com o mundo, decidiu criar uma página no instagram, onde podemos acompanhar todos os sítios que visita.
Mas nada melhor do que ela própria para vos falar um pouco daquilo que é o Spectator Girl, por isso decidi tornar esta partilha numa espécie de entrevista, em que, de uma forma descontraída, a Mariana nos conta um pouco do seu percurso enquanto amante de fotografia - e acreditem, só eu vi os olhos dela a brilhar de entusiasmo enquanto falava.




Onde surgiu o teu interesse por fotografia?

Quando eu andava no 5º ano começaram a aparecer os telemóveis com câmara fotográfica (sim, sou do tempo do Nokia 3310 e era aquele que eu tinha) e havia algumas amigas minhas que tinham esses telemóveis e me pediam para tirar fotografias. Como elas adoravam o resultado das minhas fotografias, comecei a ganhar-lhe o gosto e tudo começou por aí. 
Anos mais tarde comecei a partilhar no instagram fotografias que tirava. Às tantas as minhas amigas, primas e até alguns desconhecidos começaram a demonstrar interesse pelas minhas fotografias... inclusive tias minhas começaram a seguir a minha página de fotografia! Então, a minha mãe começou a achar que talvez esta "coisa" pela fotografia fosse algo que eu quereria/deveria explorar. E assim tive a minha primeira máquina digital, uma Canon Ixus 170 IS.

Tens algum tipo de formação em fotografia?
Apenas um pequeno workshop que fiz no Verão no Instituto Português de Fotografia. No fundo, esse workshop (de Técnica Fotográfica) deu-me algumas bases necessárias para dominar a câmara.

Qual o teu estilo de fotografia?
Eu não tenho um estilo de fotografia estabelecido. Gosto de fazer como me apetecer, até porque também gosto de misturar a fotografia de rua com a fotografia arquitectónica ou com street art, por exemplo! É conforme me dá na cabeça. O que gosto, capto.
Gosto especialmente de captar momentos ou situações reais da sociedade. As pessoas interessam-me e sou muito interessada por aquilo que são, pensam ou dizem. É também por isso que gosto de conhecer gente nova, sobretudo estrangeiros. Isso fascina-me.

Como acontece esse momento de captar um momento?
Vou para uma rua/local movimentado, com uma confusão incrível e fico por um sítio que me pareça bem para fazer uma fotografia. Depois, espero que a pessoa certa passe (isto quando quero juntar fotografia de arte com street art, por exemplo).
Também pode acontecer ir a andar na rua ou ir a algum sítio e ver algo que tinha mesmo que captar. Nesse casos, tiro logo a câmara e click.


[sobre a 2ª fotografia: "Eles iam a conversar e eu achei piada ao momento e click"]

Que equipamento utilizas para tirares as fotografias que postas no teu instagram?
Uso a minha câmara Canon Ref. EOS 1100D e, em raras situações, uso o meu Iphone 5C.

Que edições fazes nas tuas fotografias?
Boa pergunta! Muita gente me pergunta que filtros uso ao qual respondo: eu não uso filtros. Tento sempre manter a fotografia o mais natural possível, dou só um toque nas coisas básicas (contraste, sombra, etc) porque o que me interessa é focar uma situação em particular e, portanto, deve parecer o mais natural possível.

Andas sempre com a câmara atrás?
Normalmente sim, depende das situações. Se estiver numa fase em que estiver assim a tirar muitas fotografias, por exemplo às vezes vou passear mesmo para isso passo duas semanas sempre com a máquina na bolsa. Mas se estiver numa fase cheia de trabalhos e testes é um bocado impossível, tenho que me controlar [risos]. Mas sobretudo nos fins-de-semana tenho imensa vontade de fazer isso, tirar fotografias, para sair depois durante a semana.

Quem são as tuas inspirações?
São várias, mas sobretudo a Vivian Maier, sou completamente doida por ela. A maneira como ela capta o momento certo é incrível. Aconselho vivamente a verem um documentário sobre ela, o Finding Vivian Maier, porque ela é realmente extraordinária.



Há alguma fotografia que queiras partilhar connosco em especial
?
[Sobre a 1ª fotografia de cima] Gostei mesmo de tirar esta fotografia porque eram três pessoas no meio da Baixa de Coimbra e era uma coisa tão genuína e os três tão diferentes reunidos, concentrados, a jogar que achei aquilo fascinante. O banco onde um deles estava sentado era uma gaveta! [Sobre a 2ª fotografia de cima] Nesta fotografia o segurança veio ter comigo, no Museu del Prado (é proibido tirar fotografias), a dizer que eu tinha que apagar a fotografia e eu fingi que não percebia espanhol! [risos] Mas é que achei que ia dar uma fotografia incrível então arrisquei.

De que forma é que achas que as pessoas podem melhorar a sua técnica fotográfica em casa?
Há várias formas! Através da Internet, existe uma coisa maravilhosa que se chama tutoriais do youtube! [risos] Outra forma é através de livros. Há vários que ajudam, mas posso destacar três: a Fotografia Básica do Michael Langford, a Fotografia Digital (Curso Avançado) do Tom Ang e o Fotografia do Joel Santos.

Estás muito perto dos 1000 seguidores no instagram. Como reages ao bom feedback que tens recebido?
Pois é! Nem acredito! Claro, optimamente bem, como haveria de me sentir? [risos] Nunca imaginei chegar a estes likes sequer na minha vida, porque comecei com as minhas máquinas nada de especial e de 20 gostos passei a ter 150 gostos ou mais por fotografia. Mas é muito gratificante saber que há quase mil pessoas a "perder tempo" a ver e a seguir as minhas fotografias! Por isso, fico muito agradecida a todas elas porque a fotografia é mesmo aquilo que me completa.

Tens alguma coisa a acrescentar ou que queiras dizer aos novos aspirantes na fotografia?
É assim, eu penso que a fotografia é algo que te é muito pessoal, muito de cada um... eu posso achar incrível captar um par de namorados à beira mar e outra pessoa qualquer tirar fotografias a donuts e café. Hoje em dia, há um mar de gente a gostar de fotografia e de fazer coisas muito diversificadas, algumas até muito porreiras.
Acho que quem gosta a sério de fotografia não deve parar nunca de praticar e tentar evoluir. Eu, ao longo dos anos, sinto que tenho vindo a melhorar a vários níveis! Não só nas minhas câmaras [risos] como também tecnicamente.

Todas as fotografias foram retiradas da conta da Mariana, aqui.

De notar que já recebeu destaque nalgumas contas do instagram sobre fotografia, nomeadamente no Olhares de Coimbra, no Anonymous.pt e no Portugal em Filtros.

Depois de conhecerem um pouco mais o trabalho da Mariana, gostaram da entrevista? Seguiram-na?

17 comentários so far

  1. Muito bom este tipo de post e a "entrevista"!! Parabéns às duas! :)

    http://ruteritamaia.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a Mariana mas fiquei mega curiosa e vou já espreitar o trabalho dela!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderEliminar
  3. Vou seguir, adorei as fotografias dela :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  4. meu deus, que fotos lindas! Vou já já visitar no instagram dela e seguir. É raro ver amantes de fotografia que realmente sejam amantes do seu trabalho!

    thesandrafaela.blogspot.com

    ResponderEliminar
  5. Muito boa iniciativa, gostei muito... Beijinho para as duas :)

    ResponderEliminar
  6. Pelo que mostraste ela tira fotos lindíssimas :)
    Não a conhecia mas vou espreitar um pouco melhor o trabalho dela

    Beijinhos
    Daniela
    Blog Cidade do Pecado | Facebook | Instagram | Snapchat: cidadedopecado

    ResponderEliminar
  7. Gostei muito do facto de ajudares aqueles "mais pequenos" mas com grande talento. Continha assim.
    Beijinhos🌙😚 www.themooninmyroom.blogspot.pt"

    ResponderEliminar
  8. Ela tem fotos incríveis, adorei a ideia ♥

    ResponderEliminar
  9. As fotos são super maravilhosas!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Que fotografias incríveis, adorei o trabalho dela.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. A Mariana tem muito talento sem dúvida.:)

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  12. As fotografias estão lindas, basta um pouco de paciência, tempo e paixão para fotografias óptimas! Também sei bem o que é ser apaixonada por fotografia :)

    Beijinhos,
    Shades of a Girl

    ResponderEliminar
  13. Gostei taaaanto da fotografia do mar. Mesmo!

    ResponderEliminar
  14. Adorei as fotografias, não consegui resistir em seguir! Fizeste super bem em dar a conhecer a conta da Mariana e a entrevista está super profissional!

    Marta Rodrigues, Majestic

    PASSATEMPO LOLITA & LOLITA II DA KAT VON D NO BLOG!

    ResponderEliminar
  15. super interessante as fotografias da Mariana :) excelente iniciativa a tua. beijinho

    https://iispinklove.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  16. Gostei muito de ler a entrevista, parece-me que o gosto por fotografia surgiu muito naturalmente e que a Mariana foi talhada para isto! Adorei as fotos (claro) :)

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.