terça-feira, 3 de abril de 2018

SÉRIES // BLACK MIRROR

Existem séries às quais é impossível escapar. Ou porque o hype em torno das mesmas é gigante, ou porque nos são recomendadas por todos os seres humanos deste planeta que já as viram ou porque simplesmente, seja ou não destino, passam a vida a cruzar as nossas pesquisas - este é o caso de Black Mirror. Esteve uma eternidade na minha watchlist e, finalmente, depois de longos meses, decidi envergar por este mundo tecnológico criado na série.

Esta série não tem uma linha de história fixa, pelo que se torna difícil de explicar a sua storyline. Cada episódio funciona de forma isolada e tem as suas próprias personagens e a sua própria trama - ou pelo menos somos levados a acreditar nisso, uma vez que existem ligações subtis entre todos os episódios. Cada história é bastante diferente, variando até no género, sendo algumas mais drama/ação e outras mais romance dramático mas têm todas um elemento comum - o avanço tecnológica, a tecnologia e os seus perigos inerentes.


Esta série saltou do patamar de série nova para o meu top de séries de eleição num ápice - bastou-me ver o primeiro episódio para ficar encantada pela mesma. A produção desta série é elaborada, o elenco para cada episódio de uma excelência incrível - apesar de não serem, na sua maioria, atores muito conhecidos - e uma narrativa de uma originalidade e qualidade que não consigo descrever. Cada episódio faz-nos sentir que estamos a ver filmes de curta duração com acontecimentos rápidos, chocantes e mais atuais do que aquilo que queremos acreditar. 

É uma daquelas séries que nos deixa a pensar imenso, depois de cada episódio. A tecnologia apresentada nesta série é realmente assustadora, na sua maioria, e deixa-me com vontade de recusar qualquer tecnologia e ir viver para o meio do monte - ou, pelo menos, com vontade de utilizar menos dispositivos tecnológicos. A verdade é que esta série é um espelho daquilo para que caminhamos e os perigos da tecnologia são maiores do que aquilo que nos apercebemos.  É uma série que nos deixa a refletir naquilo que o ser humano se está a tornar. Estamos demasiado conectados ao virtual e existe uma constante necessidade de aprovação por parte de desconhecidos, como se aquilo que estamos a fazer apenas fosse validado pela exposição na internet.

Acho mais do que óbvio que recomendo esta série. É muito mais do que uma série de ficção científica, tecnológica. Mostra, entre tantos outros assuntos, a emoção humana, mostra o lado negro do ser humano, trata assuntos como a solidão, a morte, a necessidade de atenção, a homossexualidade. Já me ri com esta série, já chorei com esta série e já me assustei com esta série - sendo este último uma constante. Uma vez que não segue uma linha histórica, podem ver qualquer episódio que vos pareça mais interessante, mas eu aconselho a que vejam tudo seguido para poderem acompanhar as várias conexões entre episódios e os pequenos detalhes que se repetem ao longo da narrativa de cada episódio. 

"I don't want to like anyone. So you've been just... totally fucking incovinient."


Também se assustam com os avanços tecnológicos? Já viram Black Mirror?

11 comentários so far

  1. Fiquei totalmente viciada nesta série. É uma chapada de realidade, sendo ficção! A mim levou-me a repensar sem dúvida na minha relação com as redes sociais!
    Beijinhooo
    Ritissima Blog

    ResponderEliminar
  2. Os avanços tecnológicos são mesmo assustadores. É chocante ver o lado negro da tecnologia e o que ela nos pode levar a fazer. Tenho visto alguns documentários e fico sem palavras. Até aquela rôbot que é a primeira com aspeto humano que agora até aparece nos anúncios da MEO me fazem pensar... Ela é a primeira mas isso significa que daqui a uns anos ela vai deixar de ser a primeira. Eu nunca vi a série, mas claro que já tinha ouvido falar. Não a cheguei a ver pela simples razão de ter medo do que lá eles mostram ser a realidade. Mas vou colocá-la na minha watchlist!

    Blog: http://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: http://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. Já vi todos os episódios da série e, tal como a ti, bastaram poucos episódios para se tornar numa das minhas séries favoritas. É tão realista e verdadeiro que até assusta e atormenta.
    Tambem recomendo a todos a verem a series pois realmente nos ensina bastante!

    Beijinhos !
    BLACK RAINBOW

    ResponderEliminar
  4. Eu já vi todos os episódios desta série, cada episódio é de ficar com os olhos abertos e queixo caído.
    Espero que façam muitas temporadas :D

    ResponderEliminar
  5. Isto é um dos meus medos de estimação. E, assim sendo, é fácil de perceber que tenho uma relação amor-ódio com esta série! Acho-a brutal, com ideias brilhantes e uma produção espectacular, mas no fim de cada episódio fico sempre parada durante 5 minutos a olhar para o vazio. Porque é tudo tão real e possível que nos faz questionar tudo o que andamos a fazer...é assustador. Por isso reservo-a para dias em que estou particularmente bem disposta, para não me ir abaixo :p é mesmo interessante!

    Jiji

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho estado a ver a série e confesso que há episódios que me perturbam genuinamente. A primeira season mexeu de uma maneira tão grande comigo (especialmente os primeiros dois episódios) que fiquei quase um mês a remoer antes de iniciar a segunda. Especialmente para nós que trabalhamos no meio digital!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  7. Nunca vi e agora ando completamente viciada em Riverdale!!! Talvez quando acabar esta série dê uma vista de olhos a Black Mirror!
    Excelente post
    Beijinhos,

    Girly World ♥ | Último post | Instagram

    ResponderEliminar
  8. Eu simplesmente amo essa sério.
    Recomendo para todos ♥

    Beijo!
    Coruja Doce Blog

    ResponderEliminar
  9. Esta série ainda não vi! Actualmente ando a ver La casa de papel!
    Beijinho e obrigada pela visita e comentário :)

    https://sosweetgirlythings.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. black mirror é uma dadiva!!!
    aconselho utopia tb!

    https://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.