terça-feira, 19 de fevereiro de 2019

6 Receitas com Tofu

Cada vez me interesso mais pela cozinha vegetariana. No entanto, confesso que não conheço opções muito variadas de como cozinhar as alternativas ao produto animal, sejam estas soja, seitan ou tofu, o ingrediente que hoje exploramos. A publicação de hoje procura inspirar-me enquanto vos inspiro a vocês a, pelo menos, substituírem 2 refeições semanais por ingredientes sem origem animal. É uma substituição simples,  agradável e acima de tudo mais ecológica.

O principal problema que a maior parte das pessoas diz ter com este tipo de alimentação é a falta de sabor e textura destes substitutos de carne animal. A verdade é que, sendo o tofu tão neutro de sabor, acabamos por poder fazer aquilo que quisermos com os temperos de forma a conferir o sabor desejado ao mesmo. Aliás, sempre ouvi dizer - e é bem verdade - que o segredo da comida vegetariana com este tipo de substituto é os temperos utilizados e as especiarias que lhes pomos. Por isso, trago-vos 6 receitas que me despertaram um pouco mais de atenção e que eu já repliquei cá por casa, de uma forma mais ou menos elaborada.

TOFU À BOLONHESA // TACOS DE TOFU

Na altura em que vos falei de 6 Receitas com Carne Picada, disse que todas as receitas eram facilmente substituíveis por ingredientes de origem vegetal para que também vegetarianos ou vegan as pudessem replicar. E realmente é esta a forma que eu mais utilizo quando cozinho tofu, através da fácil e prática massa à bolonhesa com tofu. Esmigalhar o tofu dá-nos inúmeras opções de o cozinhar, com diferentes sabores. Por exemplo, ao utilizar especiarias mais fortes e um molho mais picante, facilmente fazemos tacos, uma receita igualmente simples mas com um toque mexicano. Seja em forma de lasanha, de empadão ou até em tacos, esta é uma forma muito convencional de cozinhar o tofu e que salta o passo de preparação prévia, para os dias mais agitados.


Estaladiço, estaladiço, estaladiço. Em qualquer receita que procuremos pelo Pinterest ou até nos motores de pesquisa da Google, a forma em que o tofu é mais utilizado é estaladiço, crocante ou crispy. Especialmente para pratos mais orientais, como o caso do ramen - que eu adoro! - ou das tão famosas poké bowls. Aliás, o tofu estaladiço acaba por funcionar muito bem em saladas ou pratos mais frescos por ser um complemento diferente, com uma textura interessante e que confere interesse nutricional ao nosso prato que outrora seria só de vegetais. O truque para conseguir que o tofu fique bem crocante é simples - remover bem a água, deixar a marinar no tempero para que absorva todos os sabores e depois cobrir completamente com o cereal desejado. Depois disto, as opções são infinitas, é só brincar com texturas, sabores e cores nos vossos pratos.

CARIL DE TOFU // TOFU EM MOLHO DE SÉSAMO E MEL

As duas últimas receitas que vos trago são comida um pouco mais arriscada, com molhos diferentes daquilo a que estamos habituados. Começando por um dos meus favoritos de fazer cá por casa, os pratos de caril - seja de legumes, de frango, de peixe ou até, agora, de tofu -, é realmente muito simples de executar, não exige grandes ingredientes e é delicioso. Para aqueles que gostam de arriscar mais, o bittersweet do tofu em molho de sésamo e mel é para vocês. Leva-nos automaticamente para os sabores mais asiáticos sem sair do conforto da nossa casa. Tanto uma como a outra opção são realmente boas sugestões que eu também irei experimentar cá por casa.  

Costumam comer este tipo de substituto de carne? Qual é a vossa forma favorita de o cozinharem?

6 comentários so far

  1. Adoooooro a bolonhesa - chego a arriscar dizer que ainda gosto mais do que com carne. Mas agora fiquei com imensa vontade de experimentar o modo estaladiço e aquele sweet & sour...hhmmmm parece muito bem! Vou guardar este post :p

    Jiji

    ResponderEliminar
  2. É tudo uma questão de prática e imaginação. Quando diminuí o consumo de carne tive o mesmo problema. Mas agora já se torna natural. Experimenta também hamburgueres de feijão ou grão. São óptimos.
    Um beijinho grande*
    Vinte e Muitos

    ResponderEliminar
  3. Eu faço imensas receitas vegetarianas, mas por acaso não simpatizo com tofu, vá se lá saber. Exactamente como disseste, o segredo são mesmo os temperos!
    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  4. Acreditas que nunca provei tofu? Mas quero fazê-lo em breve :p
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  5. hmmm isso parece ser uma delicia, vou testar!

    ResponderEliminar
  6. Gostava de experimentar receitas vegetarianas mas a verdade é que também sou um zero na cozinha ahah mas devem ser ótimas sugestões!
    Beijinho <3

    Inspiring

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.