quinta-feira, 3 de novembro de 2016

LITERATURA // A RAPARIGA NO COMBOIO

Não há forma de não deixar algumas das minhas escolhas literárias serem influenciadas pelos best-sellers e A Rapariga no Comboio, de Paula Hawkins, foi um deles. Com o orgulhoso título de Top de Vendas Nacionais e mais de 45000 exemplares vendidos só em Portugal, tinha mesmo que ler e também eu ter uma opinião desenvolvida sobre um dos grandes livros de 2015.


A história trata uma mulher, a Rachel, que todos os dias apanha o mesmo comboio de manhã, em direção a Londres e ao final da tarde, em direção a Ashbury, onde mora. Quase todos os dias esse mesmo comboio faz uma paragem de longa duração numa zona que é familiar a Rachel: onde ela outrora foi feliz; de todas as vezes que o comboio aí pára, Rachel observa uma casa pela qual tem um carinho especial: a casa da Jess e do Jason, um casal com uma vida feliz e com quem Rachel fantasia constantemente (pergunta-se o que estarão a fazer, o que comerão, o que será estar ali com eles). Até que, num certo dia, Rachel vê, através da janela do comboio, algo muito estranho nessa mesma casa e, a partir daí, a sua vida altera-se.

A personagem da Rachel é uma personagem que cativa deste o início do livro: uma personagem com claros problemas psíquicos, com obsessões muito estranhas e bastante misteriosa. Apenas com o desenrolar do livro é que conseguimos perceber realmente como a mente de Rachel funciona e todas as razões para aquilo em que ela se tornou: uma mulher sem objectivos, com um grave problema alcoólico e desleixada.


Toda a trama é narrada por três personagens diferentes: a Rachel, que narra a maioria dos acontecimentos, a Jess, a mulher da casa perfeita e uma terceira personagem. É também narrada como uma espécie de diário, em que apenas existem duas datas: a manhã e a tarde, as horas em que a Rachel se encontra no comboio. É uma história que se compreende facilmente mas que tem um quê de complexidade. Não considerei um cliché, aliás, o final acaba por nos surpreender imenso, porque não esperávamos aquele desenrolar da história. Foi um livro que li rapidamente porque está escrito de forma a que a nossa curiosidade não aguente mais: só queremos saber mais e mais: sobre as personagens, sobre a intriga, sobre tudo. Tornei-me uma autêntica coscuvilheira: queria saber mais e mais da vida passada da Rachel e da Jess e do Jason. Resumindo, é um livro que recomendo vivamente se gostam de histórias misteriosas com algumas reviravoltas no jogo.
Já leram este livro? O que acharam da minha review?

28 comentários so far

  1. Estou super curiosa relativamente ao filme! :)

    http://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  2. Comecei a ler o livro nem à uma semana, dois dias se nem tanto e estou super curiosa para o acabar. Cativa mesmo imenso!!

    Bejinhos,
    Shades of a Girl

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito do livro, já o li há algum tempo e também já fiz a review dele. COncordo contigo, é um livro bastante interessante, intenso e que se lê muito bem.
    GOstei do teu post ;).
    Beijinhos.

    misscokette.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Já li e lembro-me que gostei bastante! O final é que achei muito "sem graça" , achei que merecia melhor...
    Beijinho*

    http://anitaon.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Gostei muito de ler o livro :) ( e também fiz uma review dele).
    Muitas pessoas acharam o final previsível mas, tal como tu, também achei o final surpreendente.
    Beijinhos,
    Cherry
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar
  6. Eu não contava nada com o final. Li o livro e já fui ao cinema ver o filme. Aconselho por ser de leitura fácil e com uma história cativante.
    Beijinhoo
    RITISSIMA BLOG

    ResponderEliminar
  7. Não vou ler. Saiu o filme e sei que não lhe vou resistir muito mais tempo e não consigo ler livros depois de ver os filmes. Mesmo sendo diferentes, fiz isso apenas 2 vezes e fiz a jura que não voltaria a fazer.

    ResponderEliminar
  8. eu ja ouvi a falar muito muito desse livro, mas ele nunca despertou o meu interesse, pois gosto mais da literatura hore, que infelizmente não é muito popular ca em portugal
    o novo layout ficou um amor <3

    Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |

    ResponderEliminar
  9. Já ouvi falar muito bem do livro e agora fiquei mesmo com vontade de comprar :D
    Beijinhos
    www.beatrizcouto.com

    ResponderEliminar
  10. Eu pessoalmente gostei bastante do livro,mas que tenha odiado cada uma das personagens (pelas suas personalidades, porque pela escrita foram pensadas de forma brilhante).

    ResponderEliminar
  11. Eu já li o livro e amei!! Quero ver o filme!

    Beijinhos
    That Girl

    ResponderEliminar
  12. Já queria ler e depois de ler o teu post tenho mesmo de comprar.
    Beijocas

    http://lacarotevermelho.blogspot.com

    ResponderEliminar
  13. Quero imenso lê-lo :)

    Beijinhos
    http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/

    ResponderEliminar
  14. Eu li e vi o filme e este livro para mim foi extraordinário. O filme não foi propriamente fiel em alguns aspectos, mas surpreendeu-me imenso pela positiva!
    THE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //

    ResponderEliminar
  15. Já li quase há um ano e não acho mesmo nada de extraordinário...

    ResponderEliminar
  16. não li ainda mas está na minha lista de leituras próximas :) super ansiosa por conhecer a história. beijinho

    https://iispinklove.blogspot.com

    ResponderEliminar
  17. I just found your blog !! And I used google translator to read ( wish I speak Portuguese ) . This sound like a really good book
    X,abril
    The color palette

    ResponderEliminar
  18. Não li (tenho saudades de ter tempo para ler :( ), mas quero ver se vejo o filme, pelo menos!

    ResponderEliminar
  19. Já ouvi falar tanto deste livro, mas nunca o li, e a tua review suscitou-me bastante curiosidade. Fiquei com imensa vontade de o ler e de, posteriormente, ver o filme! (Vamos é ver se arranjo tempo para tal!)

    Um beijinho,
    http://inesmartinsxx.blogspot.pt/

    P.S. - Segui o teu blogue!

    ResponderEliminar
  20. O livro é brutal, levou me literalmente para dentro dele de tão intenso.

    OH, Carolina
    instagram: @carolinarfrancisco

    ResponderEliminar
  21. li o ano passado e posso dizer q foi dos melhores que li nos ultimos tempos, adorei mesmo! agora tou curiosa com o filme :p

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Este é daqueles livros que quero muitooooo ler, mas como eu vou sempre à biblioteca e raramente compro ainda tenho de esperar um bocadinho, também quero muito ver o filme como é claro mas o livro estou mesmo em pulgas.

    beijinho

    http://sweetdiyswithmaria.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  23. This seems like a really good read.. I love books so much.
    Would you like to follow each other on GFC?
    Please let me know on my blog and I will follow back as soon as possible!

    Glowyshoes's blog

    My Facebook

    Instagram

    ResponderEliminar
  24. Olá querida, por acaso estava bastant entusiasmada, mas com o filme. No entanto, depois desta review fiquei bastante curiosa. Já estou a seguir o blog, Beijinhos,
    Love is the new black

    ResponderEliminar
  25. Já ouvi falar imenso dele, mas acho que nunca tinha lido um resumo tão explicadinho como esse! Deixou-me cheia de curiosidade, claro :D

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.