segunda-feira, 13 de novembro de 2017

3 APLICAÇÕES PARA SERES MAIS PRODUTIVO

Qual de vocês é que, durante o estudo, já não pegou no telemóvel e fez refresh na página do Instagram e, quando voltou a olhar para o relógio, já tinham passado mais de 10 minutos? Ou que, no meio de um trabalho no computador, decidiu ir só procurar uma coisa ao Youtube e quando deu conta estava a ver vídeos de pandas a acasalarem? Não, não se sintam mal. Infelizmente, isto é algo recorrente no meu dia-a-dia e que prejudica o meu desempenho tanto a nível escolar como a nível profissional ou até aqui pelo blog.

Por isso, e como forma de combater a procrastinação, decidi começar a recorrer a aplicações que controlam o nosso tempo e que ajudam a remover todo o tipo de distrações que poderemos ter tanto no nosso computador como no nosso telemóvel. Assim, os nossos níveis de concentração aumentam significativamente, uma vez que, para além de nos comprometermos a estar determinado tempo sem mexer no telemóvel, ainda nos impede realmente de o fazermos ao bloquear as redes sociais que pretendemos. Fiz, portanto, uma seleção de 3 aplicações que utilizei e considerei eficazes, tanto para o computador como para o telemóvel.


1 # Forest

O Forest é uma aplicação para Android ou IOS em que podemos bloquear qualquer atividade no nosso telemóvel durante um máximo de duas horas. Mas com um pequeno twist - ao bloquearmos o nosso telemóvel por algum tempo, estamos a cultivar uma planta. Se conseguirmos aguentar o tempo todo que bloqueámos o telemóvel sem lhe tocar, esta planta viverá saudável no nosso jardim virtual. Mas caso cancelemos e formos a qualquer rede social, a nossa planta irá morrer. Uma forma muito gira de nos cativar a concentrarmo-nos e a sermos produtivos - tudo em prol de um jardim mais bonito.


2 # GoodTime

O GoodTime é uma aplicação que, tal como o Forest, é para Android ou IOS mas que funciona como uma aplicação de gestão de tempo. Ao abrirmos a aplicação, escolhemos um determinado intervalo de tempo no qual queremos bloquear as nossas redes sociais. Durante esse tempo, não podemos utilizar o telemóvel. Depois desse tempo, temos um intervalo de 5 minutos de distração, em que podemos navegar pelas redes sociais. Uma vez passados esses 5 minutos, a aplicação volta a bloquear todas as aplicações e somos forçados a retomar o trabalho. Depois de 5 ciclos, temos direito a um intervalo maior. Esta aplicação é ideal para quem consegue manter-se concentrado apenas por pequenos intervalos de tempo e que precisa de intervalos regularmente para conseguir manter os seus níveis de atenção elevados.



3 # Cold Turkey

O Cold Turkey foi o primeiro programa do género que eu testei, e destina-se ao nosso computador. Neste programa podemos criar várias listas de sites que queremos bloquear e fazê-lo durante quanto tempo desejarmos - até poderia ser durante um ano, se assim o pretendêssemos. É só escolher a lista que queremos correr e carregar no bloquear. A desvantagem deste programa? Uma vez que cliques no botão de bloquear, não existe forma de voltar atrás - nem que deites fogo ao teu computador, o programa continuará a bloquear os programas que escolheste durante o tempo que escolheste.
Portanto, se quiseres utilizar este programa, aconselho-te vivamente a teres bastante cuidado com o tempo que escolhes bloquear - não vá o diabo tecê-las e ficares sem acesso a nenhuma rede social durante um mês inteiro!


Utilizam alguma destas aplicações? Como evitam este tipo de distração?

18 comentários so far

  1. Uau, fantástico! Não conhecia nenhuma destas aplicações e fiquei completamente encantada com o conceito da Forest! É uma excelente forma de nos motivar a largar um pouco as redes sociais e as fontes de distracção. Muito boas ideias, obrigada! :)

    ResponderEliminar
  2. Já utilizei a "Forest" e a "Good Time", tendo gostado mais da última. A "Cold Turkey" já ouvi falar mas nunca experimentei.
    Beijinho. ♥

    nouw.com/kika

    ResponderEliminar
  3. Que medo da Cold Turkey :p
    Tenho a Forest e adoro usar!
    Beijinhos
    Joana
    https://curlyhairandlipsticks.wordpress.com/

    ResponderEliminar
  4. Nunca utilizei nenhuma aplicação para tal, mas sem dúvida que vou instalar a Forest, parece ser muito gira e boa!
    Beijinho, Ana Rita*
    BLOG: https://hannamargherita.blogspot.com/ || INSTAGRAM: @rititipi || FACEBOOK: https://www.facebook.com/margheritablog/

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia tal aplicações mas que fazem todo o sentido! Ainda bem que existem ahahahh xD

    ResponderEliminar
  6. Confesso que já conhecia o Forest mas nunca experimentei! :)

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  7. Acho muito interessantes essas aplicações, num mundo onde as distrações são cada vez mais! Beijinho*

    ResponderEliminar
  8. Gostei tanto desta publicação... gostava de dizer que sou sempre mega produtiva, mas a verdade é que me deixo levar inúmeras vezes pelas distrações das redes sociais. Acho que vou adoptar as duas primeiras no meu dia-a-dia.

    ResponderEliminar
  9. Não conhecia nenhuma das aplicações mas achei-as bastante interessantes, principalmente o Forest ;)

    Beijinhos <3
    https://demantanosofa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  10. Nice post!! Interesting!!

    I follow you. Mind following back?

    http://asweetwoorld.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  11. Muito interessante, acho que vou experimentar para o telemóvel! :)

    ResponderEliminar
  12. Não sabia que existiam aplicações deste género. Bem que preciso! Mas infelizmente o meu telemóvel já não me permite instalar aplicações...

    ResponderEliminar
  13. Já conhecia algumas aplicações do género, mas não as que selecionaste. É uma excelente ideia até porque, cada vez mais, somos "viciados" nas redes sociais e, muitas vezes, nem nos conseguimos concentrar!

    Beijinhos,
    Bruna Arouca
    http://fashionmornings.blogspot.com

    ResponderEliminar
  14. Olá,

    Muito engraçada a ideia, mas acho que as minhas plantas iam acabar sempre por falecer :(

    Beijinhos

    www.sarcatsilva.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  15. Não conhecia nenhuma das aplicações mencionadas! Mas gostei do conceito de bloquear as redes sociais! haha Para o último temos mesmo de ter cuidado :)

    Blog: https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/
    Projeto: Vem conhecer! https://ajudaoplanetaesalvaomundo.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  16. Percebo bem o dilema!

    ADOREI a Forest, mas que ideia gira, vou fazer download! ;)


    Beijinhos, Nádia
    My Fashion Insider

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.