quarta-feira, 14 de março de 2018

SÉRIES // TRANSPARENT

Sou uma seguidora atenta de cerimónias de premiação como os Óscares, os Globos de Ouro ou os Emmys. Gosto de saber quem são os actores que os críticos consideram melhores e ver os filmes e as séries que estão no auge para poder ter a minha própria opinião sobre as mesmas. Transparent foi uma das séries que encontrei nomeada recorrentemente ao longo dos anos como melhor série de comédia. Isso foi o suficiente para me deixar com alguma vontade de ver o que tratava e, assim, um pouco às cegas, liguei o computador e comecei a ver o que me reservava esta menina.

Esta série conta a história de Morton Pfefferman, um homem que, durante toda a sua vida, se identificou como mulher e que, apenas nos seus 60 anos decide assumir-se enquanto Maura à sua família e perante o mundo, passando a ser a mulher que sempre acreditou ser. Durante o desenrolar da série podemos acompanhar Maura no processo de transformação e a reação da sua família a esta mudança drástica.


Quando comecei a ver esta série, fiquei surpreendida com o quão cedo é revelada esta identidade de Maura, uma vez que poderia ter sido perdurada ao longo da série para aumentar a expectativa. Os três filhos desta personagem principal ficam a saber a poucos episódios do início da 1ª temporada e é extraordinário observar as diferentes reações àquilo que é um assunto pouco falado - a transexualidade. As pessoas muitas vezes não levam estes assuntos com a naturalidade que merecem porque não é algo que seja muito comum e que não é falado regularmente e, portanto, acho sempre de louvar quando uma série toca num assunto pouco trabalhado e pouco explorado.

As personagens desta história são emocionalmente cruas, ou seja, são transparentes - conjugando na perfeição com o título da série. Mostram os seus piores defeitos ao espectador desde o primeiro momento que aparecem no ecrã, o que torna esta uma das séries mais honestas que eu já assisti. À semelhança de Girls - série da qual vos falei AQUI -, é uma série que me deixa a odiar as personagens de uma forma inexplicável. O facto de estas serem tão egoístas, tão egocêntricas e tão frias dá-me comichões das fortes e deixa-me a questionar a humanidade - será que existem realmente pessoas assim no mundo? Posto isto, tenho que elogiar o facto de serem personagens construídas de uma forma impressionante e com uma complexidade admirável, com peculiaridades que fazem parte da sociedade de hoje em dia e que, muitas vezes, são escondidas pelas personagens criadas para serem perfeitas.

O facto das personagens serem tão diferentes entre si em conjugação com o guião brilhante fazem desta série uma excelente produção. A banda sonora e a qualidade de imagem são dois dos pontos que também tenho que destacar porque complementam na perfeição a aura relaxada e pouco dramática que a série tenta passar - apesar de tratar um assunto tabu -, com músicas maioritariamente acústicas, melodiosas e tons com menos contraste e mais suaves. Para além disso, a abertura e diversidade de assuntos tratados na mesma - para além da transsexualidade, trata temas como a homossexualidade, a solidão e o feminismo - fazem com que seja uma série que nos abre os olhos para a realidade de hoje em dia. Nem tudo é um mar de rosas e pessoas que aparentemente são felizes nem sempre o são - nunca sabemos o que está por detrás da máscara que usam todos os dias.

"I see you completely as I've never seen you before"

Já conheciam esta série? Acham importante as séries abordarem estas temáticas?

13 comentários so far

  1. Não conhecia, acho que nunca vi uma série de comédia, mas achei interessante :) beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Ainda não conhecia mas acho que o tema que aborda é super interessante. Estou curiosa para ver como conseguiram conjugar este tema com o fator da comédia!

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  3. Eu não conheço, talvez porque o género comédia não seja o meu favorito, mas pelo tua descrição e opinião parece-me ser bastante interessante :)

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia pois não sou muito adepta de comédias, mas pelo que li achei interessante e talvez vá assistir com o meu namorado que é louco por comédias xD ele sim vai amar! Beijinhos

    https://simply-neca.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  5. Admito que não conhecia, mas fiquei super curiosa! Não sou a maior fã de séries de comédias, mas acho que tendo a transexualidade como tema será muito boa!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  6. Uhhh, parece ser super interessante! Tenho estado um bocadinho apagada dos Emmys, nem sabia da existência desta série. Acho que vou começar a vê-la, toca num ponto bastante interessante e deve ser um bocadinho comédia-drama, não?

    Beijinhos,
    Sónia R. Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  7. I love your blog! If you want you can check out mine.I write about fashion,beauty and lifestyle. Maybe we can follow each other and be great blogger friends ❤

    http://herecomesajla.blogspot.ba/

    ResponderEliminar
  8. Deixaste-me super curiosa quando comparaste as sensações que as personagens te proporcionam às personagem de Girls. Para ser sincera, adoro séries que não me deixem indiferentes.. Fiquei super curiosa messssmo!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  9. fiquei bem curiosa
    https://retromaggie.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Meu Deus, simplesmente AMEI essa dica! Ainda não tinha ouvido falar dessa série, mas só pelo assunto que trata e pelos personagens serem bem reais eu já fiquei interessada, vou ver se assisto o piloto qualquer dia desses.
    Um beijão,
    Gabs | likegabs.blogspot.com ❥

    ResponderEliminar
  11. Desconhecia, mas parece super interessante :)

    http://carolinarodi.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.