sábado, 28 de outubro de 2017

TRAVELLING // LX FACTORY

Esta publicação será, possivelmente, uma réplica daquela que é das publicações das mais vistas na blogosfera portuguesa, porque vos fala de um espaço que desde que surgiu tem dado que falar - o LX Factory. Confesso que fui influenciada pelas redes sociais a visitar este espaço, descrito com tanto entusiasmo pela maior parte das pessoas, e, portanto, aproveitei uma visita a Lisboa, este Verão, para o fazer. Depois de um belo passeio pelas ruas de Belém e um bom pastel de nata, pusémo-nos a caminho  - e que caminhada longa foi - daquilo que seria um espaço bastante diferente do comum português.

O LX Factory surgiu como forma de dar outra vida aos edifícios onde outrora estiveram a Companhia Industrial de Portugal e Colónias, a tipografia Anuário Comercial e a Gráfica Mirandela e trazer alguma dinâmica a um espaço que se encontrava encerrado; promete ser um espaço inovador, moderno e bastante criativo.



Se pudesse descrever o espaço numa palavra, esta seria visionário. Nunca tinha visitado, em Portugal, um espaço tão avantgarde, que me tivesse deixado a sensação de me encontrar noutro país. Cada edifício contava uma nova história e cada canto um novo detalhe para apreciarmos. Entrámos pela porta lateral, que contém um teto repleto de Néons, que causam a primeira impressão perfeita para o espaço moderno que se aproxima. Ao entrarmos, somos surpreendidos com uma quantidade de pessoas acima do espectável, e, depois de passear um pouco pelas ruas do espaço, dou de caras com aquilo que mais esperava - a livraria Ler Devagar.


Para qualquer amante de literatura, ou de livros no geral, a livraria é de cortar a respiração. Com uma exposição literária incrível, contêm uma quantidade absurda de livros, expostos em prateleiras que percorrem a sala do chão ao teto e de uma ponta à outra. Além disso, dentro da livraria existe um pequeno coffee shop, onde podem sentar durante algum tempo e dar dois dedos de conversa com um amigo enquanto estão rodeados por este ambiente mágico.

De seguida, e porque o tempo começava a apertar, dirigimo-nos para um edifício com um elevador velhinho que, apesar de nos ter assustado inicialmente, nos levou ao meu segundo local favorito dentro deste espaço - o Rio Maravilha. Com uma esplanada no telhado incrível e uma vista sobre o Tejo e sobre a ponte mais do que maravilhosa - pequena brincadeira com o nome do espaço -, foi o sítio ideal para passarmos o resto do nosso tempo, entre conversas, gargalhadas e algumas bebidas refrescantes para um dia em que o calor se fez sentir.



A nossa passagem pelo LX Factory chegou ao fim com uma espreitadela rápida pelas várias lojas e serviços que existem por lá, desde barber shops a lojas de vestuário, de bugigangas a espaços de restauração. O ideal é visitarem este espaço e passarem lá algum tempo a aproveitarem a atmosfera descontraída, cosmopolitana e moderna que vos rodeará. Certamente um pequeno desvio da rota que não me arrependo de ter tomado e um espaço que voltarei a visitar, numa próxima visita à capital.

Estas fotografias foram todas tiradas com o telemóvel porque, como já vos disse, perdi as fotografias desta viagem quando o meu cartão de memória se partiu, portanto peço desculpa antecipadamente por uma qualidade não tão boa.

Já visitaste o LX Factory? O que achaste deste espaço?

13 comentários so far

  1. Nunca visitei o LX Factory mas já ouvi falar maravilhas desse espaço! Tenho que o ir visitar em breve! :D

    amarcadamarta.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. É um espaço tão bonito. Pessoalmente gosto da diversidade de cores e de espaços que por lá anda e parece que ires lá uma vez não chega para descobrires tudo. É o máximo! Adorei as tuas fotos babe <3

    THE PINK ELEPHANT SHOE

    ResponderEliminar
  3. Eu ADORO a LX Factory! ♥
    https://keepcalmandshopvintage.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Nunca visitei, mas gostava :)

    https://quase-italiana.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  5. Porque é que Lisboa é tão longe daqui :( Gostava tanto de visitar todos esses cantinhos!
    Beijinhos,
    Blog An Aesthetic Alien | Instagram | Facebook
    Youtube

    ResponderEliminar
  6. O LX Factory é um dos meus sítios favoritos em Lisboa. É uma pena é que é meio complicado de lá chegar sem carro - mas tudo se faz!

    ResponderEliminar
  7. Nunca visitei mas tenho tanta curiosidade!! Adorei o post! :)
    https://bolacha-mariaa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  8. Estou a imenso tempo para ir visitar o LX Factory mas infelizmente ainda não tive essa oportunidade. Com as tuas fotos dá ainda mais vontade de ir!
    Beijinhos,
    http://10secondsinmyworld.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Nunca visitei mas desde há uns 4 anos que tenho vontade de visitar. Uma amiga minha que vive em Lisboa conta-me maravilhas desse lugar :) E a livraria é lindíssima, tenho acompanhado testemunhos por várias páginas e as fotografias são todas incríveis!

    ResponderEliminar
  10. Antes de mais terei de confessar que apaixonei-me pelo teu blog e pelo teu novo logo.
    Quanto ao post em si, adoro as fotos. Estão lindas. Fantásticas mesmo!

    http://pipaboavaiela.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  11. Ainda não tive a oportunidade de visitar, porque estive a morar fora de Portugal, mas agora que está na hora de regressar é sem duvida um dos primeiros da lista no que toca a redescobrir Lisboa!!! Beijinho Ines
    www.byincawithlove.com

    ResponderEliminar
  12. que lugar lindo, da uma vontade de mergulhar nesses livros e não voltar mais <3


    Blog Entre Ver e Viver

    ResponderEliminar
  13. É realmente um espaço especial, diferente de tudo o que vemos por cá :)

    https://finddyourway.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © . Design by FCD.