segunda-feira, 23 de abril de 2018

7 LIVROS QUE...

Desde pequena que fui habituada a ler todos os dias uma ou duas páginas de um livro que goste. A minha mãe -. devoradora profissional de livros - costumava ler-me histórias quando eu ainda não sabia ler e, quando comecei a juntar as letras e a atribuir-lhes um som, incentivava-me a pegar no livro e tentar ler sozinha todas as noites, estando sempre do meu lado caso alguma palavra falhasse. O vício pegou e, desde então, leio sempre uma, duas ou até uma dúzia de páginas antes de dormir, tenha muito ou pouco sono. Uma tradição que se tornou um hábito e que me acompanhará, certamente, ao longo dos anos, até porque considero imprescindível cultivar a leitura tanto aos mais pequenos como aos mais graúdos, como forma de crescimento e também conhecimento.

Portanto, tendo uma ligação tão forte com a literatura e tirando tanto prazer desta forma de arte, fazia todo o sentido embarcar no desafio que a Sofia do A Sofia World me propõe, que é, nada mais, nada menos, do que a celebração do Dia Mundial do Livro hoje, dia 23 de Abril. Este desafio consiste em partilhar um livro diferente para cada um dos temas sugeridos para ela, sendo estes temas bastante generalistas - não se restringem apenas a um género literário ou a uma autora em particular - e que levarão a escolhas muito pessoais de cada um dos participantes.


O LIVRO QUE TENHO HÁ MAIS TEMPO 
Quando era mais nova - com os meus 13 e 14 anos -, o meu género literário favorito passava pelas histórias verídicas, chocantes e que me deixavam enjoada durante semanas pelo detalhe com que relatavam experiências vividas por pessoas da minha idade ou mais novas ainda. Este tipo de escrita deixava-me acordada horas a fio a folhear páginas e a ler compulsivamente. Ainda hoje gosto de uma boa história chocante, com um je ne se quais de drama e realismo. Decidi trazer um primeiros livros que li deste género, o Apavorada da Sharon McGovern.

O LIVRO QUE TENHO HÁ MENOS TEMPO
Os livros do Pedro Chagas Freitas nunca me chamaram a atenção por as opiniões serem tão dispares sobre os mesmos - se uns estão apaixonados pelo mesmo, outros acham demasiado lamechas e um tanto ou quanto repetitivos. Quando me ofereceram, este Natal, o Ou é Tudo ou não Vale Nada, fiquei contente, apesar de tudo. Finalmente poderei tirar as minhas próprias conclusões e definir a minha opinião sobre aquele que é um dos autores portugueses mais badalados da década.

O LIVRO QUE LI MAIS VEZES
O The Perks of being a Wallflower, de Stephen Chbosky, é o meu livro favorito de sempre sem qualquer perigo de concorrência. A história do Charlie marcou-me de tal forma que, sempre que me sinto de mal com a vida, que acho que as coisas não me estão a correr ou quando não me apetece ler mais nada, viro-me para este livro com uma velocidade que se pode igualar à velocidade da luz. Com o balanço ideal entre o pesado e o leve, é um livro que trata imensos temas de interesse - a homossexualidade, a violência, o abuso, a amizade e as relações interpessoais.


O LIVRO QUE EMPRESTEI E NÃO VOLTEI A VER
Fiz uma pequena batota neste tópico - eu nunca emprestei um livro que não voltasse a ver. Aliás, se tivesse que me classificar, não seria a pessoa que empresta mas sim aquela a quem emprestam. Portanto, quando pensei nesta categoria, só me consegui lembrar de um dos livros que emprestei mais recentemente por gostar tanto do mesmo. Uma Questão de Atração do David Nichols, um livro simples daqueles que o autor já escreveu, leve mas muito interessante.

O LIVRO QUE JÁ DEVIA TER LIDO
O Jane Eyre, da Charlotte Bronte, é um livro que está encostado na minha prateleira há alguns anos e que ainda não viu a luz do dia. Apesar de ser uma obra que me desperta bastante curiosidade, o facto de ter a obra em inglês deixa-me reticente uma vez que, sendo uma obra um tanto ou quanto antiga, está escrita com um inglês bastante arcaico. E, apesar de não considerar que o meu inglês tenha muitas falhas, existem sempre certas palavras que me falham e às quais não consigo atribuir qualquer significado. É uma das obras que, por enquanto, se manterá na prateleira mas que, quando o tempo certo chegar, sairá de lá para encantar o meu coração.

O LIVRO COM MAIS VALOR SENTIMENTAL
O Licenciei-me e Agora?, da Catarina Alves de Sousa, é um dos livros com maior valor sentimental para mim por uma simples razão - foi a minha primeira e única parceria literária, estabelecida diretamente com a autora do livro. Admiro muito o trabalho da Catarina, sempre gostei imenso do blog dela e inclusive partilhei convosco este meu gosto AQUI. Portanto, quando fui contactada pela mesma para ler a sua primeira obra, fiquei extremamente comovida com o gesto e com o facto dela gostar e confiar no meu trabalho para me entregar uma cópia da sua preciosa obra, um guia prático sobre aquilo que devemos fazer quando terminamos o nosso percurso académico. Podem ler mais sobre o livro na review que escrevi sobre o mesmo, AQUI.

O LIVRO QUE FOI UMA AUTÊNTICA PECHINCHA LITERÁRIA
Comprei o Pride and Prejudice, da Jane Austen, depois de ter lido a obra, por tanto ter gostado dela. É uma obra apaixonada, que mostra uma realidade completamente distinta daquela que vivemos nos romances de hoje em dia e que nos deixa a suspirar por um Mr. Darcy só para nós - apesar de ele parecer extremamente casmurro e frio durante a maior parte do livro. Quando vi a obra por 4 euros e meio na FNAC na sua língua original, sabia que tinha que o comprar para manter comigo aquele que tinha sido um dos meus livros favoritos - e que se mantém até agora no pódio.


As meninas que estão a participar comigo nesta festa da literatura:

15 comentários so far

  1. uma ótima colaboração , adorei saber . Quando era mais nova também pelos meus 11, 12 anos só lia livros como Souad Queimada Viva e assim , só gostava de coisas bem chocantes , hoje confesso que me dão volta à barriga de haver pormenores tão complicados . Mas antes amava mesmo :D
    O Olhar da Marina

    ResponderEliminar
  2. Li dois livros do Chagas Freitas: o "Eu sou Deus", que achei mais ou menos, e o "Prometo Falhar", que odiei tanto que achei que não ia conseguir terminá-lo. Acho que há algum preconceito em relação à escrita dele, mas a atitude certa é mesmo ler algo dele e perceber se se gosta ou não!


    Obrigada por teres participado! <3

    A Sofia World

    ResponderEliminar
  3. Que bela selecção que aqui tens! E tenho mesmo que seguir o teu exemplo: mandar o sono às urtigas e retomar hábitos de leitura, que tão bem fazem!

    Jiji

    ResponderEliminar
  4. Orgulho e preconceito... Um livro do qual não me consigo cansar!

    Beijinhos
    THAT GIRL | FACEBOOK PAGE | INSTAGRAM | TWITTER | YOUTUBE

    ResponderEliminar
  5. Tenho imensos livros por ler, estão há anos na minha estante.
    O último que li foi no verão passado.

    Beijinho, Something Contemporary
    NOVO POST › OUTFIT | There’s nothing holding me back

    ResponderEliminar
  6. Tenho que começar a ler mais, conhecia alguns que mencionaste mas não li nenhum!
    Beijinhos,

    Girly World ♥ | Último post | Instagram

    ResponderEliminar
  7. Quero tanto ler "As vantagens de ser invisível". Sempre que leio algo sobre essa história fico rendida *.*
    Adoro "Orgulho e Preconceito", será sempre um dos meus livros favoritos!

    ResponderEliminar
  8. Adorei esta rubrica. Sou uma apaixonada por livros e fiquei a conhecer bastantes sugestões novas com o teu post!

    Beijinhos,
    www.the-mjournal.com

    ResponderEliminar
  9. Esta ideia está mesmo original. Lá está, são livros que fazem parte da nossa história. Tenho pena de ter deixado passar a oportunidade de alinhar neste projecto *.*

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  10. É uma bela iniciativa! Eu adoro ler! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ah, demais esse desafio Marli. Fui respondendo mentalmente também, viu? Hahaha! Vou conferir as respostas dos demais participantes. :*

    Não Me Mande Flores

    ResponderEliminar
  12. Adorei o post! Os livros ocupam um lugar muito especial no meu coração, por isso era difícil não gostar xD
    Jane Eyre foi o último livro que li, aconselho mas é, de facto, um grande desafio ahaha

    Beijinhos!
    MESSY GAZING

    ResponderEliminar
  13. Gostei Gostei, sou daquelas que não consegue ler Pedro Chagas Freitas mas talvez um dia lhe dê outra oportunidade ;)

    ResponderEliminar
  14. O Licenciei-me e agora da querida Catarina devia ser obrigatório para todas as pessoas, recomendo-o a muita gente. O O The Perks of being a Wallflower também está no meu top 3 de livros favoritos, tocou-me muito.

    beijinhos
    Vânia
    Lolly Taste

    ResponderEliminar
  15. Olá como estás?
    Desde já dizer-te que gosto muito do teu blog é bem giro parabéns :)
    Mal acedi ao teu blog fui atraída de imediato pelo post de livros, eu sou uma amante de livros e de momento busco novos nomes de que ainda não tenha lido ou até mesmo desconheça para acrescentar na minha lista de livros que pretendo adquirir (e admito que já vai extensa ahah)

    O post está excelente e também desconheço essas obras , parecem-me ser interessantes. Quem sabe eu também não ponho um desses nomes na minha lista ?Acho que não me iria arrepender.
    Convido-te para veres o meu blog e espero que gostes https://meanddiamonddot.wordpress.com/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.