sábado, 7 de abril de 2018

COMO ORGANIZAR UM ARMÁRIO PEQUENO

O pequeno pesadelo de qualquer pessoa passa por um armário pequeno onde não caiba toda a roupa que têm. Se isto parece um problema fútil à primeira vista, quando nos vemos confrontados com uma situação semelhante a coisa não parece tão simples assim. Nem todos podemos ter um walking closet e, quando estamos limitados àquilo que a casa tem, a coisa torna-se mais complicada.

Não considero que tenha imensa roupa. Acho que tenho a quantidade normal para me vestir de forma diferente pelo menos durante uma semana ou duas  - claro que isto nem sempre acontece, porque temos peças que gostamos mais do que outras. Mas, quando mudei para a minha primeira casa de faculdade, deparei-me com um armário pequeno. Se, na altura em que decidi mudar-me para o quarto isso não parecia um problema, rapidamente virou algo dramático. Não sabia onde enfiar a minha roupa toda e, só depois de muita pesquisa e de muitas tentativas desesperadas de organizar a roupa sem que esta parecesse um monte é que consegui ter um armário minimamente organizado e com espaço - ainda que limitado.


1. Faz uma limpeza de 3 em 3 meses
Podes estar a questionar-te se realmente valerá a pena limpar tão regularmente - e eu digo-vos que sim, sem pensar duas vezes. Existe sempre uma peça ou outra à qual voltam a dar uma oportunidade e que acaba por não ser utilizada. O facto de limparem o armário regularmente e livrarem-se daquilo que não utilizam faz com que, para além de ganharem espaço adicional, consigam coordenar as vossas peças bastante melhor e que não estejam sempre com a sensação de não terem nada para vestir.

2. Arranja divisórias para pores no fundo do armário
As divisórias permitem que consigas organizar a tua roupa muito melhor e que os vários montes de roupa não se misturem. Além disso, cria uma estrutura mais sólida para que consigas enrolar as camisolas ou calças de forma a que economizes bastante espaço. Idealmente, estas divisórias deverão ser transparentes, para que consigas ver aquilo que tens dentro das mesmas.

3. Utiliza cabides finos
Isto é um truque que parece absurdo mas que realmente resulta bastante bem. Eu costumava utilizar aqueles cabides de madeira que têm um volume gigante. Mas, como precisei de novos cabides fui comprar à Primark uns quantos anti-derrapantes. Isto fez com que me apercebesse que estes são os cabides ideais para um armário mais pequeno, uma vez que fazem com que a roupa ocupe muito menos espaço pendurada porque não tem a largura extra do cabide.

4. Compra uma arara
Se o vosso armário for pequeno mas o vosso quarto não for assim tão pequeno, a vossa melhor opção é simples - comprarem uma arara, que funciona como uma espécie de armário apenas com uma fila para colocarem as vossas coisas. Aqui, aquilo que aconselho a porem será aquelas peças que utilizam mais no vosso dia-a-dia - de forma a que não ganhem pó e que não se sujem tão facilmente. Colocar os casacos aqui também é uma boa opção, uma vez que são peças que ocupam um grande volume e, ao tirá-las do armário, teremos muito mais espaço livre no mesmo.


5. Mantém apenas a roupa da presente estação no armário
Esta dica parece elementar mas muita gente acaba por acumular a roupa dentro do armário por ter preguiça de trocar, de 6 em 6 meses, a roupa do armário. Se querem ganhar espaço e diminuir o tempo no processo da escolha da roupa, tirem a roupa de Inverno quando for Verão e vice-versa. Estará, assim, muito mais visível a roupa que querem encontrar.

6. Utiliza prateleiras de pano
Se não sabem o que são aquelas divisórias de pano, então não estão a viver a vida de organizadora compulsiva - ou, pelo menos, a esforçar-se por organizar o vosso armário. Estas pequenas divisórias permitem que organizem as vossas camisolas ou calças de uma forma mais bonita e eficaz dentro do vosso armário. Além disso, acabam por vos poupar espaço no fundo do armário para outro tipo de coisas. Isto é algo que eu não deixo que falte no meu armário exactamente por ser muito mais simples encontrar aquilo que preciso com um organizador deste género.

7. Utiliza mais do que uma peça em cada um dos cabides
Por fim, a dica que menos gosto. Apesar de aumentar o espaço no nosso armário colocarmos as peças no mesmo cabide, diminui a visibilidade e faz com que percamos a noção daquilo que temos disponível para utilizar. O melhor será aplicar esta técnica a saias ou calças que precisem de estar penduradas, porque neste tipo de peça, como não ficam sobrepostas mas sim lado a lado conseguimos ter uma percepção de que lá estão enquanto poupamos espaço.

Consideram o vosso armário grande ou pequeno? Seguem estas dicas? O que acrescentariam?

10 comentários so far

  1. o meu é médio mas ainda assim acho pequeno para duas pessoas. De vez em quando vou limpar e dar uma arrumação. Ás vezes é chato mas tem que ser. Também ando a considerar comprar uma dessas prateleiras de pano. Gostei imenso das tuas dicas :)

    ResponderEliminar
  2. Posso dizer que também costumo fazer limpezas, mas como divido o armário com outra pessoa não tenho assim muito espaço para as minhas coisas
    Beijinhos
    Novo post (Review Conjunto De Pincéis ) // CantinhoDaSofia /Facebook /Intagram
    Tem post novos todos os dias

    ResponderEliminar
  3. Eu tenho um armário grande! Excelentes dicas, sem dúvida! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. São ótimas dicas, eu tento pôr algumas delas em prática no meu armário ;)

    ResponderEliminar
  5. Desde que vim para a faculdade sempre tive um armário pequeno e, sim é uma chatice! O que faço normalmente é deixar alguma roupa em casa dos meus pais conforme a estação... *

    ResponderEliminar
  6. Excelentes dicas :)
    beijinho
    anaasmonteiro.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Muito úteis os teus conselhos, sem dúvida. Eu geralmente faço uma limpeza ao roupeiro no inicio de cada estação e costumo organizá-lo por cores. :) bjinhos

    http://flylikeaballerina.blogspot.com.es/2018/04/valencia-2-museo-de-ceramica-y-museo-de.html

    ResponderEliminar
  8. Excelentes dicas, acho que, quando tiver tempo, vou fazê-las :D
    Beijinhos
    www.pirilamposemarte.com

    ResponderEliminar
  9. Esse post foi feito pra mim!!! Uffaaa <3
    Precisava mesmo dessas dicas. Adorei seu post, super bem explicadinho e nada cansativo de ler. Amo seu blog <3

    Beijos
    www.apequenaka.com ♥

    ResponderEliminar
  10. que engraçado não fazia ideia que se chamava uma arara ! sempre a aprender , realmente é uma das melhores opções para quem tem um armário pequeno ! ótimas dicas :)
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.