terça-feira, 19 de dezembro de 2017

6 RECEITAS COM CARNE PICADA

Adoro comer. Acho que já vos disse isto e acho que, apesar de não partilhar muitas receitas feitas por mim convosco (até porque, esteticamente, as minhas receitas são tudo menos apetecíveis), gosto sempre de procurar novas formas de utilizar os ingredientes que tenho disponíveis cá por casa. Depois do recebimento caloroso às 6 Receitas com Atum e às 6 Sopas Práticas para o Dia-a-Dia, achei que seria altura de tornar a trazer esta série de volta ao blog com algo que é muito simples de termos no nosso frigorífico - carne picada. Não é adorado por toda a gente mas, verdade seja dita, é um ingrediente muito simples de confeccionar e que faz pratos maravilhosos seja com que ingredientes for.

Existe um ingrediente comum entre estas duas primeiras receitas - o molho de tomate. Aliás, qualquer receita que envolva carne picada leva, automaticamente, um bocadinho de polpa de tomate para lhe dar outro gosto. Tornar a coisa um pouco mais italiana na nossa própria casa. Inicialmente, trago-vos exemplos clássicos da cozinha italiana e que são imediatamente associados à carne picada - a massa à bolonhesa e a lasanha.


O segundo conjunto de receitas são utilizações mais saudáveis deste ingrediente, que se encontra naturalmente associado a bombas calóricas. A primeira receita, lá em casa, é uma das nossas favoritas - são corgetes recheadas com carne picada. Normalmente, para isto, utilizamos os restos da carne picada de dias anteriores. É uma maneira diferente de acabarmos com o stock do nosso frigorífico e evitar os desperdícios alimentares. A segunda acaba por ser semelhante à primeira mas um pouco mais saudável, ainda assim. Cheia de legumes e embrulhada numa folha de alface, a carne picada é o principal ingrediente desta receita. Perfeita para dias mais leves.


Por fim, temos um clássico que, em qualquer casa portuguesa, é feito com as sobras de carne picada - o empadão. Uma delícia para uns, um prato aborrecido para outros mas que nos deixa com o estômago aconchegado, isso ninguém pode negar. A contrastar com esta primeira receita, temos um prato tipicamente mexicano - o chili. Ao contrário do empadão que conforta qualquer um, esta segunda receita não é para os estômagos mais sensíveis mas sim para aqueles que gostam de um bom travo a picante.


Como é óbvio, todas estas receitas são adaptáveis aos vossos gostos e preferências. Sendo que a maior parte delas não possui elementos super saudáveis, poderíamos alterar o molho de tomate pré-feito, por exemplo, por um feito em casa, não utilizar o queijo ou utilizar massa integral (que aumenta a saciedade por mais tempo). Para quem é vegetariano, existe sempre a solução de adaptar a carne a soja picada, que se encontra facilmente nos supermercados e hipermercados e funciona lindamente também e existem inúmeros pratos semelhantes a estes mas em versões animal friendly.

Gostaram das receitas que partilhei? Que ingredientes gostariam que trouxesse a esta série?

6 comentários so far

  1. Eu adoro empadão, mas o homem não gosta. Para mim é uma tristeza, porque é algo que adoro! Acabo por fazer muita massa à bolonhesa com carne picada por cá. Adorei este post coração <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE // Ganha um Black Opium da Yves Saint Laurent!

    ResponderEliminar
  2. Adoro carne picada e estas receitas tem todas ótimo aspeto! Beijinhos ❤️

    http://inspiringbloguepessoal.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  3. que receitas mais apetitosas (:

    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Gosto tanto de carne picada| Adorei as sugestões! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Já fui fã de carne picada (porque combina muito bem com a massa que eu tanto amo), agora sou mais de molho de tomate, cujo sabor é uma paixão. Soja picada também! Torna-se simples de confecionar um elevado número de receitas distintas apenas com estes ingredientes e o teu post apenas comprova isso! São aqueles receitas para despachar quando não temos muita vontade ou tempo para elaborar, hahaha. Adorei! Estou a seguir também! <3 Feliz natal!

    swacre

    ResponderEliminar
  6. Eu tenho sempre restos de carne picada cá por casa. estas receitas são boas :)

    beijinhos.

    http://ooblogdasara.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.