SÉRIES // SKAM

Se alguma vez se perguntaram onde é que eu descubro as mais variadas séries que vejo, a resposta é muito simples: se vos sigo nalguma rede social e, por acaso, me aparecer alguma das séries que vocês vêem, é muito provável eu começar a ver também por curiosidade. SKAM foi uma das que me despertou atenção enquanto fazia scroll por uma das minhas redes sociais e que, mais uma vez sem saber daquilo que se tratava, comecei a ver sem quaisquer expectativas. 

Esta série começa por contar a história de Eva, uma rapariga que se muda para uma escola nova e que, passados alguns dias na escola, ainda não conseguiu fazer novas amizades. Apesar de ter o namorado ao seu lado, Eva sente-se bastante sozinha e, numa última tentativa de fazer novos amigos, vai a uma festa que tem como intuito celebrar o início do novo ano lectivo. Aí, conhece Vilde, Chris e Noora, que a partir dessa noite se tornarão os seus pilares enquanto ela se vê nalgumas situações um pouco complicadas.


A primeira surpresa que tive com esta série foi o facto de não ser em inglês. No primeiro episódio, esperava que começassem a falar numa língua que me fosse familiar quando não reconheci o sotaque. Demorei alguns segundos para me aperceber que esta série não era nem americana nem inglesa mas sim norueguesa. Não, não vou fingir que isto não me incomodou ligeiramente - aliás, nunca antes tinha visto uma série numa língua que me fosse desconhecida. Mas, ainda assim, não quis deixar que isto fosse um entrave e continuei a ver a série que, pouco a pouco, me conquistou a atenção.

SKAM foi, sem dúvida, uma agradável surpresa. Com uma clara inspiração na série Skins - que a maior parte de nós vimos e adorámos - esta série narra os acontecimentos sob perspectivas diferentes de acordo com as diferentes temporadas. Começa por nos trazer a perspectiva de Eva e a sua reinserção social, passando para a de Noora e o seu inicio de namoro, a de Alex, um rapaz que se debate com a sua sexualidade, e, nesta quarta temporada, a de Sana, uma rapariga muçulmana que tem dificuldades em entender a sua religião. Cada um deles tem problemas bastante distintos, trazendo sempre novidade à série e com os quais é fácil relacionarmo-nos. Temas como a religião, a homossexualidade, o debate constante com a pessoa que nós somos enquanto adolescentes, a sexualidade, a bulimia, o desejo constante de agradar o próximo e o bullying são detalhadamente explorados tornando esta série uma ode à nossa vida enquanto adolescentes.

Apesar de não ser das séries que eu recomendaria em primeiro lugar, aconselho a que vejam para traçarem a vossa própria opinião. É uma daquelas séries boas de ver quando queremos descontrair um bocadinho porque, apesar de não ser hilariante nem muito dramática, não nos obriga a pensar muito. Resumindo, para quem gosta de séries realistas, com alguns momentos dramáticos e questões controversas, esta é uma boa série para vocês.

"It is ok to be angry. It is never ok to be cruel."

Já alguma vez assistiram a esta série? Costumam ver séries que não sejam em inglês?

22 comentários:

  1. quando acabar alguma das muitas que estou a ver vou ver esta, obrigada pela sugestão (:
    http://arrblogs.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Não conhecia a série!

    Beijinhos,
    Inês
    http://www.indiglitz.pt

    ResponderEliminar
  3. Não tinha conhecimento da série!
    Beijinhos 🙂
    welovecr.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  4. Eu sou uma grande fã de séries mais realistas, pelo que esta me parece uma boa aposta. Vamos ver se me habituo ao norueguês..
    THE PINK ELEPHANT SHOE // INSTAGRAM

    ResponderEliminar
  5. Não conhecia nada esta série mas fiquei com alguma curiosidade :)

    Beijinhos! Where I Belong

    ResponderEliminar
  6. Gostei muito do post!! Apesar de não ter conhecido a série

    Mil Beijinhos,
    http://kika--maria.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  7. O facto de não ser falado em inglês deixa-me ligeiramente de pé atrás, infelizmente...

    ResponderEliminar
  8. Olha que não conhecia a série. Mas séries sem ser ingles faz-me uma pouco de confusão ahahah é pelo hábito mesmo.

    Xoxo, Pirilampos
    Pirilampos em Marte
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar
  9. Não conheço essa série, mas fiquei tentada a experimentar a ver!
    Beijinhos,

    A Maiazita

    ResponderEliminar
  10. Não conhecia a série, mas por ser tão parecida a Skins fiquei cuirosa!

    x-💖
    Blog
    Página FB
    Youtube
    Instagram

    ResponderEliminar
  11. Ooi não conhecia a série, mas já fiquei curiosa para conhecer, estou bem curiosa.
    beijos boa semana | Estou seguindo para acompanhar tudo, adorei o blog
    bellapagina.blogspot.com.br

    ResponderEliminar
  12. Obrigada por partilhares! Fiquei curiosa e vou experimentar ver. A questão da lingua, faz sempre um pouco de confsusão ao inicio, mas sinceramente ainda mais me faz quando é em Japones ou mesmo em Português e com legendas haha O meu pobre cerebro não sabe ao que dar atenção. A fotografia desta série parece bonita!

    http://pt.witkonijn.net/

    ResponderEliminar
  13. Ótima resenha dica maravilhosa , obrigado pela visita.
    Blog: https://arrasandonobatomvermelho.blogspot.com.br/
    Canal:https://www.youtube.com/watch?v=DmO8csZDARM

    ResponderEliminar
  14. Admito que não conhecia e fiquei muito curiosa! Podes não acreditar mas quando vi a imagem do post lembrei-me da série Skins (talvez pelas letras grandes eheh). Estou curiosa para ver, se bem que o facto de não ser em inglês pode ser um factor que me deixe com o pé atrás... No entanto, também gosto de ver animes em japonês portanto acho que não vai ser isso que me vai impedir totalmente de ver a série :p
    Não conhecia o blog mas já sigo :)

    Um grande beijinho,

    Facebook

    VOCHEL

    Instagram

    ResponderEliminar
  15. Deixaste-me bastante curiosa acerca desta série!!

    | BLOG | | VELVET BUNNIE |

    ResponderEliminar
  16. Ainda não conhecia.
    Beijinhos
    http://virginiaferreira91.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  17. Não conhecia mas deixaste-me curiosa, se bem que a língua vai fazer confusão ahah

    ResponderEliminar

Com tecnologia do Blogger.
My Own Anatomy © , All Rights Reserved. BLOG DESIGN BY Sadaf F K.