sexta-feira, 8 de fevereiro de 2019

A primeira vez que fui a um Drag Queens Show

Não é segredo nenhum que sou fã de drag queens, dos seus talentos e das suas performances. Desde que comecei a assistir a Rupaul's Drag Race - podem ler sobre aquilo que acho do talent show AQUI - que faço questão de introduzir toda a gente que conheço a este mundo que, na minha opinião, merece um reconhecimento muito maior do que aquele que tem. Seja a dançar, a cantar, na comédia, no drama, na sua maquilhagem elaborada ou nos conjuntos que apresentam, existem horas de preparação por detrás da personagem que se apresenta em palco das quais as pessoas não se apercebem muitas vezes e que eu valorizo muito. 

Por isso, quando soube que existiam um grande número de performances de conhecidas drag queens  como a Aquaria, a Sasha Velour - uma das minhas favoritas -, a Kameron Michaels ou a Detox aqui em Milão, decidi que esta seria a oportunidade perfeita para assistir ao meu primeiro espetáculo de drag queens. Escolhi, para a minha estreia, ver a Shangela, conhecida pela suas habilidades de dança, personalidade e pela sua viva presença em palco, num especial de Natal no passado dia 21 de Dezembro.


Devo começar por confessar que a Shangela não é das minhas drag queens favoritas. Apesar de reconhecer que ela é muito talentosa, não existia uma grande empatia entre mim e ela como existe com outras queens que, na minha opinião, são melhores. No entanto, e depois da atuação a que assisti, rendi-me à sua personagem e àquilo que ela representa na cultura drag. Dona de uma incrível capacidade coreográfica, dança como nunca antes vi. Consegue fazer todos os truques clássicos de drag queens - como os death drops ou o vogging -, sempre com o seu cunho pessoal e muito próprio. Além disso, os seus figurinos são maravilhosos. Tudo é pensado ao pormenor para nos deixar arrebatados, desde a manicure francesa que podíamos ver nas suas unhas até ao cabelo, penteado de forma a criar imenso volume e colocado de forma a não sair da sua cabeça nunca - e acreditem, teve imensas oportunidades para sair no meio de todos os hair flips.

Aquilo que mais admirei neste espetáculo foi, sem dúvida, o entretenimento puro ao qual somos submetidos. Mais do que a dança ou os talentos musicais, as drag queens são comunicadoras natas. Desde o primeiro momento em que pisam o palco que entretém o seu público, sejam ou não conhecidas por nós. Seja com o seu habitual desdém para outras queens - saudável e muito típico neste mundo -, com a sua personalidade estridente ou com os pequenos tiques que têm - os thong pops, o mexer das mãos ou até as suas catchphrases como Haleloo! -, conquistam até os mais cépticos e proporcionam um bom serão a qualquer um. Até os momentos em que as drag queens estavam a mudar de figurino, existia um anfitrião a interagir com o público e a criar diversas dinâmicas com o mesmo - chamar pessoas ao palco, criar votações presenciais ou procurar os maiores talentos entre o público - de forma a manter a energia bem em cima e a preparar o público para a próxima atuação.

Apesar da Shangela ser a principal atração da noite, pude ver a atuação de 2 outras queens de Milão que, tenho que admitir, se encontravam ao mesmo nível que a Shangela. Apresentando os clássicos da música pop como Survivor, das Destiny Child ou Joanne, de Lady Gaga, estas mostraram uma boa movimentação em palco, uma capacidade para a dança fora do normal e total entrega às canções escolhidas.

A noite terminou com o maior hino natalício do mundo, interpretado pela grande Mariah Carey, All I Want For Christmas is You, que juntou as três artistas da noite no mesmo palco e proporcionou a cereja no topo do bolo para o fim de uma noite muito divertida. Foram duas horas de diversão, dança e puro entretenimento que me deixaram a querer mais. Saí da discoteca com vontade de ver mais performers do género e com um maior amor por esta arte que é o mundo do drag.

São fãs de drag queens? Alguma vez viram alguma performance ao vivo?

2 comentários so far

  1. Eu por acaso, sempre simpatizei com a Shangela! Agora fiquei cheia de inveja coração, acredita! Adorava tê-la visto!

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  2. Tem imensa curiosidade de ver um show de drag queens, mas nunca vi!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.