quarta-feira, 10 de outubro de 2018

4 Artistas femininas que tens que conhecer

Conheço semanalmente dezenas de artistas diferentes, seja por curiosidade despertada por publicações de amigos, por pesquisas próprias nos cantos obscuros do Spotify ou porque o Youtube gosta de me mostrar coisas novas com a famosa reprodução automática. No entanto, e como a seleção natural atua em qualquer um dos ramos da nossa vida, no meio de todos estes artistas que passam pelos meus ouvidos - e ouvidos dos meus vizinhos, visto que não costumo utilizar fones para ouvir nada dentro de casa -, apenas alguns me cativam e se mantêm na minha memória para revisitar mais tarde.

De entre as inúmeras artistas que conheci recentemente, destaco as quatro artistas femininas que hoje vos apresento - a Lucy Rose, a Jorja Smith, a Billie Eilish e a Mahalia. Seja pelas suas vozes, diferentes entre si mas todas angelicais, ou pelo carisma que apresentam enquanto actuam - desde a mais envergonhada mas querida até à mais descontraída -, estas artistas conquistaram-me praticamente desde o momento em que as ouvi pela primeira vez e ganharam um lugar no meu coração - e, depois disto, espero que no vosso.

LUCY ROSE

A primeira artista de que vos falo é também aquela que conheço à mais tempo e que mais admiro. O timbre doce da Lucy Rose conquista-me a cada canção que ouço dela e o facto de qualquer uma das canções dela soarem tão bem - ou melhor - com uma guitarra nos seus braços fazem com que seja o meu tipo de artista automaticamente. Uma voz muito calma mas muito rica, com um alcance vocal que não é muito impressionante mas que nos aquece o coração. A sua música soa como se ela nos tivesse a sussurrar ao ouvido aquilo que quer e nós, ouvintes, agradecemos e sorrimos perante a doçura de uma voz de princesa.


JORJA SMITH

Desde o primeiro momento em que ouvi a voz da Jorja Smith que ela não sai das minhas playlists diárias. Não é segredo nenhum que eu gosto de uma boa voz, que seja forte mas que não tenha demasiado exageros vocais. Afinal de contas, menos é mais, seja no nosso estilo ou nas músicas que ouvimos no nosso dia-a-dia. E, portanto, não foi difícil de me apaixonar pelo soul na sua voz, pelo timbre muito próprio dela, ligeiramente nasalado, pelas batidas ritmadas e características de um cruzamento entre a música pop e um R&B pouco comercial e pela forma serena como se apresenta em palco em qualquer uma das suas atuações.


BILLIE EILISH

A terceira da lista foi um belo acaso do shuffle do youtube. A Billie Eilish apareceu-me em reprodução automática após a estrondosa Jorja Smith. Mas, mesmo vindo depois de uma voz poderosa como a da Jorja, conquistou-me de imediato pelos seus vocais diferentes, muito respirados e pelo alcance vocal incrível que tem, ainda que bastante encoberto nas suas canções que tocam o indie. Não sendo de grandes gritos, conquista-nos essencialmente pela diferença no timbre suspirado e, mais uma vez, pela sua atitude relaxada em qualquer uma das suas atuações. Com apenas um álbum lançado - o don't smile at me -, é a artista que temos que manter debaixo de olho porque está em ascensão ao topo.


MAHALIA

A última da lista foi um daqueles casos em que primeiro se estranha, depois se entranha. A primeira vez que ouvi a música que partilho com vocês não consegui gostar do timbre da Mahalia por ser tão rico e diferente daquilo que, hoje em dia, se ouve e é considerado bonito. No entanto, sabia que ali havia algo que me cativava porque, involuntariamente, continuava a carregar no replay. Com um timbre mais grave que qualquer uma das cantoras mencionadas, ela impressiona pelo estilo musical que representa - uma mistura de R&B com rap cantado. Com batidas carregadas mas descontraídas, é uma lufada de ar fresco no cruzamento entre estilos e na voz nada forçada.


Já conheciam alguma destas artistas? Qual delas foi a vossa favorita?

2 comentários so far

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.