sexta-feira, 30 de março de 2018

9 HORAS EM ESTRASBURGO

Se não me seguem no Instagram, não sabem que passei as primeiras semanas de Fevereiro na minha primeira grande viagem de amigas. O destino foi simples de decidir - uma delas encontrou-se no passado semestre de Erasmus na Alemanha e, portanto, a vontade de viajar aliada à vontade de nos reencontrarmos tornou o norte da Alemanha no destino ideal para o início deste 2018 recheado de viagens.

Se se estão a perguntar Mas porque é que ela foi a Estrasburgo, se não é na Alemanha? a resposta é simples. A cidade onde nos encontrávamos alojadas era relativamente perto da fronteira entre a França e a Alemanha e, consequentemente, perto da cidade. Portanto, era a oportunidade perfeita para conhecer Estrasburgo, uma cidade situada no leste de França que outrora pertencera à Alemanha e que prometia deixar-nos de boca aberta.

Apanhámos um Flixbus em direção a Estrasburgo bem cedo - ai, o que me custou levantar às 5h30 da manhã! - e partimos à aventura. Chegámos por volta das 10h30 e soubemos de imediato qual o primeiro destino, que era aquele com que todas andávamos a sonhar depois de pesquisarmos um pouco sobre a cidade - a bela Catedral de Notre Dame, a 6ª catedral mais alta do mundo com uma arquitectura tipicamente gótica. Roubando o spotlight a qualquer outro monumento da cidade, esta catedral é majestosa, super pormenorizada, imponente e complexa ao olhar.

O interior da Catedral de Notre Dame, surpreendentemente, é de livre acesso. No entanto, para subirem a torre e terem uma vista sobre a cidade têm que pagar - não me recordo do preço, mas sei que não era muito significativo. Aquilo que faz com que a Catedral sobressaia no seu interior são os vitrais incríveis, super coloridos e detalhados que podemos encontrar ao longo de todo o comprimento da mesma. Além disso, podemos encontrar o Relógio Astronómico no seu interior - que se encontrava, na altura, em reparações -, que é igualmente bonito.


Passámos uma boa hora dentro desta Catedral, a apreciar todos os detalhes e a absorver toda a magia  - e calor! - deste espaço realmente encantador no seu interior. De seguida, deslocámo-nos ao Posto de Turismo mais próximo para termos um mapa da cidade e ser mais simples encontrarmos os principais pontos turísticos da mesma. Passámos pela Praça de Gutemberg, com uma estátua do próprio no centro da mesma, na Igreja Protestante de St. Thomas, que estava a ter uma cerimónia de caridade quando entrámos por lá. Tudo isto enquanto estávamos a caminho do próximo destino...




... La Petite France! Considerado o centro histórico da cidade, esta zona é composta por imensas casas velhas tipicamente alemãs, com cores diversas e feitios semelhantes entre si - uma espécie de fotocópias uma das outras. No meio destas estruturas atravessa o rio III sobre o qual podemos caminhar através das inúmeras pontes que se encontram num curto espaço. A arquitectura das casas aliada com a familiaridade que este local transmite tornou-o muito agradável e diferente dos demais visitados até então. É um dos locais onde vale a pena perdermo-nos pelas diferentes ruelas, sem destino - coisa que fizémos, com todo o gosto.


De seguida, e estando a aproximar-nos da hora marcada para a nossa próxima aventura planeada, dirigimo-nos em direção à Catedral, ponto de começo, para embarcarmos - literalmente - nos pontos mais turísticos desta cidade. Como não podia deixar de ser, perdemo-nos por todas as ruas e ruelas que havia e conhecemos um pouco mais esta cidade francesa. Mas antes, e porque o nosso corpo gritava por café, parámos num espaço que nos pareceu muito agradável à primeira vista - o Pur etc. Um espaço moderno, com imensos produtos animal friendly e com uma vibe bastante descontraída. Mas, amigos, não se deixem enganar! Pagámos, e bem, por produtos que não eram nada de especial. É um sítio giro, mas que não recomendaria pela qualidade. De volta à estrada e com a carteira mais leve, seguimos caminho.


Algo que sabíamos que iríamos fazer nesta visita, por recomendação da mãe de duas das minhas colegas, era uma visita de barco pela cidade. A visita durou cerca de uma hora, passando pelos principais pontos da cidade tal como o Parlamento Europeu - que apenas vimos da janela do barco -, as várias catedrais, a barragem Vauban, imponente por si só, o Palais Rohan, residência de bispos e cardeais da casa de Rohan, enorme, alguns dos pontos que já tínhamos visitado a pé. A diferença? Tínhamos direito a uma explicação de todos os pontos na nossa língua mãe que tornou a viagem mais dinâmica e, sem dúvida, muito mais interessante. Ao contrário do que seria de esperar, esta viagem foi extremamente interessante e deu para aprendermos algumas coisas sobre os vários pontos principais da cidade que não saberíamos de outra forma. Tudo por um preço que, na minha opinião, não foi exagerado - 12 euros por adulto.


Por fim, e porque a hora de irmos embora estava quase a chegar, decidimos visitar alguns pontos dos quais tomámos tomámos conhecimento da sua existência por causa da visita de barco. Pusémo-nos, então, a caminho da zona mais citadina da cidade, que faz um grande contraste com a parte mais histórica da mesma. Apesar dos edifícios bastante elaborados e linhas semelhantes às anteriores, existe uma clara distinção entre as típicas casas alemãs com bonitos trabalhados em madeira e as casas francesas mais recentes. Visitámos ainda a Igreja de São Paulo, que estava fechada mas que tinha uma bonita entrada, semelhante às anteriores.


O tempo começou a ficar apertado e fizémos o mesmo percurso no sentido contrário. Passámos uma última vez pela maravilhosa Catedral, para nos despedirmos e rumarmos em direção a Mannheim, do qual vos falarei noutro dia diferente. Ficaram ainda alguns locais por visitar mais ao pormenor, como os inúmeros museus que a cidade acolhe, o Parlamento Europeu, a Universidade de Estrasburgo e ainda o Observatório. Mas o tempo estava a escassear e sinto que, mesmo faltando estes pontos, conseguimos ver os principais da cidade nesta visita curta, mas incrível.

Final thoughts? É uma cidade muito bonita, pela qual não dava nada - aliás, fiquei de pé atrás quando soube que íamos lá - mas que fiquei a adorar. Sem dúvida que vale a pena o pequeno desvio e que representa na perfeição França e Alemanha num só sítio, em simultâneo. O melhor - sendo eu miss forreta - é que para a visitar como deve ser não é preciso gastar-se imenso dinheiro, uma vez que as principais atrações não são de entrada paga - a não ser pelo barco, não paguei para entrar em qualquer outra Catedral ou espaço.

Alguma vez visitaram Estrasburgo? Ficaram curiosos?

6 comentários so far

  1. Visitei Estrasburgo quando estava no 12º ano, fiquei lá mais do que 9 horas, e ver todas estas imagens e histórias deixou-me imensamente nostálgica!! Ainda bem que adoraste, pois, realmente, é um local lindo!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  2. Nunca visitei, mas é um lugar bastante bonito, gostei de conhecer um pouco da tua viagem
    Beijinhos
    Novo post (Decoração De Unha) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Gostei muito da viagem, especialmente da companhia 🇫🇷😉

    ResponderEliminar
  4. Que fotografias tão bonitas e que vontade de lá irmos também...

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia, mas... que lindo!! Fiquei encantada!! E as tuas fotos estão incríveis.

    Beijinhos, Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  6. As fotografias estão tão lindas! Estou rendida à beleza da cidade <3.
    Beijinhos
    Blog: Life of Cherry

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.