segunda-feira, 1 de outubro de 2018

Os últimos 6 filmes que vi


LOVE, SIMON
O primeiro filme desta lista é um daqueles que nos aquece o coração pela temática. Este filme tem corrido as bocas do mundo por abordar um assunto que hoje em dia é muito comum - a homossexualidade. Este conta a história de Simon, um rapaz do ensino secundário que leva uma vida normal mas que esconde uma particularidade sobre si a todos os que o rodeiam. Simon começa a comunicar com um rapaz por e-mail de quem ele não conhece a verdadeira identidade e a quem não revela o seu verdadeiro nome. O problema é quando a relação dos dois começa a desenvolver-se cada vez mais e a procura pelo rapaz mistério na vida real começa. É óbvio que a premissa deste filme é simples e previsível. No entanto, é impossível não nos deixarmos apaixonar pela personagem principal e pela dificuldade que ele sente em dizer o que realmente sente aos seus amigos mais próximos e à sua família, mesmo sendo eles muito compreensivos. Não posso deixar de referir que as prestações dos actores não me impressionaram, de todo, sendo que o filme seria de um impacto muito maior se tivessem tornado as suas personagens um pouco mais complexas. É um bom filme de domingo à tarde, para ver aconchegados nos cobertores com uma caneca na mão enquanto chove, mas não passa disso.

- TRAILER AQUI -

COCO
Sim, eu sei. Cheguei tarde à festa que é este novo filme da Disney e da Pixar. Mas, tal como já vos disse algumas vezes, eu preciso de algum tempo para digerir as minhas previsões de quão bom um filme vai ser. E, no caso do Coco, eu sabia que tinha sido atingido o jackpot quanto aos filmes de animação. Este filme conta a história da família de Miguel, um rapaz proveniente de uma longa linhagem de sapateiros que sonha seguir uma carreira musical, apesar da sua família não ser de acordo com tal. Tenho que admitir que terminei o filme lavada em lágrimas, com um quentinho no coração que há muito um filme não me fazia sentir. Seja pela forma como o Miguel luta pelos seus sonhos independentemente daquilo que os outros acreditam ou pelo carinho que é possível sentir que existe entre os seus familiares, esta animação está feita de uma forma incrível e superou as minhas expectativas - que estavam altíssimas, devo dizer. As músicas enquadram-se na perfeição com a temática do filme e o background cultural por detrás de cada momento do filme é interessante de conhecer. Acho que a mensagem mais importante a retirar do filme, no entanto, é o valor da família na nossa vida e que nunca devemos de nos esquecer daqueles que nos são mais próximos, independentemente das ações menos boas que eles possam tomar nalgum momento das suas vidas.

- TRAILER AQUI -


TO ALL THE BOYS I'VE LOVED BEFORE
O primeiro filme desta seleção de filmes produzido pela Netflix conta a história de Laura Jean, uma rapariga que, de cada vez que se apaixona por alguém, escreve uma carta declarando-se a essa pessoa. No entanto, ela nunca chega a enviar as cartas para os seus destinatários, até ao dia em que isso muda, contra a sua vontade. Este é o típico filme de adolescente, em que a rapariga tímida, socially awkward - mas que acaba por não o ser assim tanto - e que nunca teve namorado de repente se vê envolvida numa intriga com as pessoas mais populares da escola. Um filme que é leve que acaba por ser um pouco cliché, com uma premissa simples mas que nos deixa com um sorriso nos lábios por vermos a rapariga outrora tímida desabrochar numa personalidade forte, cómica e muito bonita. Além disso, é giro observar a forma que uma pequena ação altera a forma de estar de todas as personagens e as peripécias que se desenrolam por causa de uma simples carta de amor.

- TRAILER AQUI -

SIERRA BURGESS IS A LOSER
Como é possível perceber tanto pelo trailer como pela capa em si, este filme é mais uma história de adolescentes, tal como o anterior. Desta vez a protagonista é Sierra, uma rapariga do secundário simples que começa a receber mensagens de um rapaz que ela não conhece, mas por quem se apaixona. O pior? As mensagens não eram direccionadas para ela, mas sim para a rapariga mais popular da escola. Sierra fica com uma escolha sobre as suas mãos - conta tudo e arrisca que o rapaz perca o interesse em si, ou faz-se passar por a tal rapariga. Mais uma vez, este filme é bastante simples mas, ao contrário do anterior, não é Sierra que me deixa impressionada mas sim Veronica, a rapariga popular, que acaba por revelar uma personalidade excelente por detrás da máscara. Uma história de amizade, lealdade e algum drama pela mistura. No entanto, não posso deixar de mencionar que muito daquilo que é demonstrado neste filme não é, de todo, correto e não deveria de ser exibido como um comportamento normal entre adolescentes. É importante saber fazer uma distinção entre aquilo que é a realidade e aquilo que é ficção e daquilo que podemos fazer ou não à pessoa por quem estamos interessados.

- TRAILER AQUI -


CLOCKWORK ORANGE
De todos, este é o filme que mais estava ansiosa para ver. Tenho imenso medo de filmes de terror ou thriller e, portanto, estava sempre a adiar assistir a este clássico do cinema por esse mesmo motivo. No entanto, não poderia estar mais enganada quanto à natureza deste filme. A premissa é simples. Alex é um jovem adulto que lidera um grupo composto por quatro rapazes que cometem uma série de graves crimes consecutivos até que, finalmente, enfrenta as consequências das suas acções. Por esta descrição parece simples e sem grande genialidade por trás. Pois bem, enganem-se. Esta longa-metragem é de uma qualidade ímpar. A abordagem aos temas que ainda hoje são tabus como a violação, a violência extrema impiedosa ou o abuso de poder por parte de figuras autoritárias é feita de uma forma muito inteligente. É atroz observar a jornada de Alex através do seu percurso turbulento - sendo o mais assustador, para mim, o facto de criarmos uma certa empatia com uma personagem tão perturbada psicologicamente e com uns ideais tão distintos dos nossos. Além disso, o contraste da banda sonora clássica com as cenas de uma violência atroz é pavorosamente brilhante e o filme foi pensado de uma forma incrível. Merece o seu lugar enquanto clássico e merece todas as menções honrosas com as quais já me tinha cruzado a respeito do mesmo.

- TRAILER AQUI -

ME, EARL AND THE DYING GIRL
Da lista, o filme mais hipster. Admito que este filme estava na minha watchlist há imenso tempo - aliás, há demasiado tempo. E, agora que chegou o dia de finalmente saber aquilo que os críticos elogiavam, posso tecer uma opinião própria. O nome deste filme é bastante explicito por si só. Este é narrado por Greg, um rapaz que se exclui propositadamente de qualquer grupo da sua escola secundária e que passa o seu tempo a recriar antigos clássicos do cinema americano sob a forma de paródias juntamente com o seu único amigo - ao qual ele não gosta de chamar assim - Earl. Forçado pela sua família, Greg vê-se obrigado a visitar Rachel, uma rapariga com leucemia com quem não tinha qualquer relação mas por quem desenvolve uma forte amizade. Como seria de esperar, este filme é amoroso mas não me encheu as medidas. Apesar de ser muito bonito assistir ao desabrochar de uma forte amizade e assistir ao sofrimento de todos os envolvidos na doença de Rachel e na sua jornada para melhorar, acaba por se tornar um pouco previsível aquilo que vai acontecer - apesar de sermos dissuadidos disso desde o primeiro momento. É um filme que recomendo para quem procura um filme de adolescência dramático mas sem cair em exageros - com um ligeiro toque cómico.

- TRAILER AQUI -

De todos, já assistiram a algum? Qual é o vosso favorito da lista?

6 comentários so far

  1. De todos estes só vi o Coco e o Clockwork. Adorei o Coco, chorei baba e ranho! Quanto ao Clockwork nem há palavras, dos meus favoritos <3

    Beijinhos, Catarina | Blog // Instagram // Facebook // Bloglovin’

    ResponderEliminar
  2. Destes todos, só vi o Clockwork Orange - and damn, what a movie! Acho que o mais perturbador é mesmo a forma como somos conduzidos a sentir empatia com o Alex. Faz-nos repensar todas as noções de bem e mal que temos na nossa cabeça - mas, confesso, tive que ver o filme duas ou três vezes até conseguir apanhar tudo sem ficar embasbacada com a sua violência! Os restantes, estão todos na minha lista "a ver", por uma razão ou outra :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  3. Vi o Coco e o Me and Earl and the dying girl e partilho da tua opinião sobre os dois ;)

    ResponderEliminar
  4. Já vi o "Coco" e adorei! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. Desses filmes todos só vi o Love, Simon, mas muitos deles andam na minha lista para ver assim que conseguir um tempinho disponível! Não conhecia essa último, mas já foi adicionado à listinha.
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  6. De todos ainda só vi o Coco e é daquelas animações que toda a gente gosta e se identifica! Fiquei foi super curiosa com o Me and Earl and the dying girl, já está apontado :D
    Beijinhos <3

    www.losingmamind.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.