quarta-feira, 14 de novembro de 2018

10 Sítios a não perder em Budapeste

A minha primeira grande viagem para fora de Itália desde que estou por aqui foi planeada em cima do joelho e comprada por impulso. A verdade é que já tinha imensa curiosidade em visitar Budapeste, a capital da Hungria, há imensos anos e quando surgiu a oportunidade para tal não consegui dizer que não – e não podia estar mais contente com a minha escolha. 

Esta cidade encantada divide-se em dois lados muito distintos entre si. Buda, o lado montanhoso, romântico e histórico da cidade – e, diga-se de passagem, o meu favorito –, e Peste, o lado citadino, plano e mais vivo da cidade. É fascinante observar duas realidades tão contrastantes mas que se complementam na perfeição. O melhor de tudo é ser tão simples apaixonarmo-nos por ambos os lados por serem tão únicos, tornando Budapeste a cidade mais dinâmica que já visitei por esta magia que se sente no ar. Nesta publicação, trago-vos então os meus 10 sítios favoritos em Budapeste – ou 10 coisas que têm que fazer em Budapeste, sem qualquer ordem específica –, que devem fazer parte da lista de todos aqueles que visitam esta cidade pela primeira vez. 

FISHERMAN’S BASTION
Com uma vista incrível sobre a cidade de Peste, por entre as suas janelas, o Fisherman’s Bastion - nome que se deve aos pescadores que outrora aí defenderam a cidade - é conhecido pelos instagrammers como o sítio a tirar fotografias pela sua vista panorâmica sobre o lado de Peste. No entanto, é muito mais do que um monumento bonito. Aliás, ultrapassa isso e todas as expectativas que possam criar sobre o mesmo. Uma estrutura em tons de bege, muito suave e muito agradável ao olhar pela ilusão de espiral que cria ao nosso olhar, composto por inúmeras janelas onde podemos sentar-nos e apreciar a vista. 


BUDA CASTLE
Com umas dimensões extraordinárias, este castelo surpreende não pela sua estrutura - que, apesar de bonita, não impressiona quando comparada com outros monumentos da cidade - mas pelo facto de aí se encontrarem exposições temporárias sobre os mais variados temas. Além disso, a área circundante ao castelo é muito bonita para dar um bom passeio e apreciar o verdadeiro romantismo que se faz sentir por todo o lado em Buda.

UMA CERVEJA NO SZIMPLA 
Qualquer pessoa que vá a Budapeste sabe que uma das paragens obrigatórias nesta visita são os Ruin Bars. Tal como o nome indica, estes são espaços de convívio e lazer que aproveitam os edifícios destruídos na 2º Guerra Mundial para a construção de bares muito fora da caixa. O único que visitei foi o mais conhecido, o Szimpla, um edifício composto por muitos bares diferentes de tudo aquilo que já vi. Tendo cada um a sua decoração, muito própria e muito pouco convencional, é um excelente sítio para relaxar depois de uma boa tarde de passeio ou até para ir tomar um copo durante a noite. Aproveitei para repor energias aqui, com uma caneca de cidra numa mão e a máquina na outra, a absorver todos os detalhes daquele que é o espaço mais cool que já vi na minha vida – e duvido seriamente que seja superado. 


 ESPETÁCULO DE LUZES NA MARGARET ISLAND
A visita à Margaret Island deu-se no meu último dia em Budapeste e não podia ter culminado esta viagem de melhor forma. Esta ilha é basicamente um parque, com imensas atrações distintas – um jardim japonês, um campo de flores, alguns cafés ou bares para relaxar -, sendo a principal uma fonte luminosa que está, continuamente, a proporcionar a por quem lá passa belíssimos espetáculos de água. Se durante o dia já é um bom espetáculo para assistir, de noite é que a magia acontece. Em horários específicos do dia, acontecem espetáculos de luzes que combinam música, luz e efeitos aquáticos de uma maneira incrível e que nos deixam maravilhados. O melhor de tudo é que este espetáculo é totalmente grátis e existem inúmeras repetições do mesmo ao longo do dia. 


PARLAMENTO
O parlamento é a figura que ilustra todos os postais de Budapeste. Imponente, com longos metros de comprimento, este edifício é, de longe, dos mais bonitos que já vi. Construído com um detalhe ímpar, como o estilo gótico assim o exige, deixa-nos boquiabertos ao caminharmos em torno do mesmo e ficamos perplexos por aquele não ser um edifício de outro cariz – mais religioso ou cultural. Afinal de contas, até dá gosto falar de política com aquele edifício como pano de fundo. Um local que é imperdível para qualquer pessoa que visite a cidade e que é impossível não adorar, seja pela sua escultura detalhada, pelos seus tons esbranquiçados ou por estar a ornamentar o lado de Peste da melhor forma possível.


EXPERIMENTAR GOULASH
Se havia alguma coisa que queria experimentar na minha viagem a Budapeste, era goulash. Para quem não sabe, esta é uma sopa típica destes países constituída por alimentos muito consistentes como carne, batata e cenoura. Uma espécie de estufado bem temperado, com muito molho e um pouco picante, se me perguntarem. Comi o meu no restaurante Kék Rózsa e não poderia ter escolhido um sítio melhor. Por pouco mais de 2 euros, experimentei este prato típico na sua melhor forma e adorei. Recomendo sem dúvida que experimentem porque é um prato bastante saciante e que vos deixará com energia para continuar a vossa jornada. 

MATTHIA’S CHURCH
Se acham que uma igreja é só mais uma igreja, devem de espreitar a igreja de Matthia. Apesar de não ter visitado o seu interior, é possível observar, através do seu telhado adornado com telhas de diferentes cores a criar uma espécie de padrão tribal ou todos os recortes na própria estrutura, muito semelhantes ao que podemos ver no Parlamento, que esta é uma igreja diferente das demais e que vale certamente a visita de todos. Além disso, está mesmo ao lado do Fisherman’s Bastion, o que faz com que este seja um dois em um perfeito para todos os turistas. 


SUBIR À CITADEL PARA UMA VISTA SOBRE PESTE
A subida pela Gellert Hill em direção à Citadel foi das primeiras coisas que fiz na cidade, para uma vista panorâmica do sítio onde iria passar os próximos 3 dias. A subida é íngreme, complicada para quem não está muito habituado a exercitar-se mas vale muito a pena. Ao longo da subida conseguem ter uma vista sobre o lado de Peste da cidade de cortar a respiração, o que vos encoraja para os metros que ainda faltam. Chegando ao topo, encontram-se numa praça consideravelmente grande onde existem algumas barracas com souvenirs e comidas tipicamente húngaras como os famosos chimney cakes – um bolo em forma de tubo coberto de açúcar que, se me permitem a descrição, sabe a diabetes. 


VAJDAHUNYAD CASTLE
Bem longe do centro da cidade encontramos a Heroes Square, uma praça dedicada aos heróis da antiguidade. Mas, se continuarem a caminhar em direção ao parque da cidade, podem encontrar aquela que foi uma das maiores surpresas da minha viagem. Inserido no parque da cidade encontra-se o Castelo Vajdahunyad, rodeado por um lago e pelo verde da natureza. Todo feito em pedra e com detalhes trabalhados ao pormenor, é a casa de alguns artistas de rua que por lá trabalham e que animam o seu interior com música ou caricaturas feitas na hora. Também existem aqui algumas exposições sobre a história de Budapeste, com conteúdo interessante e formativo – caso não levem guia, é uma boa opção para saberem um pouco mais sobre a cidade. É impossível não nos apaixonarmos por este castelo e pelo parque circundante onde aconselho a passarem algum tempo a passear, a fotografar ou até a almoçar – que foi aquilo que eu fiz. 


SAPATOS NO DANUBE BANK
Os sapatos em metal ao longo da calçada, perto do Parlamento são das coisas mais emblemáticas da cidade e que não pode faltar no vosso guia. Esta homenagem a todas as vítimas judaicas que perderam a sua vida na 2ª Guerra Mundial - eles eram obrigados a descalçarem-se antes de serem executados sem qualquer piedade - aperta-nos o coração de uma forma que nunca antes tinha sentido. Não me esqueço de uma senhora que, assim que avistou os sapatos pela primeira vez, começou a chorar silenciosamente por todos aqueles que tinham perdido a vida sem qualquer motivo para tal. Sem dúvida que nos deixa a refletir sobre o quão mau o ser humano pode ser e sobre o que de pior aconteceu na história do nosso mundo. 


Para além de todos os sítios que enumerei e que foram aquilo que mais gostei de ver, aconselho a visita à Basílica de São Estevão, uma passagem pela segunda maior Sinagoga da Europa – a Dohány Street Synagogue –, os banhos termais na Széchenyi - muito conhecidos e com preços que não vão muito fora do habitual para este tipo de atividade – ou um passeio de barco pelo rio, uma vez que existem inúmeras opções a preços bastante apelativos também. Estas últimas duas atividades não tive oportunidade de fazer mas, no entanto, considero que valham a pena pelos relatos de outros turistas que por Budapeste passaram. Recomendo, também, como sempre, passearem pelas ruas e deixarem-se perder nelas. Não há melhor forma de conhecer uma cidade do que nas suas ruas e ruelas, nos caminhos sem saída e nos seus detalhes menos turísticos. Sublinho ainda que dois dias a três chegam para ver a cidade de fio a pavio e que, apesar de não ter sugerido muitos restaurantes – o meu tipo de viagem consiste em sandes a todas as refeições –, existem diversas comidas típicas que podem experimentar e os preços praticados por uma refeição completa em zonas turísticas rondam os 8 a 12 euros. 

Não posso deixar de agradecer à Daniela, do Another Lovely Blog!, por todas as dicas que me deu quanto à cidade e àquilo que deveria de fazer na mesma. Visitem o trabalho dela AQUI

Já visitaram Budapeste? Têm curiosidade em visitar?

10 comentários so far

  1. Olá!
    Nossa, já tinha Budapeste na minha lista de países que gostaria de visitar. Agora fiquei com mais vontade... Oh well, um dia :)
    Adorei as fotografias! Estão espetaculares!
    Beijinho*

    BeYowesome | Facebook

    ResponderEliminar
  2. Fui a Budapeste este ano e rapidamente se tornou numa das minhas cidades preferidas! Só não subi à citadel por falta de tempo, mas de resto fiz tudo. E já tenho muitas saudades!

    Beijinhos ♥
    http://marta-raminhos.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Quero muito conhecer Budapeste e a tua seleção de locais está muito boa!

    http://cidadadomundodesconhecido.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Que imagens de lugares tão bonitos :) Beijinhos*

    ResponderEliminar
  5. Tenho imensa curiosidade em visitar. Está na minha lista há algum tempo. Só não tinha conhecimento de tantos sítios bonitos que lá há, como mostraste. Pelas fotografias, acho que valerá muito a pena ir. Beijinho

    gentecansada.wordpress.com

    ResponderEliminar
  6. Eu sabia que a cidade não te ia desiludir, é impossível não ficar apaixonada!:) Tens aí fotografias fantásticas.

    Another Lovely Blog!, https://letrad.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. Eu tenho muita vontade de visitar! Todos os lugares e imagens que você retratou ficaram adoráveis e só me fizeram ter mais vontade de conhecer! <3
    Beijoss

    https://primaveraagridoce.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Já tinha imensa vontade de conhecer Budapeste, mas depois desta publicação fiquei com mais vontade ainda! Adorei as sugestões e as fotografias estão lindas *.*

    Beijinhos ^^
    O blog da Mó | Instagram

    ResponderEliminar
  9. Não conheço Budapeste mas deixaste-me curiosa! :D
    beijinhos

    www.amarcadamarta.pt

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.