quinta-feira, 1 de novembro de 2018

Como usar brilhantes no teu dia-a-dia

Se existem peças que são automaticamente associadas a um dia, são as peças com brilhantes e a respetiva passagem de ano. O Ano Novo e a procura pela peça com lantejoulas perfeita tornou quase tabu utilizar este tipo de tecido fora desta celebração, por assumir um papel de destaque nessa noite tão especial de festa e de celebração daquilo que está para vir. No entanto, as tendências ditam o contrário e, felizmente, as peças com lantejoulas foram resgatadas do fundo do baú para verem a luz do dia - sim, leram bem, a luz do dia.

Ao entrarmos em qualquer loja de fast fashion conseguimos encontrar imensos exemplos de que estas peças vieram para ficar, em modelos com cortes bastante casuais mas cobertos com os temíveis tecidos cheios de brilhantes. Esta tendência, para mim, nunca foi um bicho de sete cabeças, porque sempre considerei uma forma bonita de nos destacarmos sem grande exagero e, portanto, hoje explico-vos de que forma podem retirar as vossas peças brilhantes do armário e virem refletir luz para a rua sem parecerem completamente deslocadas ou perdidas no tempo. Seja como peça de vestuário, como acessório ou como calçado, há inúmeras formas de apostar nos brilhantes, que se vão adequar a cada pessoa e aos seus gostos pessoais.

NAS PARTES DE CIMA

Começo a publicação pela forma mais complicada de utilizar esta tendência para a maioria - como peça de vestuário. A verdade é que nem toda a gente se sente confortável em utilizar uma peça brilhante durante o dia porque sente que não fica bem ou que dará muito nas vistas. Mas, claro, como tudo, é uma questão de confiança. Se realmente sentires que deves utilizar a peça ou gostas da mesma mas não sabes o que os outros vão dizer, usa! O que importa é aquilo que tu gostas.  Falando especificamente das partes de cima, estas ficam sempre bem quando conjugadas com uma parte de baixo mais neutra. Por exemplo, se estão a utilizar um top de lantejoulas prateadas, utilizem umas calças pretas ou brancas como complemento. Dá um ar mais harmonioso e certamente mais elegante ao vosso conjunto. O mesmo para os vestidos - em caso de dúvida, conjuguem com sapatos ou acessórios neutros e está resolvido o vosso problema.

NA JOALHARIA
Neste campo refiro-me a brilhantes como tudo aquilo que brilha. Seja em forma de diamante ou em pequenas pedras, todas estas peças são ideais para quando tens uma ocasião mais especial ou quando o teu conjunto está bem simples e precisa de um upgrade. Seja uns brincos statement, um colar fino com uma pedra no fundo ou um anel com um diamante - nem sempre verdadeiro -, estes são acessórios vistosos mas que não se tornam exagerados. Por exemplo, se estiverem a utilizar um conjunto todo preto, uns bons brincos brilhantes dão outro ar ao vosso conjunto - mais elegante, mais composto e mais interessante. Claro que conjugarem acessórios brilhantes com uma peça de vestuário também chamativa talvez não seja a melhor ideia, porque não existe equilíbrio entre aquilo que estão a usar. A chave é conjugar o menos com o mais, de forma a que se crie um balanço neutro.

NO CALÇADO
CUBANA WELLIES // CONVERSE DOURADAS // GIOSEPPO SNEAKERS // COMBAT BOOTS

O calçado é a forma mais fácil de utilizar glitter ou tecidos mais brilhantes, na minha opinião. Aliás, é aquilo a que recorro quando quero dar um ar diferente aos meus conjuntos e fugir aos monocromáticos - uns sapatos mais chamativos e et voilá! A verdade é que todo o tipo de calçado com glitter tem outra magia que não consegue ter nas cores mais básicas. Tal como a joalharia com brilhantes, faz com que o nosso conjunto pareça automaticamente mais composto, seja um par de ténis ou um par de alpercatas, calçado que é naturalmente mais casual, ou até um par de oxford shoes, que são mais elegantes só por si.

Em conjunto com a Escape Shoes, uma loja online que vende calçado de marcas bem conhecidas por todos como a Cubanas, a New Balance, Nike ou a Lemon Jelly na mesma plataforma ao um preço semelhante ao das lojas físicas, apresento-vos quatro opções de calçado com brilhantes para quatro estilos bastante diferentes entre si. Como é perceptível, tentei fugir aos típicos saltos com brilhantes, visto que é a forma mais óbvia de incorporar esta tendência e não acrescenta nada a um conjunto por si só elegante. O segundo par, umas Cubanas, perfeitas para os dias mais chuvosos, é o meu favorito porque dá um toque especial aos vossos conjuntos sem chamar demasiada atenção. Além disso, é aquele tipo de calçado que se encaixa em qualquer estilo, visto que é um modelo muito versátil e funciona tanto com calças como com vestidos ou saias. Já o primeiro e o terceiro par são para as meninas mais desportivas, que não dispensam conforto mas que também querem incorporar esta tendência no seu dia-a-dia. Aqui, apostamos tanto nos ténis cobertos de brilhantes como num pequeno apontamento de brilhantes, duas formas igualmente válidas de utilizar esta tendência. Por fim, o quarto par de calçado é a opção ideal para mostrar o casamento entre o casual e o chique, tornando uma peça nada formal em algo muito mais composto. Continua casual, é verdade, mas tem um aspecto mais elegante e muito mais especial.

NOS ACESSÓRIOS
Sinto que esta é a forma que a maior parte das pessoas utiliza para incorporar esta tendência no seu dia-a-dia, a par com o calçado e a joalharia. As malas com brilhantes são uma constante nas lojas estação após estação por isso mesmo - é uma maneira simples de darem um toque especial ao vosso conjunto sem que chamem imensa atenção para o mesmo. No entanto, não precisam de se ficar pelas malas. As boinas com pequenas pedras, por exemplo, são uma maneira muito gira de tornarem um gorro diferente e mais bonito do que o mesmo com uma cor só. Isso ou os cachecóis com um pequeno mesclado em tons brilhantes que ficam muito giros num conjunto composto por tons neutros.

NAS PARTES DE BAIXO

As partes de baixo com brilhos são a aposta da maior parte das pessoas no que toca a esta tendência em peças de vestuário, uma vez que é mais fácil tornar uma parte de baixo mais casual do que uma parte de cima. Por exemplo, utilizando uma saia de lantejoulas com uma t-shirt ou uma camisola de malha obtemos o balanço perfeito entre o chique e o casual. Aliando a isto uns ténis temos a receita perfeita para um conjunto de dia-a-dia que é bastante chamativo mas que não é demasiado elegante ou exagerado. O truque, mais uma vez, passa por balançar as peças que utilizamos e os cortes das mesmas. Se a vossa parte de baixo é mais justa, joguem com uma parte de cima mais larga. Se, pelo contrário, a parte de baixo é mais larga, então apostem numa parte de cima mais justa - sem nunca esquecer que deve de ser casual, para contrastar com os brilhos da saia/calça.

Atenção ao seguinte - as peças não precisam de ser cobertas de lantejoulas ou de brilhos. Aliás, fica muito giro pequenas pintas de brilho em vestidos ou pequenas pedras nas calças, por exemplo. Estes pequenos apontamentos dão outro destaque à peça que estão a usar e são uma forma de incorporar esta tendência sem que seja de uma forma demasiado vistosa. Como digo sempre, as tendências são adaptáveis ao estilo de cada pessoa e temos que nos sentir sempre como nós próprias com aquilo que usamos. Se não sentem que as lantejoulas ou os brilhantes se adequam ao vosso estilo, então apostem noutras tendências que façam mais sentido para o vosso estilo pessoal.

Esta publicação foi escrita em parceria com a EscapeShoes. No entanto, todas as opiniões são pessoais e imparciais.

De que forma é que preferem utilizar glitter ou lantejoulas? Gostam desta tendência?

4 comentários so far

  1. Gosto de usar brilhantes em pequenos apontamentos, como calçado, malas e nos acessórios! Acho que fica super bem <3


    joana-style.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Usar brilhantes para mim só nos sapatos. Usar na roupa acho que já é demasiado para mim, mas adorei as tuas dicas :)

    3200 Degrees ❤

    ResponderEliminar
  3. Eu gosto mais de usar nos sapatos! :)

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar
  4. Adoro esta tendência, chic e chamava.
    Gostei das tuas sugestões de looks.
    Beijinhos :)
    https://www.dailyvlife.com

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.