quinta-feira, 21 de junho de 2018

Literatura // One Day

Não costumo de gostar de ler livros depois de ver o filme que lhe dá forma. Não gosto de saber aquilo que vai acontecer e não gosto, definitivamente, de comprovar que o filme está muito aquém daquilo que o livro é - fico triste por não se conseguir reproduzir visualmente aquilo que é tão belo por palavras. No entanto, o One Day do David Nicholls foi excepção. Quando vi o filme, que passou diretamente para a minha lista de favoritos, sabia que tinha que ler o livro que tinha dado origem àquela maravilha para, mais uma vez, comprovar essa regra e apaixonar-me pela escrita deste autor.

No entanto, deixei na prateleira este livro durante longos anos após mo oferecerem. Por saber o que ia acontecer no decorrer da história, por saber que me ia apertar o coração novamente e por saber que me iria apaixonar novamente pelas personagens principais, resolvi esperar que fosse o momento certo para o ler... e esse momento finalmente chegou.

Fotografia por: @themreadsbooks

One Day conta a história de Emma e Dexter, duas pessoas que se conhecem no dia da sua formatura e, após passarem uma longa noite juntos de conversa sobre os mais variados temas, se tornam grandes amigos. Durante o livro acompanhamos a evolução destas personagens com o decorrer do tempo e a forma como a sua amizade prevalece sempre, independentemente das circunstâncias diferentes em que os dois estão inseridos.

Tal como é de prever logo no início do livro, existirá uma relação próxima entre os dois. No entanto, não se deixem enganar quando pensam que isto irá tornar-se uma relação amorosa num ápice, sem quaisquer dificuldades e atribulações pelo meio. Este livro é do mais real possível. Fala de amores não correspondidos, do problema que a possibilidade de arruinar uma amizade em prol de um romance fugaz, os dissabores da vida, a morte de parentes, uma amizade que, apesar de forte, toma rumos diferentes, entre outros temas. Não pinta o mundo de cor-de-rosa mas mostra-o de uma forma simples, real e bastante crua.

As personagens principais são capazes de nos levar a um extremo de sensações. Se nos apaixonamos intuitivamente pela inteligência e humor da Emma, odiamos a faceta de pinga-amor do Dexter e desejamos que ele abra os olhos para a realidade. Simultaneamente a isso, sentimos empatia por aquilo que ele passou ao longo da sua vida e desejamos que a Emma abra os olhos e não pense tanto em si mesma. Conseguimos ver tanto defeitos como qualidades em ambas as personagens, sendo por isso fácil compreendermos a sua maneira de pensar e saber aquilo que os levou a tomar determinada ação. No entanto, e apesar de ter gostado das duas personagens, o Dexter por vezes me levou a momentos de raiva perante as suas atitude e só me deixou apaixonar-me por ele nas últimas páginas do livro, confesso.

Tenho também que confessar que gostei tanto do filme como gostei do livro. Está bastante fiel à obra original, sendo que, claramente, é mais detalhada a história das duas personagens na versão literária. O facto de acompanharmos o crescimento e amadurecimento destas duas personagens torna a leitura interessante e faz com que tenhamos curiosidade de ver como se desenvolvem as mesmas. É uma leitura simples e relativamente rápida para uma espécie de romance bastante realista. Preparem-se para ficarem com os corações bem apertados pelas escolhas do Dexter e da Emma e por verem esta amizade sofrer alterações ao longo dos anos que não esperavam.

Já tinham ouvido falar deste livro? Já viram o filme ou leram o livro?

7 comentários so far

  1. Nunca tinha ouvido falar nem do livro, nem do filme, mas deixaste-me bastante curiosa! Vou adicionar ambos à lista :)

    Beijinhos,
    Ensaio Sobre o Desassossego

    ResponderEliminar
  2. Vi o filme e é um dos meus favoritos embora seja tão triste... Talvez me aventure a ler o livro qualquer dia :) *

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia, mas deixaste-me curiosa! :P

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Nunca tinha ouvido falar do livro ou do filme.. Mas parece ser interessante..
    Raramente vejo o filme, depois do livro, há sempre pormenores que são deixados de lado..
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Li o livro e depois vi o filme. Prefiro sempre os livros e aconteceu o mesmo com este. Uma das frases que mais gosto na vida, aparecer no início deste livro:

    “- Acho que o importante é fazer alguma diferença – disse ela. – Mudar realmente alguma coisa, percebes? – O quê, tipo “mudar o mundo”, é isso? – Não o mundo inteiro! Só aquele bocadinho à tua volta.”

    https://andreiamoita.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.