quinta-feira, 4 de janeiro de 2018

LITERATURA // LICENCIEI-ME E AGORA?

Existe um receio que tenho associado automaticamente ao fim do meu percurso académico - no meu caso, ao fim do mestrado - que é o passo seguinte. O que fazer quando terminar esta caminhada de 17 longos anos de estudo. Como lidar com a transição entre os meus dias de estudante, em que estudava a toda a hora mas só tinha que satisfazer as minhas próprias exigências, e os meus dias de trabalhadora, em que existem determinados horários a cumprir e metas fixas a atingir, em que estamos sob a alçada de alguém num cargo superior ao nosso. Todo o contexto profissional me assusta muito, confesso, porque sinto que ainda tenho muito para aprender e muito a desenvolver tanto nas competências técnicas como enquanto pessoa.

Portanto, quando fui contactada pela querida Catarina Alves de Sousa, do Joan of July, para receber uma cópia do seu primeiro livro, o Licenciei-me e Agora?, soube que seria a forma ideal de acalmar um pouco este receio que tenho acerca do próximo passo na minha vida e de, também, aprender um pouco de como devo apresentar-me perante a possibilidade de emprego.



Este livro é um guia prático para aquilo que acontece após o término da licenciatura e aquilo que vamos ter que enfrentar aquando o mesmo. Muito simples mas cheio de dicas interessantes não só para aqueles que procuram emprego - por exemplo, como nos posicionarmos numa entrevista de emprego, onde procurar os melhores empregos na nossa área - mas também como quem procura experiências diferentes para além da procura de emprego - escrever para uma revista ou começar um blog são duas das muitas coisas que a Catarina sugere como hobbies. Está impecavelmente dividido em capítulos com cada tema específico - por exemplo, como criares um CV, survival job vs dream job, entre outros - para tornar a leitura e re-leitura o mais simples possível.

Intercalado com todas estas dicas preciosas, podemos acompanhar a experiência na primeira pessoa da Catarina e, também, a de alguns convidados em determinados tópicos específicos. Isto torna toda a leitura mais real e permite-nos comprovar que efetivamente aquilo que a autora recomenda funciona.


Para mim, enquanto aluna de Ciências e, consequentemente, de um curso mais científico, senti que algumas dicas eram mais direcionadas para todos os que são de Línguas ou de cursos mais artísticos. Ainda assim, acho uma leitura importante para desmistificar aquilo que é a entrada para o mundo do trabalho e para nos inspirar a arregaçar as mangas e pôr mãos à obra. Recomendo vivamente a todos aqueles que já saíram da licenciatura e se sentem sem paraquedas ou para aqueles, mesmo licenciados há algum tempo, procuram um novo rumo para a sua vida e um novo emprego.

O livro foi-me enviado pela autora. No entanto, todas as opiniões são pessoais e imparciais.

Já são licenciadas? Qual foi a maior dificuldade pela qual passaram quando saíram da universidade?

10 comentários so far

  1. Infelizmente, como não me licenciei não me identifico com o tema, mas identifico-me com a ansiedade de entrar no mercado de trabalho. Também passei um pouco por isso, porém acho a transição uma coisa muito natural. Vai correr bem, com certeza babe!

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Instagram

    ResponderEliminar
  2. Também comprei o livro da Catarina e acho-o do mais útil que pode haver. Entretanto, já o emprestei a dois amigos e também eles adoraram e disseram que tinha muitas dicas úteis para qualquer pessoa à procura de trabalho. O livro fala-nos de um mundo pós-licenciatura, mas a verdade é que se aplica a qualquer pessoa em qualquer fase da vida, com dicas super úteis na forma como nos arranjamos em entrevistas de emprego, sobre como arranjar oportunidades através de networking, etc. Definitivamente uma óptima compra para quem se encontra nesse patamar, que foi - e ainda é - o meu caso :)

    Beijinhos,
    Sónia Rodrigues Pinto
    By the Library

    ResponderEliminar
  3. Já passei essa fase e felizmente tenho estabilidade e gosto do que faço, mas comprei o livro da Cat e estou a começar a ler agora: tal como no blog dela, estou a gostar imenso da forma acessível como aborda os assuntos!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Não conhecia o livro mas já passei pela fase do final de curso e de ficar sem saber o que fazer. Acho que é um livro muito bem pensado e que muitos estudantes deviam ler, assim como eu que fiquei super curiosa com o seu conteúdo. Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia o livro, mas creio que seria uma boa aposta para mim! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  6. Eu termino o meu mestrado este ano (espero eu!), e confesso que estou assustada. E por isso quero muito ler este livro :)
    Beijinho

    ResponderEliminar
  7. Uma ótima sugestão para quem se acabou de licenciar! Eu acabo o meu curso este ano, acho que vou olhar bem para esse livro ;)

    Visita o meu blog e dá-me a tua opinião, estou a começar no mundo da blogosfera!
    Beijinhos,
    Inês do blog umblogindisponivel.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  8. Identifico-me contigo na ânsia de procurar trabalho, mas tens de ter paciência e veres as oportunidades que tens :)
    http://ooblogdasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Li o livro da Catarina alguns anos depois de estar licenciada, mas considerei-o muito útil! O mercado de trabalho está em constante mutação e é sempre bom termos testemunhos de sucesso como referência :)

    It's Ok

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.