terça-feira, 6 de março de 2018

LITERATURA // A RAPARIGA DE ISTAMBUL

De volta às leituras rotineiras e para preencher o tempo com qualidade, vi-me sem grande escolha - a preguiça de me levantar e ir à biblioteca em época de férias é gigante - o que me levou a que fosse vasculhar nas prateleiras da minha irmã por um livro para ler. Por entre livros que já li e livros que não são, de todo, nada interessantes - na minha perspectiva, pelo menos -, acabei por me deparar com este que despertou a minha atenção. A Rapariga de Istambul, de Nicole Dweck, apesar de não ter a capa esteticamente mais apelativa, prometia cruzar gerações, épocas e ser um romance bonito e pouco convencional.


Este livro começa por contar a história da família de D. Antónia, uma viúva rica que tem a seu encargo o sobrinho órfão e a sua única filha. Vivem os três em Lisboa, numa casa luxuosa e que esconde um segredo de família chocante. Quando convidada pela rainha para casar a sua filha com um nobre, vê-se obrigada a fugir para Istambul, onde tem contacto com o sultão Solimão, o Magnífico, que lhes oferece protecção. É aqui, em Istambul, com as próximas gerações deste trio que a trama se desenrola e que se dá uma história de amor proibido que atravessa gerações - e até séculos.

As personagens desta trama são muito ricas, desenvolvidas de uma forma muito caricata e muito adequada à época em que se encontram. Para além disso, a ligação entre os traços da personalidade das personagens ao longo da trama, através das várias épocas tratadas, é muito bonita de se observar. Existem pequenas nuances semelhantes nas personalidades de personagens que se cruzam ao longo dos anos e que tornam a cruzar-se, séculos depois. Seja por serem da mesma família ou por ser uma forma de recordarmos as gerações anteriores, foi uma escolha inteligente da autora e que deu uma riqueza superior ao desenrolar da trama. 



O facto de existirem constantemente personagens novas na trama leva a que exista um dinamismo e uma leveza a cada página que folheamos que, possivelmente, não existiria se mantivéssemos o trio original ao longo da história. Isto torna a leitura, sem dúvida, mais agradável e interessante.

Este livro foi um daqueles casos literários em que não criei qualquer expectativa - uma vez que era um livro que não tinha particular interesse em ler - mas que me surpreendeu a cada página que virava. Com imensas reviravoltas na história, algumas mais previsíveis que as anteriores mas com um final que, na minha opinião, não foi, de todo, espectável. Escrito de uma forma simples, com poucos artifícios mas de uma forma inteligente, lê-se rapidamente porque temos vontade de saber o que acontece a estas personagens que estão sempre a surgir. É um livro que recomendo, sem dúvida, para quem gosta de um romance pouco convencional e, claro, de um livro um pouco mais histórico.

Já tinham ouvido falar deste livro? Gostam deste tipo de histórias?

6 comentários so far

  1. Se tem história é o meu tipo de livros.
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelo teu comentário no meu blog. <3
    Gostei imenso do que escreveste sobre o livro, já o queria ler e agora fiquei com mais vontade, beijinhos!

    www.myfashionroutine.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. Acho que ia gostar dessa obra! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Ainda não tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei interessada e gostei da sua resenha :D

    https://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  5. Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei super curiosa!!
    Adorei o blog!
    Beijinhos,
    https://bysaravasconcellos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Gostei imenso desse livro. Realmente pela capa não parece nada de especial mas foi uma história que me prendeu bastante e que me surpreendeu pela positiva.

    Beijinhos

    https://miasteixeirapinto.wixsite.com/buongiorno

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.