Não há forma de não deixar algumas das minhas escolhas literárias serem influenciadas pelos best-sellers e A Rapariga no Comboio, de Paula Hawkins, foi um deles. Com o orgulhoso título de Top de Vendas Nacionais e mais de 45000 exemplares vendidos só em Portugal, tinha mesmo que ler e também eu ter uma opinião desenvolvida sobre um dos grandes livros de 2015.
A história trata uma mulher, a Rachel, que todos os dias apanha o mesmo comboio de manhã, em direção a Londres e ao final da tarde, em direção a Ashbury, onde mora. Quase todos os dias esse mesmo comboio faz uma paragem de longa duração numa zona que é familiar a Rachel: onde ela outrora foi feliz; de todas as vezes que o comboio aí pára, Rachel observa uma casa pela qual tem um carinho especial: a casa da Jess e do Jason, um casal com uma vida feliz e com quem Rachel fantasia constantemente (pergunta-se o que estarão a fazer, o que comerão, o que será estar ali com eles). Até que, num certo dia, Rachel vê, através da janela do comboio, algo muito estranho nessa mesma casa e, a partir daí, a sua vida altera-se.
A personagem da Rachel é uma personagem que cativa deste o início do livro: uma personagem com claros problemas psíquicos, com obsessões muito estranhas e bastante misteriosa. Apenas com o desenrolar do livro é que conseguimos perceber realmente como a mente de Rachel funciona e todas as razões para aquilo em que ela se tornou: uma mulher sem objectivos, com um grave problema alcoólico e desleixada.
Toda a trama é narrada por três personagens diferentes: a Rachel, que narra a maioria dos acontecimentos, a Jess, a mulher da casa perfeita e uma terceira personagem. É também narrada como uma espécie de diário, em que apenas existem duas datas: a manhã e a tarde, as horas em que a Rachel se encontra no comboio. É uma história que se compreende facilmente mas que tem um quê de complexidade. Não considerei um cliché, aliás, o final acaba por nos surpreender imenso, porque não esperávamos aquele desenrolar da história. Foi um livro que li rapidamente porque está escrito de forma a que a nossa curiosidade não aguente mais: só queremos saber mais e mais: sobre as personagens, sobre a intriga, sobre tudo. Tornei-me uma autêntica coscuvilheira: queria saber mais e mais da vida passada da Rachel e da Jess e do Jason. Resumindo, é um livro que recomendo vivamente se gostam de histórias misteriosas com algumas reviravoltas no jogo.
Já leram este livro? O que acharam da minha review?
Estou super curiosa relativamente ao filme! :)
ResponderEliminarhttp://anetadaluisa.blogs.sapo.pt/
Ainda não li:)
ResponderEliminarComecei a ler o livro nem à uma semana, dois dias se nem tanto e estou super curiosa para o acabar. Cativa mesmo imenso!!
ResponderEliminarBejinhos,
Shades of a Girl
Gostei muito do livro, já o li há algum tempo e também já fiz a review dele. COncordo contigo, é um livro bastante interessante, intenso e que se lê muito bem.
ResponderEliminarGOstei do teu post ;).
Beijinhos.
misscokette.blogspot.pt
Já li e lembro-me que gostei bastante! O final é que achei muito "sem graça" , achei que merecia melhor...
ResponderEliminarBeijinho*
http://anitaon.blogspot.pt
Gostei muito de ler o livro :) ( e também fiz uma review dele).
ResponderEliminarMuitas pessoas acharam o final previsível mas, tal como tu, também achei o final surpreendente.
Beijinhos,
Cherry
Blog: Life of Cherry
Eu não contava nada com o final. Li o livro e já fui ao cinema ver o filme. Aconselho por ser de leitura fácil e com uma história cativante.
ResponderEliminarBeijinhoo
RITISSIMA BLOG
Não vou ler. Saiu o filme e sei que não lhe vou resistir muito mais tempo e não consigo ler livros depois de ver os filmes. Mesmo sendo diferentes, fiz isso apenas 2 vezes e fiz a jura que não voltaria a fazer.
ResponderEliminareu ja ouvi a falar muito muito desse livro, mas ele nunca despertou o meu interesse, pois gosto mais da literatura hore, que infelizmente não é muito popular ca em portugal
ResponderEliminaro novo layout ficou um amor <3
Com carinho, Renata Prado | Entre Zombies e Unicórnios |
Aina não li o livro, mas dizem que é melhor que o filme.
ResponderEliminarBeijinho
Novo post: Marcas portuguesas - Manjerica
Love that book!
ResponderEliminarBeba, www.bebagottel.com | Instagram | Facebook
Já ouvi falar muito bem do livro e agora fiquei mesmo com vontade de comprar :D
ResponderEliminarBeijinhos
www.beatrizcouto.com
Eu pessoalmente gostei bastante do livro,mas que tenha odiado cada uma das personagens (pelas suas personalidades, porque pela escrita foram pensadas de forma brilhante).
ResponderEliminarEu já li o livro e amei!! Quero ver o filme!
ResponderEliminarBeijinhos
That Girl
Já queria ler e depois de ler o teu post tenho mesmo de comprar.
ResponderEliminarBeijocas
http://lacarotevermelho.blogspot.com
Quero imenso lê-lo :)
ResponderEliminarBeijinhos
http://princesasemtiara.blogs.sapo.pt/
Eu li e vi o filme e este livro para mim foi extraordinário. O filme não foi propriamente fiel em alguns aspectos, mas surpreendeu-me imenso pela positiva!
ResponderEliminarTHE PINK ELEPHANT SHOE // facebook // instagram //
Já li quase há um ano e não acho mesmo nada de extraordinário...
ResponderEliminarnão li ainda mas está na minha lista de leituras próximas :) super ansiosa por conhecer a história. beijinho
ResponderEliminarhttps://iispinklove.blogspot.com
I just found your blog !! And I used google translator to read ( wish I speak Portuguese ) . This sound like a really good book
ResponderEliminarX,abril
The color palette
Não li (tenho saudades de ter tempo para ler :( ), mas quero ver se vejo o filme, pelo menos!
ResponderEliminarJá ouvi falar tanto deste livro, mas nunca o li, e a tua review suscitou-me bastante curiosidade. Fiquei com imensa vontade de o ler e de, posteriormente, ver o filme! (Vamos é ver se arranjo tempo para tal!)
ResponderEliminarUm beijinho,
http://inesmartinsxx.blogspot.pt/
P.S. - Segui o teu blogue!
O livro é brutal, levou me literalmente para dentro dele de tão intenso.
ResponderEliminarOH, Carolina
instagram: @carolinarfrancisco
li o ano passado e posso dizer q foi dos melhores que li nos ultimos tempos, adorei mesmo! agora tou curiosa com o filme :p
ResponderEliminarhttp://rrriotdontdiet.blogspot.pt/
Este é daqueles livros que quero muitooooo ler, mas como eu vou sempre à biblioteca e raramente compro ainda tenho de esperar um bocadinho, também quero muito ver o filme como é claro mas o livro estou mesmo em pulgas.
ResponderEliminarbeijinho
http://sweetdiyswithmaria.blogspot.pt/
This seems like a really good read.. I love books so much.
ResponderEliminarWould you like to follow each other on GFC?
Please let me know on my blog and I will follow back as soon as possible!
Glowyshoes's blog
My Facebook
Instagram
Olá querida, por acaso estava bastant entusiasmada, mas com o filme. No entanto, depois desta review fiquei bastante curiosa. Já estou a seguir o blog, Beijinhos,
ResponderEliminarLove is the new black
Já ouvi falar imenso dele, mas acho que nunca tinha lido um resumo tão explicadinho como esse! Deixou-me cheia de curiosidade, claro :D
ResponderEliminar