sábado, 16 de julho de 2016

O OUTRO LADO DA GUERRA DOS TRONOS

Para todos os que pensam que vou falar da série... esqueçam! Vou falar daquilo que originou a série: os livros do grande George R. R. Martin, autor da saga A Song of Ice and Fire, vulgarmente conhecida por Game of Thrones. Faço parte do grupo realmente pequeno de pessoas que apenas lê os livros, sem acompanhar a série. Tentei por diversas vezes começar a vê-la, mas acabo por me aborrecer por já saber o que se vai passar a seguir (ou por saber que aquela personagem acaba morta).


Esta saga conta com 3 linhas de história diferentes: a história dos Sete Reinos, onde a maior parte das personagens reside inicialmente, a Muralha e o exterior da Muralha, que ganha um grande destaque com o passar dos livros, e o Leste, onde uma das personagens centrais se vai desenvolver.  O livro é dividido em capítulos, cada um narrado por personagens diferentes, dependendo do desenrolar da acção e da sua importância na época específica. Conseguimos assim acompanhar a visão de cada personagem sobre determinado acontecimento, o seu crescimento, a sua felicidade e as suas angústias.  
Se não são fãs de livros de guerra, com imenso sangue e morte, estes 10 livros não são o ideal para vocês. Sem querer dar spoil a quem ainda não foi atingido pela febre de Game of Thrones e está interessado em começar a ler os livros ou a ver a série, há imensas personagens centrais que morrem ao longo do enredo, até aquelas que nos são mais queridas. Não há limites para a crueldade do George, sendo que nem sempre é fácil acompanhar todos os percalços na vida de uma personagem para chegarem àquele ponto. A vantagem disto é que vão aparecendo personagens novas, ou algumas que anteriormente eram secundárias passam a principais, o que traz uma lufada de ar fresco aos livros.

Como em todos os livros, há personagens que se gostam e há personagens que se detestam. Mas neste tipo de livros, isso é um grande problema. Porque, mesmo que não gostem de determinada personagem, têm que aguentar o seu capítulo! E, admito-vos, por vezes pode tornar-se um grande desafio (sim Daenerys, falo de ti e dos teus longos capítulos enfadonhos nos primeiros livros - entretanto tornaste-te mais interessante) mas a vontade de descobrir o que vai acontecer às vossas personagens preferidas dá vontade de continuar a ler e a rezar para que o George não as mate.
Outra coisa ridiculamente difícil de acompanhar inicialmente são a quantidade de nomes e localizações com que somos bombardeados. Mas, com o tempo, vão aprender que metade dessas personagens estão lá para encher chouriças, como se diz na minha terra; até porque quando alguma personagem é importante, recebe o devido destaque de forma a captar o leitor.


Acabei recentemente o 8º livro de 10 livros (em português, cada inglês divide-se em 2) e mal posso esperar por por as mãos no 9º livro, folheá-lo e descobrir o que andam a engendrar algumas das minhas personagens preferidas! Sem dúvida que é uma saga bem viciante, porque a curiosidade do que se vai passar a seguir é sempre enorme.

Resumindo, se gostam de uma boa saga e estão à procura de uma história trágica, com muita guerra, com excelentes plot twists à mistura e com o aparecimento constante de personagens novas, sempre com algo novo a acrescentar ao enredo inicial, estes livros são os indicados para vocês.

Ficaram curiosos com os livros? Acompanham a série?

12 comentários so far

  1. Adoro a série e foi por isso que decidi começar a ler os livros. Ainda só tenho o primeiro e ainda não o comecei a ler (a lista em espera é grande...), mas estou super curiosa! Sempre me contaram que os livros têm outro charme, além de mais detalhes e modificações. Quero ver se começo a ler brevemente!!
    Beijinho :)

    minimalhanger.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. A série pelo que me disseram já não está a seguir os livros ainda assim compreendo-te, eu só consigo ler os livros depois das séries porque são mais completos e ainda me conseguem surpreender mesmo sabendo a história. Já o contrário não consigo fazer

    http://ayellowrain.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  3. Confesso que não sou muito fã da série mas adorava ler os livros.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca li nem vi a série..
    Beijinhos
    Mia | https://my-world-vibes.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Eu tentei começar a ler o primeiro livro depois de ver a 3ª temporada da série... Simplesmente não consigo. Gostava de ter conhecido os livros antes da febre porque agora é-me difícil ler e saber já algumas coisas. :/

    Beijinhos, Brenda
    The Lonely Tree

    ResponderEliminar
  6. Eu vejo a série e adoro! Desafio-te a ver a série agora, uma vez que está a levar um rumo diferente dos livros. Talvez um dia leia os livros. kiss^^

    http://somerandomthoughtsandthings.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Wow, great post!

    http://www.lauramacij.com/2016/07/chaos.html

    ResponderEliminar
  8. Apenas vi as imagens e li o primeiro parágrafo do post e decidi que não iria ler mais que não quero apanhar spoiler.
    Finalmente, comecei a ler os livros! Sou tão fã da série e o desejo de começar a ler já vinha desde a 1ª temporadas, mas nem nunca tinha comprado os livros (porque, viciada em livros como sou, decidi que só comprava mais livros quando acabasse de ler os que já tinha), mas, o totó do meu melhor amigos, amobos somos megas fãs da séries, decidiu-me oferecer o primeiro livro e agora aqui estou eu... a amar os livros! <3

    xx, Edna
    Blog - Mercury Rose

    ResponderEliminar
  9. Já ouvi falar muito dessa série, mas nunca li nem vi :)

    http://quase-italiana.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Sou viciada na Série, infelizmente não tenho tanto tempo para ler como gostaria, pois sei que nos livros há sempre muito mais descrição do que aquela que é dada no pequeno ou grande ecrã, mas adoro :)

    ResponderEliminar
  11. Já eu, faço parte da pequena (pequenissima) minoria que não lê os livros nem vê a série. No entanto, confesso que fiquei curiosa em ler os livros, gosto imenso do género que descreveste! Parecem bons :)
    Kisses,
    Messy Hair, Don't Care

    ResponderEliminar
  12. Parece ser interessante os livros :)

    Beijocas,
    www.wordsofsophie.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.